Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:27 Pesquisa avançada

Wayland a caminho

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Wayland a caminho

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 18 de Fevereiro 2012, 16:00

Luis Cardoso » Sáb Fev 18, 2012 2:39 pm escreveu:
Aqui está um screen com o tema Orta GTK3 no Cinnamon (também com tema Orta):

Gostei muito desse resultado Luís! Aliás, convido-te a partilhar esse tema no tópico dos Desktops. Só ainda não experimentei pois continuo sem tempo livre, no entanto, deixa-me já dar o veredito através dessa imagem: apenas não gostei dos cantos arredondados que estão sem contorno, o que é pena. De resto, o resultado cativou-me muito!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 18 de Fevereiro 2012, 23:26

Miguel72 » 08 Fev 2012, 15:12 escreveu:
Spoiler:
Boas Luís, eu sei que este assunto é completamente "off-topic", mas tendo em conta um bocadinho do que escreveste sobre "tudo" o que está a ser portado para GTK3, dá uma olhada neste artigo (se faz favor, é claro! :D ):
http://www.omgubuntu.co.uk/2012/02/orta-theme-ported-to-gtk-3-heres-how-to-install-it/

instala-o, com e sem o PPA (se assim o entenderes) e vê se tudo funciona com este tema (ORTA) agora portado (ainda recente) para GTK3.

No meu caso, tanto o EASYTAG (abre o programa mas não consegue abrir nenhuma! directoria), como o SYNAPTIC (abre o programa mas não aparece nada listado e, quando tento uma procura manual fecha de imediato!).
Não sei se mais algum programa apresentava problemas, mas o Transmission, o Chrome o Firefox, o Nautilus, Ubuntu Tweak e o Gnome-Tweak-Tool (são os que me lembro), todos funcionavam bem.
Spoiler:
Fiz logout e login, inclusive reiniciei o PC e os problemas subsistiam.
Mudei para qualquer outro dos 300 temas :lol: que tenho instalado e tudo funciona bem. Excepto o "malandro" do ANewStartBlood que ainda não funciona como deve ser!

Como escrevi, se puderes, testa e diz-me alguma coisa.

Ah xD , resta-me acrescentar que estou neste momento a utilizar o Unity e foi onde testei o tema.

Cumps.

Estive agora a testar em Unity, e vi a que se referia, pois bem, como pode ver aqui, existe uma forma de resolver esse problema (veja a imagem).

@Cláudio:
Assim que for possível eu o farei ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 22:16

Boas Luís, obrigado pela dica.

Por mais incrível que possa parecer, o Migas72 sou eu! o.0
Fui eu que "postei" aquele "bug" juntamente com o "lependin".
Só que nunca mais lá fui à página, como tal não me apercebi que ele havia respondido e dado a solução! :desdentado:

Vou experimentar e depois deixo aqui o resultado.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 22:43

Miguel72 » 19 Fev 2012, 22:16 escreveu:Boas Luís, obrigado pela dica.

Por mais incrível que possa parecer, o Migas72 sou eu! o.0
Fui eu que "postei" aquele "bug" juntamente com o "lependin".
Só que nunca mais lá fui à página, como tal não me apercebi que ele havia respondido e dado a solução! :desdentado:

Vou experimentar e depois deixo aqui o resultado.

Cumps.

Já tinha essa ideia, visto ser o Miguel72 e também haver quem chame Migas a Miguel, logo o Migas72 com o mesmo problema relatado pelo Miguel72, era muita coincidência xD

Comigo funcionou... Porém agora ando com alguns problemas no Ubuntu devido a uma actualização do mesmo e não está relacionado com o tema (pois já testei com outros temas e não resolvia)... E como pode ver nesse tópico que indiquei, houve um retrocesso no Nautilus que retorna um bug no Gnome-shell que já estivera resolvido!!!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 2:06

Bem Luís, vamos por partes:

1º - Em relação ao tema, já está a "bombar" :lol: ! Obrigado pelo "heads-up"! :rox:

