Claudio Novais » 20 Dez 2011, 15:30 escreveu:Cristian_nfg » Ter Dez 20, 2011 3:21 pm escreveu:A muito obrigado pessoal, então de ser isso mesmo, meu computador é antigo é amd atlhon 64, apenas 1 GB de ram e g-force 6200 256 de ram. Uso chrome vai fazer uns 7 meses, depois do firefox fica extremamente lerdo e consumir demais, e esse problema começo agora mais ou menos, ou fiz algo errado, ou realmente depois de ter instalado muita coisa no sistema, ele começa a fica meio lento, o que é normal..
Ultima duvida, eu estou com o chrome, sweet home 3D, jdownlodaer, gweled(jogo), AcetoneISO, Avidemux, Clementine(pausado), Brasero, libreofffice(writer) e EricPython, esta tudo aberto, mas sem projeto nenhum, apenas aberto, esta consumindo 780 de ram ( 1gb o computador possui), varia entre 50% e 66% a CPU, e a SWAP esta consumindo 227,6 MB (total da swap é de 2.2GB). Minha pergunta é, a Swap nao deveria esta mais alta, nao deveria estar consumindo mais, eu lembro que por muitos menos a swap consumia bem mais.
A swap só deve ser utilizada quando não há espaço na memória! Porquê? porque a memória RAM é muitas vezes mais rápida (não sei precisar mas é algo mesmo superior) que os discos, o que significa que se tiver a guardar muita coisa no disco, terá de aceder lá muitas vezes e consequentemente atrasar-se pois os acessos serão bem mais lentos.
Por saber isso mesmo, o Ubuntu tenta evitar utilizar a Swap. Apenas utiliza-a em aplicações "gulosas" que estejam paradas, por exemplo o clementine se tiver parado provavelmente estará parcialmente na swap! (é apenas um exemplo e isso varia muito conforme o algoritmo de escalonamento e de definição de memória!)
O acesso é muito mais rápido à RAM pois apenas têm de ser feitos os seguintes procedimentos:
- Envio do endereço onde se pretende colocar o valor;
- O controlador da placa de RAM prepara o chip de RAM cujo sector tem como destino esse endereço;
- CPU envia o valor a guardar.
- Envio do endereço onde se pretende colocar o valor;
- O controlador do Disco Rígido pede o valor ao CPU;
- CPU envia o valor que é colocado no buffer do Disco Rígido;
- Controlador procura no disco as coordenadas de um local vago;
- Controlador copia o valor no buffer para o local vago no disco.
Como vê o procedimento para cada é bastante diferente. E depois se acrescentar os tempos que cada circuito impõe (denominados por tempos de acesso) verá que para ter um Disco Rígido a superar uma RAM, este tinha de ter uma velocidade que nem o USB3.0 conseguiria ajudar!