Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:20 Pesquisa avançada

“Gnome Clássico” no Ubuntu 12.04 será possível?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

“Gnome Clássico” no Ubuntu 12.04 será possível?

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 13 de Fevereiro 2012, 18:55

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Postado por Vinícius Vieira

Para os nostálgicos adoradores do GNOME 2, a Canonical disponibilizou um modo alternativo, mais conhecido como GNOME Clássico, que pode ser instalado junto ao Unity. No Ubuntu 12.04 esta sessão do GNOME Clássico está totalmente integrado com GTK3. Algumas pequenas correções de designe ainda são necessárias, mas pelo menos foram resolvidos os problemas de incompatibilidade com o Compiz.

Esta opção não está presente por padrão. Para usar o GNOME Classico você deve primeiro instalá-lo:
sudo apt-get install gnome-session-fallback

E selecione “GNOME Clássico” na tela de login do LightDM. Se você quiser usar o AppMenu (Menu Global) no painel, instále-o usando o comando abaixo:
indicator-applet-appmenu

Em seguida, pressione ALT + clique direito do mouse (se isso não funcionar, use ALT + SUPER + clique direito), e no painel selecione “Adicionar ao painel” e acrescente “Menu Global”

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: “Gnome Clássico” no Ubuntu 12.04 será possível?

Mensagempor Exploit » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 5:26

Para uma versão lts ele devia de vir instalado de raiz...
Exploit

Mensagempor Tiago » Qui, 16 de Fevereiro 2012, 20:25

Não é melhor instalar o shell do Gnome não?
Acho mais prático !

Tiago

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 16 de Fevereiro 2012, 23:15

Tiago » Qui Fev 16, 2012 8:25 pm escreveu:Não é melhor instalar o shell do Gnome não?
Acho mais prático !

O que o Ubuntu tem de bom é podermos ter qualquer uma destas bem diferentes possibilidades de forma muito simples! Eu por exemplo prefiro o Unity ao Gnome-Shell. No entanto, quanto ao Clássico, já não tenho tanta certeza, esse já acho mais ou menos. Já não ocorre com o Unity2D que apesar de mais leve carece de algumas funcionalidades que prefiro do Unity normal. Por fim, o Cinamon é também uma alternativa bastante semelhante ao clássico e a sua instalação é também muitíssimo simples.

Felizmente, instalar software variado no Ubuntu é muito muito simples! :yeah:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Sex, 9 de Março 2012, 2:08

Tenho uma máquina virtual com Ubuntu 11.10 (padrão) e resolvi colocar nele a opção de Gnome Clássico através do pacote Shell. Algum saudosismo? Talvez, mas se sim, não é só; a verdade é que como não sou de me agarrar obcecadamente a certas coisas de ânimo leve e além disso esta vertente clássica do Gnome já não tem mais nada para provar a sua funcionalidade, acho que é uma das grandes hipóteses para quem deseja um desktop prático e ainda assim recetivo a personalizações.
O Unity e a sua falta de um bom lubrificante para a saúde do seu motor continua a ser para mim um forte obstáculo; o Shell é aquela coisa com a qual ainda não me identifiquei; o Cinnamon esteve lá perto, enfim...

Em relação ao Gnome Clássico, pelo menos na versão ubuntu 11.10 traz alguns entraves na personalização dos painéis porque a função do "Alt+clic dir.º do rato" simplesmente não funciona, entretanto já li uma informação de que esta combinação de teclas não funciona na presente versão, entretanto verifico aqui no tópico a adição a esta combinação da tecla "super", portanto a ser usado já para a nova versão 12.04, ok é uma questão de depois testar. Quero com isto dizer que ainda que atualmente use XFCE, não significa que não venha a mudar e o Gnome Clássico poderá estar na linha da frente, resta saber é se esse ambiente tem pernas para andar no Ubuntu mesmo que instalado posteriormente, porque não acredito que a Canonical esteja muito satisfeita com os resultados do nível de popularidade do Unity mesmo estando mais maduro! Certamente ter presente por exemplo o Gnome clássico na lista de ambientes mais desejados pela comunidade, deve ser para ela um fardo! ¬¬
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Março 2012, 2:36

