Olá Davide,
Seja muito bem vindo ao Forum do Ubuntued! E desde já obrigado pelas palavras!
Já vi que você tem uma ATI, por isso compreendo perfeitamente que esteja a passar por dificuldades. Infelizmente a culpa principal está na ATI/AMD que não disponibiliza drivers atualizados e funcionais para os modernismos dos novos Ubuntus (que não trazem assim tanta coisa moderna, mas pronto).
Por isso, desde já eu recomendo a seguinte receita para você deixar de ter essas "dificuldades":
Entretanto, sobre a sua apresentação, é interessante ver que há vários utilizadores dessa zona interior de Portugal. Não estou a falar especificamente dessa cidade, mas da zona interior. De resto, acho que você faz bem em "destruir" o Ubuntu ou outras distribuições! Assim aprende com os erros (a melhor maneira de aprender) e conhece os limites do Ubuntu! O que é ótimo.
Para conhecer melhor o Ubuntu, a solução é simples! Tente participar ao máximo nas conversas aqui do fórum! Assim vai-se habituando à maneira como se lida com certas coisas do Ubuntu. Já para não falar que começa a conhecer muitos softwares interessantes