Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 12:48 Pesquisa avançada

LibreOffice recebe milhares de aperfeiçoamentos mensalmente!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

LibreOffice recebe milhares de aperfeiçoamentos mensalmente!

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 11 de Fevereiro 2012, 21:56

O LibreOffice tem cerca de 400 contribuidores e conta com uma média mensal de milhares de atualizações!

A The Document Foundation (TDF), que foi iniciada em 2010 para desenvolver o LibreOffice, publicou algumas estatísticas que ilustram o rápido crescimento que este projeto está a ter. Constituída por cerca de 400 desenvolvedores, em média este projeto tem de cerca 50 a 100 contribuidores ativos mensalmente.

O projeto LibreOffice é um fork (é um derivado) do tão aclamado OpenOffice, que é completamente feito com base numa comunidade. Este projeto foi iniciado depois de a Oracle ter adquirido a Sun que era a detentora do OpenOffice. Como a Oracle tinha objetivos comerciais, a comunidade resolveu criar logo o Fork para evitar situações de privatizações do software (como aconteceu semelhantemente com o Java por exemplo). Rapidamente o LibreOffice agradou a muitos utilizadores nomeadamente a quem desenvolvia as maiores distribuições de Linux, por exemplo o Ubuntu.

Esta aposta da comunidade parece ter sido uma aposta completamente ganha uma vez que desde então a Oracle decidiu limitar o Java (o que significa que podia haver uma consequência semelhante ao OpenOffice) e, principalmente, notou-se que o crescimento desta suite de escritório tornou-se algo elevado (como poderá ver pelas estatísticas) e acima de tudo com um crescimento direcionado à comunidade e não a interesses comerciais.

As estatísticas apresentadas mostram a comunidade do LibreOffice é saudável e diversificada! A Red Hat e a SUSE contam com uma enorme contribuição (imagem abaixo à esquerda), no entanto, o coletivo de contribuidores voluntários têm um volume maior de submissões de código. No total, mensalmente tem havido cerca de 1500 a 3000 novas contribuições (ver imagem abaixo à direita), o que é algo extraordinário para um software!

As estatísticas também mostram que houve uma limpeza bastante acentuada ao nível de código (o que certamente agiliza as aplicações da Suite) e ainda uma limpeza de bugs bastante acentuada, tal como se pode ver pelas imagens abaixo, da esquerda e da direita respetivamente.

O LibreOffice está a passar um momento bastante bom. No último ano, a TDF estimou que o número de utilizadores que experimentou esta suite é de cerca de 10 milhões. Esperamos assim que com toda esta atitude da comunidade consigamos agora evoluir para um LibreOffice bastante mais moderno, preferencialmente baseado em mockups extraodinários que já correram várias vezes pela Internet como sendo o futuro desta excelente suite!

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: LibreOffice recebe milhares de aperfeiçoamentos mensalme

Mensagempor Renato Santos » Seg, 13 de Fevereiro 2012, 22:59

Há algum tempo eu tentei usar o OpenOffice no Linux e não gostei. Quem sabe o LibreOffice me faça mudar de opinião? :)
Renato Santos

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 13 de Fevereiro 2012, 23:10

Na verdade para quem utilizava o MS Office antigo e depois evolui para MS Office 2007 ou seguintes e agora experimenta o OpenOffice tenho a certeza que a noção é esta: "estou a retroceder". Sem dúvida! Porquê? porque a estrutura do OpenOffice e libreOffice é baseada no MS Office antigo.

Alguns utilizadores gostam dessa estrutura mais old School, no entanto, a nova estrutura do MS Office 2007 e seguintes é muito mais produtiva e por isso mesmo, o pessoal que está a contribuir para o LibreOffice tem de rapidamente pensar em mudar para que os seus utilizadores que venham do Microsoft Office não tenham esse sentimento de antiguidade.

Ideias não faltam para melhorar o LibreOffice, falta agora é começar efetivamente a produzir essa estética, por exemplo, vejam esta ideia:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 13 de Fevereiro 2012, 23:35

Claudio Novais » 13 Fev 2012, 23:10 escreveu:
Ideias não faltam para melhorar o LibreOffice, falta agora é começar
efetivamente a produzir essa estética, por exemplo, vejam esta ideia:
Na verdade para quem utilizava o MS Office antigo e depois evolui para MS Office 2007 ou seguintes e agora experimenta o OpenOffice tenho a certeza que a noção é esta: "estou a retroceder". Sem dúvida! Porquê? porque a estrutura do OpenOffice e libreOffice é baseada no MS Office antigo.

Alguns utilizadores gostam dessa estrutura mais old School, no entanto, a nova estrutura do MS Office 2007 e seguintes é muito mais produtiva e por isso mesmo, o pessoal que está a contribuir para o LibreOffice tem de rapidamente pensar em mudar para que os seus utilizadores que venham do Microsoft Office não tenham esse sentimento de antiguidade.

É assim, eu por exemplo, acho uma completa idiotice o Ribbon no M$ Office, tive de reaprender tudo e em termos de produtividade 0 (zero, zerinho, nicles). É assim, se a nova interface for como aquela apresentada, tudo bem, limpou algum espaço (ao contrário do Ribbon), mas parece-me um pouco cru. Mas só tendo a nova versão da interface é que se pode dizer alguma coisa :D
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 13 de Fevereiro 2012, 23:53

Claro que isto tudo são opiniões! Mas uma coisa é certa, as interfaces antigas são cheias de botões sem uma organização mais direcionada. Ora, com a nova estrutura do office, existe uma organização por etapas de estruturação dos documentos. Eu sinceramente acho isso bastante bom para a produtividade, pois a formatação está numa zona, a revisão está noutra, as estruturação de tabelas noutras e assim por diante o que acho uma vantagem, mas claro, são sempre opiniões.