José Craveiro » Sex Mar 09, 2012 2:08 am escreveu:Certamente ter presente por exemplo o Gnome clássico na lista de ambientes mais desejados pela comunidade, deve ser para ela um fardo! ¬¬

Ou então ver que o Cinnamon, inicialmente desenvolvido por um grupo tão restrito (ou até uma só pessoa? não sei ao certo), tenha tido uma popularidade enorme comparada com o Unity!! Apesar de impingido, o Unity só começou realmente a ser mostrado no tópico dos Desktops do Ubuntued depois de o pessoal utilizar o Ubuntu11.10. Durante o Natty ninguém quis saber dele. Já o Cinnamon, sem ser obrigado/impingido, assim que nasceu começou logo a aparecer nos vários ambientes dos utilizadores!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sex, 9 de Março 2012, 3:44

Claudio Novais » Qui Mar 08, 2012 11:36 pm escreveu:
José Craveiro » Sex Mar 09, 2012 2:08 am escreveu:Certamente ter presente por exemplo o Gnome clássico na lista de ambientes mais desejados pela comunidade, deve ser para ela um fardo! ¬¬

Ou então ver que o Cinnamon, inicialmente desenvolvido por um grupo tão restrito (ou até uma só pessoa? não sei ao certo), tenha tido uma popularidade enorme comparada com o Unity!! Apesar de impingido, o Unity só começou realmente a ser mostrado no tópico dos Desktops do Ubuntued depois de o pessoal utilizar o Ubuntu11.10. Durante o Natty ninguém quis saber dele. Já o Cinnamon, sem ser obrigado/impingido, assim que nasceu começou logo a aparecer nos vários ambientes dos utilizadores!

Talvez porque o Cinnamon juntou a usualidade do Gnome Clássico com os destaques do GNOME-Shell, que era o esperado da Canonical fazer. Mas eles fizeram antes da Microsoft: uma interface que pode ser usada tanto em desktop quanto em tablets/smartphones.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor leandrolopes » Sex, 9 de Março 2012, 13:18

Aproveitando o ensejo de falar sobre Gnome Clássico (já que tenho pensando em voltar para o Gnome 2, pois é mais leve e mais rápido e estável para minha máquina com Celeron do que o Unity com demora no alternador de janelas) como faço para remover os painéis superior e inferior? Antes me lembro que era só clicar com o botão direito em cima do painel e tinha a opção de remover. Pois quero retira-los e por somente uma AWN ficando algo semelhante ao Mac.

leandrolopes

Mensagempor Ron Alon » Sex, 9 de Março 2012, 14:38

leandrolopes » Sex Mar 09, 2012 10:18 am escreveu:Aproveitando o ensejo de falar sobre Gnome Clássico (já que tenho pensando em voltar para o Gnome 2, pois é mais leve e mais rápido e estável para minha máquina com Celeron do que o Unity com demora no alternador de janelas) como faço para remover os painéis superior e inferior? Antes me lembro que era só clicar com o botão direito em cima do painel e tinha a opção de remover. Pois quero retira-los e por somente uma AWN ficando algo semelhante ao Mac.

No Cinnamon eu sei que dá, é só ir nos paineis de configurações. No Gnome Clássico do Unity, eu já não sei pois não testei.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 9 de Março 2012, 15:45

leandrolopes » 09 Mar 2012, 13:18 escreveu:Aproveitando o ensejo de falar sobre Gnome Clássico (já que tenho pensando em voltar para o Gnome 2, pois é mais leve e mais rápido e estável para minha máquina com Celeron do que o Unity com demora no alternador de janelas) como faço para remover os painéis superior e inferior? Antes me lembro que era só clicar com o botão direito em cima do painel e tinha a opção de remover. Pois quero retira-los e por somente uma AWN ficando algo semelhante ao Mac.

É tal e qual como no Gnome 2, com a variante de se ter de carregar na tecla [Alt] + clique direito do mouse sobre o painel!

P.S.: Caso tenha o Compiz a correr, instale o Compiz Fusion Icon, desative o Compiz e assim já pode usar aquilo que referi em cima! Caso tenha o Compiz a correr, este impede a utilização do Alt + clique... :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias