O aplicativo utiliza a API do Google Voice como backend para o áudio e foi desenvolvida inicialmente com foco no Ubuntu e permaneceu em beta fechado até pouco tempo o que, segundo o desenvolvedor, foi feito para melhorar o projeto antes de liberá-lo.
James McClain, desenvolvedor do aplicativo de reconhecimento de voz, liberou o código do seu projeto neste último Domingo sob uma licença GPLv3 e com a promessa de que o seu trabalho funciona em qualquer distro.
Essa atitude pode trazer mais interessados em contribuir com o projeto e com isso torná-lo ainda melhor. A grande vantagem de utilizar a API do Google é o facto de ela trazer reconhecimento de voz para diferentes idiomas, não se limitando apenas ao inglês. Por outro lado, talvez o grande ponto fraco do aplicativo seja utilizar a API do Google Voice, já que a Google não tem sido muito confiável no que diz respeito a manter os serviços gratuitos oferecidos.
Será que teremos em breve alguma distro tendo entre os recursos em destaque o reconhecimento de voz? Ainda é cedo para dizer. Enquanto isso fique com o vídeo onde o desenvolvedor demonstra o aplicativo.