2º - Em relação ao tópico do blog que referiste, devo-te dizer que tive o mesmo problema depois de instalar o MPlayer2, como já referi noutro tópico aqui no forúm;

3º - Quanto aos segmentations faults que tens tido com alguns programas, aconteceu-me o mesmo com o MPlayer e, só depois de instalar o MPlayer2 é que tudo começou a funcionar devidamente outra vez.
Mas, (e há sempre um mas!) volta e meia acontece-me o mesmo descrito no tópico do blog. E, normalmente, depois de algum update do sistema, daqueles que dizem actualizações propostas ou de segurança.
Os programas abrem sem decoração das janelas (metacy) e o global menu chega a desaparecer :?: !
Normalmente, reiniciar resolve o problema, às vezes, estes problemas ocorrem logo a seguir a uma reinicialização, o que me leva a fazê-lo outra vez resolvendo os problemas.

Mas o.0 às vezes nem assim resolvo esses problemas, então, depois de muita pesquisa, eis que encontrei um site (que não me recordo qual :roll: ) que falava de algumas destas situações e de outras pelas quais eu, felizmente não passei :D !

A solução parecia ser simples demais, mas depois de experimentar, RESOLVE os problemas que referi atrás e outros que não me recordo agora.
Basicamente os "bugs" estranhos que aparecem do nada, tipo os que também referiste e o referido no blog.

Pela explicação nesse site (por minhas palavras), estes procedimentos apagam as "caches" dos programas, assim como os registos no gconf, dconf, configurações antigas, que muitas vezes entram em conflito com os novos parâmetros trazidos pelas actualizações e que provocam o mau funcionamento e mesmo a falha dos programas.

Então o procedimento que executei foi este:

Instalar o Bleachbit, download neste link:

http://bleachbit.sourceforge.net/download/linux (escolher a distribuição)

executar o programa, tanto na versão "normal", como na versão "root".
Quando instalam o programa, ele cria ambas as "versões".

TER EM ATENÇÃO que nos menus do programa, iram ver uma série de opções para apagar a "cache" de um rol de programas.

HÁ OPÇÕES QUE NÃO DEVEM USAR!!!!!!!!!!!!!

RETIREM O VISTO nos seguintes campos:

Na aba SISTEMA - retirem o visto nas opções (em ambas as versões!!!):

- Espaço livre em disco;
- Memória.

Na aba VARREDURA PROFUNDA (em amaba as versões!!!) :

- Cópias de segurança.

Na versão normal estará presente o ou os vossos programas de Torrent, como pro exemplo o Transmission.
RETIREM TODOS OS VISTOS DESSES PROGRAMAS caso estejam a partilhar algo, pois o Bleachbit irá apagar a "cache" desses programas e terão que tentar recuperar todo o vosso "Seed".

Eu nunca limpo o meu Transmission!!!

De seguida instalem o programa GConfCleaner, download neste link:

http://code.google.com/p/gconf-cleaner/downloads/list (versão 0.0.3)

Quando executam o programa, ele vai dar a hipótese de gravar os registos antes de os apagarem.
Façam esse backup e escolham a opção "forward" para que o programa faça o "scan" e apresente os resultados to total de chaves de registo existente e quantos ele irá apagar.
Apaguem-nos e já está!

NÃO SE ASSUSTEM, as opções que escolheram para o "launcher" (tamanho dos ícones, comportamento, etc), assim como as opções do painel superior (opacidade) irão voltar aos valores de default, mas isso, quer com o CCSM, Ubuntu-Tweak ou MyUnity voltam a colocá-los como querem em segundos.

No final, depois de todo este procedimento, reiniciem o PC e, se tudo correr bem, como foi o meu caso já por três vezes!!!, os "bugs" já não irão incomodar.

Comigo resultou e resolveu os problemas que acima descrevi, assim como outros "bugs" que não referi porque não me lembrei.

Experimenta Luís, ou qualquer outro utilizador que o quiser e no caso do Luís, vê se ajudou e diz qualquer coisa.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Anterior

Voltar para Notícias