Enquanto o mercado de dispositivos móveis é aquecido por Siri, Google Now e outros sistemas que fazem reconhecimento de voz, o mercado desktop ainda está precário nesta parte. No Windows, ainda há como realizar alguns comandos por voz. Já no Ubuntu, isto ainda não existe. Ainda. Está em desenvolvimento, neste exato momento, um aplicativo chamado Ubuntu Speech Recognition, desenvolvido por James McClain.
O aplicativo já demonstra todo o seu poder em incríveis ferramentas, desde abrir o navegador, abrir uma pasta, copiar e colar arquivos, abrir sites, responder perguntas genéricas e até matemáticas, mandar e-mails e até guardar notas rápidas. No vídeo a seguir, você poderá ver com seus próprios olhos tudo isto. E, sim. Ele também digita textos para você, leitor preguiçoso. :)
O Ubuntu Speech Recognition será liberado em licença open-source e o autor incentiva scripts de terceiros. Isto significa que tweaks podem ser utilizados e novas funcionalidades aparecerão no aplicativo. Uma integração com o HUD seria interessante, não? Provavelmente este será o passo seguinte, tanto para Ubuntu desktop, como para o Ubuntu Touch.
Por enquanto, está apenas disponível em versão beta fechada – o que não significa que você não pode testá-lo. Você pode pedir para o desenvolvedor, pelo e-mail ubuntuvoicerecognition@gmail.com, o acesso ao aplicativo beta com as seguintes informações:
- sua intenção ao utilizar o beta: programação, design, etc;
- e, por diversão, um link seu no github ou similar.
Segundo James McClain, ainda há vagas para beta-testers mas em breve elas serão fechadas. Caso você não se enquadre em questão de programação ou design, deixe as vagas para quem pode ajudar no desenvolvimento do aplicativo.
O Ubuntu Speech Recognition pode ter diversas funções exploradas. Como já foi falado do HUD, ainda há outras, como navegar pelo Unity, editar documentos, ditar um texto grande que não há na internet entre outros exemplos.
O aplicativo utiliza a API Google Speach para o reconhecimento de voz. O problema disso é que a conexão de rede é necessária. Por outro lado, é uma grande vantagem pois outros idiomas poderão ser utilizados no aplicativo, pois a API do Google não limta-se apenas ao Inglês. Caso você queira testar a demonstração da API Google Speach, acesse o nosso artigo de novidades do Google Chrome 25.
E você, leitor Ubuntued? O que acha de um sistema de reconhecimento de voz para o Ubuntu? Você usaria?
Deixe nos comentários sua opinião sobre o artigo e sobre o aplicativo. =)
Acabei de ver a matéria e o vídeo, simplesmente espetacular! Não vejo a hora de ter isso funcionando aqui!! Hoje muita gente já se impressiona quando vê o que o Ubuntu faz (com o visual e a rapidez que ele faz) no meu note, com essa agora vai impressionar ainda mais.
Olá
Eu havia escrito no VOL, já algum tempo um artigo usando o recurso de reconhecimento de voz usando shell script. Fiz desta forma justamente para deixar transparente como funciona o acionamento e identificação de voz. É possível migrar estes recursos para qualquer linguagem, inclusive criar um app com melhor interface.
Fica a dica, e se quiser, compartilhe: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Reconheciment…
tá muito bom o artigo, mas o pleonasmo "ver com seus próprios olhos" foi de lascar!!!
OMG, adoro ver esse crescimento do Ubuntu, esses sistemas de comando de voz está em vários lugares agora, acho bacana, Google Now ,siri , até o opera Browser tem, agora o ubuntu. parabéns pro desenvolvedor.
A combinação deste sistema com o HUD será algo extremamente produtivo na minha opinião! Realizar operações no Gimp poderá ter muito em breve uma maneira consideravelmente diferente de funcionar.
Também adorei ver isto! Mas atenção, isto usa a API da Google. Portanto, quando isto estiver numa grande escala a Google poderá exigir royalties e portanto poderemos não ter isto livremente. Espero que não, mas nunca se sabe. :\
A Canonical, ao desenvolver o HUD, pensou exatamente nisto aí: no futuro onde o comando é dado por voz, e não por cliques do mouse.
O baú da Canonical parece estar aberto, muita imaginação e ousadia. Sempre defendi o empenho
da Canonical em oferecer aplicativos, tornando o Ubuntu ainda melhor.
Não sei se isto tem celo da Canonical Luiz. Não fui investigar, mas isto é tido como um software/projeto do James, não da Canonical.
Não é um projeto da Canonical. A Canonical pode utilizá-lo e fazer um fork ou remaster, mas é um aplicativo próprio do James, como dito pelo Cláudio.
Em nenhum momento disse que o projeto é da Canonical. "muita imaginação e ousadia", onde defendo o empenha da companhia em oferecer aplicativos. O baú representa a mente de alguém ou varias pessoas
envolvidas com finalidade de oferecer algo que venha a tornar o Ubuntu ainda melhor !
Fiquei sem palavras.
Cada dia mais feliz com o Ubuntu. Adorei isso
Seria legal juntar o poder do console linux com reconhecimento de voz.
Tudo está muito próximo! ;) Está tudo a começar a encaixar! :)
Genial! Anseio por isso!