O projeto LibreOffice é um fork (é um derivado) do tão aclamado OpenOffice, que é completamente feito com base numa comunidade. Este projeto foi iniciado depois de a Oracle ter adquirido a Sun que era a detentora do OpenOffice. Como a Oracle tinha objetivos comerciais, a comunidade resolveu criar logo o Fork para evitar situações de privatizações do software (como aconteceu semelhantemente com o Java por exemplo). Rapidamente o LibreOffice agradou a muitos utilizadores nomeadamente a quem desenvolvia as maiores distribuições de Linux, por exemplo o Ubuntu.
Esta aposta da comunidade parece ter sido uma aposta completamente ganha uma vez que desde então a Oracle decidiu limitar o Java (o que significa que podia haver uma consequência semelhante ao OpenOffice) e, principalmente, notou-se que o crescimento desta suite de escritório tornou-se algo elevado (como poderá ver pelas estatísticas) e acima de tudo com um crescimento direcionado à comunidade e não a interesses comerciais.
As estatísticas apresentadas mostram a comunidade do LibreOffice é saudável e diversificada! A Red Hat e a SUSE contam com uma enorme contribuição (imagem abaixo à esquerda), no entanto, o coletivo de contribuidores voluntários têm um volume maior de submissões de código. No total, mensalmente tem havido cerca de 1500 a 3000 novas contribuições (ver imagem abaixo à direita), o que é algo extraordinário para um software!
As estatísticas também mostram que houve uma limpeza bastante acentuada ao nível de código (o que certamente agiliza as aplicações da Suite) e ainda uma limpeza de bugs bastante acentuada, tal como se pode ver pelas imagens abaixo, da esquerda e da direita respetivamente.
O LibreOffice está a passar um momento bastante bom. No último ano, a TDF estimou que o número de utilizadores que experimentou esta suite é de cerca de 10 milhões. Esperamos assim que com toda esta atitude da comunidade consigamos agora evoluir para um LibreOffice bastante mais moderno, preferencialmente baseado em mockups extraodinários que já correram várias vezes pela Internet como sendo o futuro desta excelente suite!