Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:17 Pesquisa avançada

Supercomputador da USP faz 20trilhões de cálculos por segund

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Supercomputador da USP faz 20trilhões de cálculos por segund

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 15 de Março 2012, 16:36

A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu e começa a colocar em funcionamento neste mês um supercomputador que consegue fazer 20 trilhões de cálculos por segundo e é considerado um dos cinco mais rápidos do Brasil. O supercomputador custou mais de R$ 1 milhão e tem 2,304 mil processadores.

Supercomputador da USP faz 20 trilhões de cálculos por segundo

A máquina, cerca de 100 vezes mais rápida que o computador mais potente da universidade, será usada pelos pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e do Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul, entidade parceira do projeto. Comprada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), terá 10% do tempo de seu funcionamento destinado à comunidade astrofísica do país.

O primeiro teste de cálculo feito com o equipamento já demonstrou o potencial da nova máquina. Com o computador antigo, o procedimento levava uma hora e meia. Usando apenas metade da capacidade do novo superprocessador, o teste levou um minuto e 57 segundos. "Esse computador nos coloca entre os institutos líderes do mundo para fazer computação de alta performance", destaca a professora de Astronomia da USP Elisabete Dal Pino. "Com o computador você pode modelar criar virtualmente um modelo baseado em teoria uma galáxia, colisões entre galáxias, colisões entre estrelas. Pode modelar a morte ou nascimento de uma estrela. E pode comparar esses modelos com o que você consegue obter em observações a partir de telescópios", ressalta.

Referências:

Pergunta:
Será que este computador roda bem o jogo do Mari0? 8)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Supercomputador da USP faz 20trilhões de cálculos por se

Mensagempor Bitetti » Qui, 15 de Março 2012, 17:09

"Querido Papai Noel eu me comportei direitinho esse ano, poderia me dar um destes?"
Bitetti

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 15 de Março 2012, 17:38

Bitetti » 15 Mar 2012, 17:09 escreveu:"Querido Papai Noel eu me comportei direitinho esse ano, poderia me dar um destes?"

Para quê embrulhar apenas um, venham de lá mais... :lol: aqui também queria um destes, a falta que me fazia em determinados programas xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 15 de Março 2012, 19:37

Nem saberia o que fazer com um destes, acho que só tem utilidade para pesquisas mesmo. xD
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 15 de Março 2012, 19:47

Jogar qualquer jogo multiplayer dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual. E depois dizer no chat desse jogo que estão dentro de um gameception a um nível desconhecido! :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 15 de Março 2012, 19:52

Claudio Novais » 15 Mar 2012, 19:47 escreveu:Jogar qualquer jogo multiplayer dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual que está dentro de uma máquina virtual. E depois dizer no chat desse jogo que estão dentro de um gameception a um nível desconhecido! :p

:lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Pedro Lobo » Sex, 16 de Março 2012, 17:28

Com esse poder todo talvez seja possivel correr o Crisys a +50fps xD
PARA JA COISAS! o meu website pessoal
Pedro Lobo
Redator

Voltar para Notícias