Creio é que, tal como se diz da migração do Windows para o Linux que é sempre tida como difícil e depois levada ao "o linux é complicado" aqui acontece o mesmo. E prova disso é o seguinte, em Linux se mudarmos para windows não vamos gostar nada também e no caso do Office, mudar dos 2007 para anteriores acontecerá o mesmo. Só com prática dos dois lados podemos realmente dizer algo em termos de produtividade. Mas mesmo esse algo é uma opinião. A minha é já bastante fomentada e digo que gosto bem mais da estrutura do Office 2007 que dos antigos!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 0:17

Claudio Novais » 13 Fev 2012, 23:53 escreveu:Claro que isto tudo são opiniões! Mas uma coisa é certa, as interfaces antigas são cheias de botões sem uma organização mais direcionada. Ora, com a nova estrutura do office, existe uma organização por etapas de estruturação dos documentos. Eu sinceramente acho isso bastante bom para a produtividade, pois a formatação está numa zona, a revisão está noutra, as estruturação de tabelas noutras e assim por diante o que acho uma vantagem, mas claro, são sempre opiniões.

Creio é que, tal como se diz da migração do Windows para o Linux que é sempre tida como difícil e depois levada ao "o linux é complicado" aqui acontece o mesmo. E prova disso é o seguinte, em Linux se mudarmos para windows não vamos gostar nada também e no caso do Office, mudar dos 2007 para anteriores acontecerá o mesmo. Só com prática dos dois lados podemos realmente dizer algo em termos de produtividade. Mas mesmo esse algo é uma opinião. A minha é já bastante fomentada e digo que gosto bem mais da estrutura do Office 2007 que dos antigos!

Pois, eu cá prefiro usar Menus, sem grande bonecada e sem funcionalidades escondidas, pois à pala do Office 2007 já estive e mais alguns colegas a dar voltas e voltas a ver de uma função (que na versão XP e anteriores era apenas ir ao menu e já estava). Ao fim de uma hora e de meia dúzia de par de olhos à procura, lá conseguimos encontrá-la. E com isso demos com um erro na organização, pois a opção (que já não me lembro qual era, e já lá vão +/- 2 anos, lembrar-me seria um milagre) estava numa categoria errada, daí tanto tempo à procura. Se isto é ser produtivo... Então o Ribbon afinal é produtivo! :lol:

Desde os finais de 2010 que não toco nesse bicho, mas se pedirem ajuda por funções do Office, facilmente lá chego, mas é porque exploro os programas que uso, mas mesmo assim prefiro usar os atalhos por teclado em vez de correr o Ribbon e ocultava este último (pois é, dá para o ocultar, mas no 2007 existe um pequeno Bug, volta e meia aparece novamente e temos de o ocultar outra vez).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 2:36

Luis Cardoso » Ter Fev 14, 2012 12:17 am escreveu:Pois, eu cá prefiro usar Menus, sem grande bonecada e sem funcionalidades escondidas, pois à pala do Office 2007 já estive e mais alguns colegas a dar voltas e voltas a ver de uma função (que na versão XP e anteriores era apenas ir ao menu e já estava). Ao fim de uma hora e de meia dúzia de par de olhos à procura, lá conseguimos encontrá-la.

Usei o Office 2002, troquei-o pelo 2003 (não genuíno) que além de ser mais atualizado em alguns pontos chave era mais intuitivo, bom, mas quando comprei o portátil este vinha com a versão 2007 é que foram elas..., custou lidar com aquilo!
É a velha sensação de que se temos algo que achamos bom queremos continuar com o que temos, como se o desconhecido fosse à partida ineficaz e criamos resistência.
Sim, o Libreoffice precisa de uma cara lavada, está demasiado tosco e nem sempre poderá contar com os aficionados de sempre, senão fica estagnado!
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 11:06

José Craveiro » 14 Fev 2012, 02:36 escreveu:
Luis Cardoso » Ter Fev 14, 2012 12:17 am escreveu:Pois, eu cá prefiro usar Menus, sem grande bonecada e sem funcionalidades escondidas, pois à pala do Office 2007 já estive e mais alguns colegas a dar voltas e voltas a ver de uma função (que na versão XP e anteriores era apenas ir ao menu e já estava). Ao fim de uma hora e de meia dúzia de par de olhos à procura, lá conseguimos encontrá-la.

Usei o Office 2002, troquei-o pelo 2003 (não genuíno) que além de ser mais atualizado em alguns pontos chave era mais intuitivo, bom, mas quando comprei o portátil este vinha com a versão 2007 é que foram elas..., custou lidar com aquilo!
É a velha sensação de que se temos algo que achamos bom queremos continuar com o que temos, como se o desconhecido fosse à partida ineficaz e criamos resistência.
Sim, o Libreoffice precisa de uma cara lavada, está demasiado tosco e nem sempre poderá contar com os aficionados de sempre, senão fica estagnado!

É assim, eu não crio resistência à partida, a minha opinião apenas se reflete depois de algum tempo de uso. Eu ofereço tanta resistência que até fui um dos que testou o M$ Office 2010, contribuí com retorno de BUGS e Opinião, pois essa versão tinha lá um smile que nos perguntava esporadicamente para enviar a nossa opinião! Devo dizer, que mesmo sendo a versão de testes e não possuir a língua Portuguesa, estava bem melhor (em termos de estabilidade e peso no Sistema) que a versão final.
:lol: Eu sou mesmo doido :lol:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias