Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:42 Pesquisa avançada

Um apelo contra o Webkit

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Um apelo contra o Webkit

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 13 de Fevereiro 2012, 20:36

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:


Imagem



Aparentemente, os desenvolvedores de navegadores web na Mozilla, Microsoft e Opera planejam suportar propriedades do CSS que são específicas de navegadores WebKit. Uma mensagem de Daniel Glazman, o co-presidente do grupo de trabalho para CSS da W3C, causou comoção na comunidade de padrões web quando pediu que isso não acontecesse, com medo de que tal fato causaria uma nova dominação na rede por um navegador específico, como aconteceu com o Internet Explorer 6. Dessa vez os vilões são os navegadores WebKit e sites para dispositivos móveis.

Propriedades experimentais de CSS são marcadas com um "prefixo do fornecedor", como -moz-, -ms-, -o- ou, nesse caso, -webkit-. Esses prefixos são designados para assegurar que não existam problemas com diferentes implementações de propriedades experimentais, quando uma propriedade em particular é padronizada, as versões prefixadas devem existir apenas para compatibilidade reversa, se existirem. Contudo, o mercado de navegadores mudou de forma brusca recentemente, direcionando-se especificamente para a tecnologia WebKit, que tem como representantes o Chrome, Safari e praticamente todos os navegadores móveis mais populares. Além disso, o Google tem usado seu navegador para introduzir cada vez mais tecnologias web a um passo cada vez mais rápido, fazendo com que muitos dos novos recursos CSS façam sua estréia com um prefixo -webkit-.

Como consequência disso e a dominação do WebKit em dispositivos móveis, muitos webdesigners vem usando novas propriedades CSS que utilizam apenas o prefixo -webkit-, mesmo quando a propriedade está disponível em outros navegadores com um prefixo e nome diferentes. Essa falta de cuidado exclui os usuários de outros navegadores de acessar os mais recentes recursos de design. Muitas propriedades ,que costumavam ser experimentais, também estavam disponíveis sem um prefixo. Um exemplo desse problema é a ferramenta Sencha Animator, descrita para "todas as plataformas móveis", mas que suportou o desenvolvimento apenas para o WebKit, até que os desenvolvedores acrescentaram recentemente o suporte para navegadores Mozilla.

Glazman compara a situação à antiga dominação do IE6 no mercado e afirma que o suporte que está sendo planejado para as propriedades com -webkit- em outros navegadores vai perverter a ideia de prefixos de fornecedores. Em um apelo, talvez um pouco dramático, intitulado "The open web needs you now", o co-presidente pediu que webdesigners parassem de criar sites que servem apenas para WebKit e sugeriu que eles atualizem seus sites. Ele também pediu à comunidade de webdesign que parem de recomendar sites web que funcionam em apenas um único motor de navegador.

Diversos ativistas e pioneiros de padrões web - entre eles Aaron Gustafsson e Rachel Andrew, do Web Standards Project, o evangelista da Mozilla Chris Hailmann, o especialista de acessibilidade e funcionário do Opera Bruce Lawson, o desenvolvedor Remy Sharp e o designer Gilles Vandenoostende - apoiaram o apelo de Glazman.

Um projeto chamado "Pre-fix the web" foi criado para encorajar desenvolvedores a encontrar projetos em código aberto no GitHub que usam apenas os prefixos -webkit-, derivar seus códigos e corrigir suas propriedades CSS acrescentando os prefixos faltantes e garantindo que o JavaScript no projeto use detecção de recursos apropriada. Onze projetos já foram corrigidos.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Linux New Midia



Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Um apelo contra o Webkit

Mensagempor Bitetti » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 11:52

A ideologia da HTML5 deveria evitar issu, infelizmente não é oque parece que vai acontecer.
Os designers geralmente não se atentam ao código, tanto que a premissa básica da websemantica da HTML5 também esta longe de aparecer em todos os sites que vejo rotulados de HTML5!

Acho que o correto é desencorajar o uso do prefixo. Infelizmente isso tira a criatividade e como design anda se separando de programação não tem como pedir pro povo usar framework css baseado em jQuery (mesmo pq eu mesmo reprovo um uso excessivo de javascript).

Pra piorar pra quem trabalha com QT é muito comum vc usar o webkit, eu mesmo estava trabalhando em um widget para desktop para ler Feeds de blogs de RPG usando o QT (já que a Adobe terminou o suporte a AIR para Linux não temos melhores opções para abrir HTML5 em widgets).

Pra deixar a coisa mais bagunçada acho que essa ideia de outros navegadores aceitarem o prefixo não deve ir pra frente, além de fugir ao padrão de software isso ai ainda vai dar aqueles rolos de "propriedade intelectual/COMERCIAL".

Não sei como só um apelo deteria uma tendência, talvez a CSS3 já esteja caindo em degradação.
Bom, vou "forkar" o prefix-the-web e ver oque se pode divulgar dele.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Um apelo contra o Webkit

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 17:20

Acredito que a solução para estes problemas é o OpenSource. Como se tem visto apesar das divergências, quando é OpenSource as empresas acabam por aderir. Nesse sentido, a existência de alternativas OpenSource sólidas tornarão a união mais apelativa.

Esse facto felizmente ou não está a ocorrer como referido no Chrome em que é tido como livre e então está a haver esta adesão. Claro está que isto não é uma verdade absoluta e por isso diria que o Firefox e o pessoal do Chromium deviam se mentalizar que a unificação tornará o mundo da Internet mais apelativo para todas as empresas que desenvolvem browsers.

Se isso acontecer, certamente a W3C terá maior impacto na definição de padrões que a Internet tanto precisa!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Um apelo contra o Webkit

Mensagempor Bitetti » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 19:00

Ser OpenSource n é bem o problema.
http://www.webkit.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Gecko_(layout_engine)

Oque se aplica aqui é a "Lei do menor esforço", os kras acham q só digitar -webkit- é + fácil (quando o correto nao é digitar nada de prefixo relacionado a organização/cia q gerou o bagulho.)

Pense nesse código todo:
https://developer.mozilla.org/media/upl ... konata.css

só pra gerar isso:
https://developer.mozilla.org/media/upl ... index.html


Quanto a W3C já desencanei dela, não são grandes empresas nem órgãos organizacionais que fazem a Internet, ela se auto-gerencia e se auto-inventa em função doque cada usuário acha bom para si e seu grupo social.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 105 visitantes