Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:12 Pesquisa avançada

Utilizadores gostam do Google, mas não do que ele faz!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Utilizadores gostam do Google, mas não do que ele faz!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Março 2012, 16:06

Pesquisa descobriu que apesar dos internautas acessarem o site, eles não gostam dos resultados de buscas personalizados da empresa

Paradoxo: as pessoas gostam do Google, mas não do que ele faz

Na semana passada, a Pew Research divulgou uma pesquisa sobre buscas personalizadas e publicidade dirigida que deu o que falar. Segundo o site Search Engine Land, os entrevistados não pareceram nada felizes com as buscas personalizadas, o que tornou o estudo bastante interessante, uma vez que o maior site de buscas do mundo está justamente caminhando para tornar seus resultados cada vez mais pessoais.

De acordo com o site, apesar de 83% dos entrevistados serem usuários assíduos do Google, 65% disseram que a busca personalizada é um recurso ruim e 73% não consideravam correta a exploração de dados dos internautas com o propósito de trazer resultados de buscas personalizados.

Aparentemente, as pessoas parecem não associar o Google a qualquer um destes recursos citados. O que os entrevistados apontaram como ruim e incorreto, apesar de ser feito aos montes pela gigante de buscas, não afastou nenhum de seus fãs. De fato, parece haver uma completa desconexão entre a desaprovação dos internautas e a adoração pelo Google.

O estudo não chegou a citar os nomes dos sites (Google, Bing e outros), mas nos últimos meses diversas notícias e críticas sobre o Google e a nova política de privacidade rondaram a internet. No entanto, mesmo com toda essa exposição, nenhum dos entrevistados associou os recursos ruins à empresa.

Será que a gigante de buscas é uma daquelas empresas que estarão sempre acima do bem e do mal, assim como a Apple?

Artigo Original:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Utilizadores gostam do Google, mas não do que ele faz!

Mensagempor Ron Alon » Ter, 13 de Março 2012, 21:41

A Google é uma destas sim, Claudio.
Afinal de contas, não há nenhuma busca tão boa quanto a do Google, nenhum serviço de e-mail tão bom quanto o GMail (aí já é mais opinião, e esta é a minha) e ninguém quer abrir mão disto, na verdade.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor José Craveiro » Qua, 14 de Março 2012, 14:56

Quanto ao motor de busca, que eu também saiba, não existe melhor, agora é preciso definir o que pode para cada um significar "melhor", a verdade e essa é unânime, é que (penso) que seja assim porque persiste a fama e o proveito de que tudo ou praticamente tudo que procuremos está lá disponível para consulta, ou seja, ganha vantagem em relação a outros por ser mais completo e isto pode ser tudo!

Em relação ao GMail, bom aqui a coisa "pode" mudar de figura!
Para quem tem conta no GMail, desde há algum tempo tem verificado uma gradual simplificação da disposição das ferramentas de gestão do seu email. A simplificação é sempre bem vinda e a geração do "aqui e agora" não está disposta a esperar e perdoar indefinições ou ambiguidades, às quais a equipa do Google obviamente deseja dar resposta com o objetivo de não perder a corrida. Mas diante do contexto desta notícia, encarar todas estas simplificações como algo bastante prático e necessário, ainda que assim seja, aderir por isso como que religiosamente deduzindo que alternativas tão completas não existem, poderá ser um risco que a cada dia assume novas proporções! O Gmail é apenas um dentre outros gestores de email e o simples facto de não ser o único considerado bom, devia pelo menos incitar-nos a consultar o Próprio "Google" em busca de outra real alternativa! ;)
José Craveiro

Mensagempor Ron Alon » Qua, 14 de Março 2012, 16:15

José Craveiro » Qua Mar 14, 2012 11:56 am escreveu:Quanto ao motor de busca, que eu também saiba, não existe melhor, agora é preciso definir o que pode para cada um significar "melhor", a verdade e essa é unânime, é que (penso) que seja assim porque persiste a fama e o proveito de que tudo ou praticamente tudo que procuremos está lá disponível para consulta, ou seja, ganha vantagem em relação a outros por ser mais completo e isto pode ser tudo!

Em relação ao GMail, bom aqui a coisa "pode" mudar de figura!
Para quem tem conta no GMail, desde há algum tempo tem verificado uma gradual simplificação da disposição das ferramentas de gestão do seu email. A simplificação é sempre bem vinda e a geração do "aqui e agora" não está disposta a esperar e perdoar indefinições ou ambiguidades, às quais a equipa do Google obviamente deseja dar resposta com o objetivo de não perder a corrida. Mas diante do contexto desta notícia, encarar todas estas simplificações como algo bastante prático e necessário, ainda que assim seja, aderir por isso como que religiosamente deduzindo que alternativas tão completas não existem, poderá ser um risco que a cada dia assume novas proporções! O Gmail é apenas um dentre outros gestores de email e o simples facto de não ser o único considerado bom, devia pelo menos incitar-nos a consultar o Próprio "Google" em busca de outra real alternativa! ;)

Eu gostei das mudanças no GMail exceto pela mudança de tamanho das fontes quando tem itens abertos no Google Chrome, como a barra de downloads, por exemplo. Mas esta parte é bem mais pessoal sim. Eu uso add-ons no Chrome que não exibem nenhuma publicidade e deixam a aparência dele limpinha - quase que como se eu utilizasse o Postler, do Elementary.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 14 de Março 2012, 20:23

Boas, tendo em conta o que disse o José, devo dizer que embora ainda recorra ao motor de busca do Google, só o faço quando o meu motor de busca favorito, o DuckDuckGo não apresenta a qualidade e, às vezes a quantidade suficiente de resultados para aquilo que procuro.

De resto, utilizo duas contas de Email, uma no GMail e outra no HotMail, mas devo admitir que é a primeira a minha principal conta.
Concordo com o Ron, que sem dúvida as alterações que a Google tem vindo a empreender na estética e nas novas funções dos seus serviços é do meu agrado.
Mas há que dizer que esta nova política de privacidade da Google não é de todo do meu agrado.
O facto do serviço ser excelente e da necessidade nos tempos de hoje de ter uma conta de Email, fez-me optar em 90% das vezes pelo GMail.

Com a "andar" dos tempos vamos ver se aparecem outras e melhores opções e, então se efectivamente aparecerem, optar em consciência pelos serviços que melhor servirem as nossas necessidades.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor José Craveiro » Qua, 14 de Março 2012, 22:24

A Google tem a plena noção dos serviços que presta e prega a todos os ventos que em todo o seu conjunto é a única mais completa e descomplicada, ou seja, tudo o que o povo quer! Poderá dizer-se que incita à preguiça deste para que o interesse em procurar outras ferramentas seja de alguma forma controlado? Provavelmente e cabe a cada um detetar isso!

Não se pense que o facto de em serviços seus não nos massacrar com publicidade, que estamos imunes a situações eventualmente indesejáveis, sorrateiramente esta poderá ser a fórmula mágica para conseguir os seus intentos e é isto que no fundo tem criado este terrível clima de suspeita de que tem usado e abusado do alimento que lhe damos.

A Google está muito mimada por não estar habituada a que lhe mostremos resistência.
Atenção, não me considero anti-Google, uso o seu motor de busca até ao momento em 99,9% das vezes, quanto ao GMail já usei em 2 contas, procurei entretanto um outro gestor de email que me parece boa alternativa e dei asas à minha veia aventureira que de certa forma tem sido impulsionadora desde que uso a tão desejada liberdade no uso do computador! Apenas acho que devíamos pesar na nossa balança não só os prós, mas pensar seriamente nos contras e desta forma fazer a escolha para nós mais acertada! ;)
José Craveiro

Mensagempor Ron Alon » Qui, 15 de Março 2012, 3:59

José, eu uso o Google Docs, o GMail, o Google Calendar, a própria busca, o YouTube, o Picasa e o Android. É claro que cada um vê o que é melhor para si, mas eu estou satisfeito com estes serviços da Google e não pretendo mudar. Mas como são produtos, fica a critério do utilizador escolher qual quer. E é uma escolha ótima e que deve ser impulsionada. xD
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor José Craveiro » Qui, 15 de Março 2012, 12:26

Tal como dei a entender, liberdade é isso mesmo, poder escolher, a escolha que para nós é a mais acertada! :)
José Craveiro

Mensagempor Henrique1977 » Sex, 16 de Março 2012, 5:54

Quanto ao Google eu tenho o Gmail desde 23 de Julho de 2005. Aliás é meu e-mail principal.
Mas quanto a mudanças do gogole, ptincipalmente da página de buscas, não tenho gostado. Hoje você já digita e já começa a aparecer opções e resultados. E muitas vezes você acaba não digitando certo e têm que corrigir tudo de novo. Dá mais trabalho. E ainda por cima, você acaba ficando sem poder utilizar, se quiser a opção "Estou com sorte".
E não sei se acontece só comigo. Mas quando faço a pesquisa, e depois vou clicar em Google para a pesquisa desaparecer, para voltar a página de busca normal do Google, não acontece nada.
Aí só há duas alternativas: ou o clico em voltar, ou eu vou na barra de endereços e exlcuo toda aquela parte depois do www.google.com.br. De outra forma não têm jeito.
Mas há outra coisa que não gostei. Eu sempre fui adepto de usar a página de notícias personalizada, com só os assuntos que eu queria. Depois das mudanças feitas pelo Google, temas que eu não queria na minha página personalizada de notícias não consegui mais tirar. Enfim parei de usar o Google Notícias.
Só sei dizer que às mudanças que a Google fez não me agradaram, e não gostei nenhum pouco. Quanto ao gmail mantenho a versão antiga do Gmail.
Atenciosamente, Henrique1977.

Henrique1977

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 16 de Março 2012, 17:57

Henrique1977 » Sex Mar 16, 2012 5:54 am escreveu:Quanto
E não sei se acontece só comigo. Mas quando faço a pesquisa, e depois vou clicar em Google para a pesquisa desaparecer, para voltar a página de busca normal do Google, não acontece nada.
Aí só há duas alternativas: ou o clico em voltar, ou eu vou na barra de endereços e exlcuo toda aquela parte depois do http://www.google.com.br. De outra forma não têm jeito.

Isso acontece comigo também, a unica solução é clicar em pesquisa no menu.
Davysson Silva

Próximo

Voltar para Notícias