LaTexLaTeX é uma linguagem que permite criar documentos profissionais.  Funciona à base de tags que indicam as características dos textos, evitando, assim, que utilizador tenha de se preocupar com o visual final do documento, nomeadamente, formatações de títulos, criação automática de índices de capítulos, imagens e acrónimos,  referências a imagens e tabelas, entre outras possibilidades. Continue a ler para se juntar a esse grande grupo de profissionais que usa esta forma de criar documentos.


O que é o LaTeX?

LaTeX é um sistema constituido por macros para processamento de documentos TeX, um sistema de tipografia bastante complexo. Pode-se considerar o LaTeX como uma ponte entre o utilizador e o TeX, que simplifica a interacção entre os dois pontos. Assim, através do conhecimento das tags que o LaTeX fornece, o utilizador pode criar facilmente documentos profissionais que seriam bastante complexos se tivesse que os formatar através do TeX.

Exemplo de uma pagina produzida em LaTeX

Como os documentos produzidos pelo LaTeX têm uma qualidade bastante profissional sem ser preciso formatar as características dos textos, este sistema é utilizado por muitos profissionais, nomeadamente, cientistas, matemáticos, escritores entre muitos outros. Também utilizado ao nível académico para a produção de relatórios de trabalhos e mesmo para teses.

Excerto de codigo LaTeX

A grande vantagem de utilizar este sistema é facto de poder escolher um tema e depois apenas precisar de adicionar texto sem se preocupar com a formatação. No final caso não goste do tema, é simples, ou escolhe outro ou tenta modificar.


Onde aprender LaTeX?

Para os iniciantes em LaTeX, o primeiro contacto em princípio é um verdadeiro choque, pois, sem o conhecimento das tags principais do LaTeX é impossível produzir qualquer tipo de documento. É, portanto, importantíssimo o utilizador dar uma vista de olhos num texto que explique a dar os primeiros passos neste sistema verdadeiramente interessante.

The Not So Short Introduction to LaTeX

Por isso, antes de começar a tentar fazer algo com o LaTeX aconselho-o a ler um livro que achei fulcral para a minha aprendizagem relativa ao LaTeX. Esse livro chama-se “The Not So Short Introduction to LaTeX 2ε” e está disponível na Internet em várias línguas. A sua distribuição é livre e, por isso mesmo, apresento de seguida 3 versões do livro:

  • Versão na língua inglesa (The Not So Short Introduction to LaTeX 2ε), escrita por Tobias Oetiker, Hubert Partl, Irene Hyna e Elisabeth Schlegl. É, talvez, a versão mais actualizada de todas as línguas:
  • Tradução do livro inglês para a língua portuguesa de Portugal (Uma não tão pequena introdução ao LaTeX 2ε) feita por Alberto Simões. Livro pelo qual eu estudei e que recomendo:
  • Tradução do livro inglês para a língua portuguesa do Brasil (Introdução ao LaTeX 2ε) feita por Démerson André ́Polli.

Caso o utilizador procure outra língua sem ser as referidas anteriormente, aconselho a procurar nesta página:

ftp://ftp.dante.de/tex-archive/info/lshort/


Como instalar o LaTeX?

O LaTeX é um conjunto de pacotes que compilam os ficheiros escritos em linguagem LaTeX. Nesta secção do artigo explico como instalar os ditos pacotes e, na secção a seguir, explico em que ambiente deve trabalhar para produzir os tais ficheiros para posterior compilação. Assim, deve instalar os pacotes seguintes, necessários para a compilação de ficheiros .tex (clique em cada link para instalar o pacote através do aptURL):

Ou, como alternativa, pode instalar os pacotes através do terminal, escrevendo o seguinte:

sudo apt-get install texlive texlive-latex-extra texlive-lang-portuguese


Os pacotes referenciados acima, em princípio, serão suficientes para o utilizador normal. No entanto, pode precisar de mais pacotes, nomeadamente para matemática mais complexa em que é aconselhável a instalação do pacote texlive-math-extra (clique aqui para instalar via aptURL):

sudo apt-get install texlive-math-extra


Que editor de texto utilizar para escrever em LaTeX?

Por experiência própria recomendo, sem qualquer dúvida, a utilização do programa Kile para o desenvolvimento de documentos em LaTeX. Apesar do programa não pertencer ao ambiente gráfico do Gnome, como tem tantos pontos a seu favor aconselho-o a utilizar o Kile: é de simples utilização, permite compilar com apenas um clique, mostra os erros de compilação, inclui temas prontos para adicionar texto e a compilar, inclui um excelente assistente para produção de tabelas (formatar tabelas “à mão” em LaTeX é sem dúvida uma dor de cabeça) entre muitas outras opções que o utilizador poderá descobrir.

Janela do Kile

Para instalar o kile, basta clicar aqui ou então via terminal:

sudo apt-get install kile


Se quiser ter o kile em português, deve instalar um pacote extra. Para ter na língua portuguesa de Portugal, clique aqui, ou, através do terminal:

sudo apt-get install kile-i18n-pt


Para ter o kile na língua portuguesa do Brasil, clique aqui, ou, através do terminal:

sudo apt-get install kile-i18n-ptbr

39 Respostas ate agora.

  1. marcos diz:

    Bom post. Só discordo do editor. Eu recomendaria vim.
    sudo apt-get install vim

  2. Maxwell diz:

    Muito bom!! Me ajudou muito!

  3. Patricia Fonseca diz:

    Muito obrigada, fico mais tranquila.
    Pretendo instalar só no Linux mesmo.

  4. Patricia diz:

    Realizei todo passo a passo sugerido no artigo acima. Achei estranho a quantidade de espaço no disco necessário, ele requeriu na instalação dos pacotes acho que pouco mais de 400 MB. Isso é normal?

    • Cláudio Novais diz:

      É sim normal Patrícia! São muitos pacotes :\ Creio que a versão para Windows também é assim grande.

      • Evandson diz:

        No meu requereu 505 MB, na versão Windows é mais de 1 GB.
        Sinceramente, o LaTeX é pouco viável para a produção de textos… para resolver um simples problema de alinhamento ou escrever em um determinado ponto é um pé-no-s*co.

        Mas, como quero fazer minha monografia, vou tentar pois a qualidade final do arquivo é inigualável.
        :)

  5. Victor Hugo diz:

    Também recomendo o Emacs + AuCTeX. Uma combinação poderosa para editar Latex. Abraços!

  6. michellspa diz:

    Pessoal da Ubuntued, desculpa a minha ignorância, mas pq instalar o LaTex e o Kile?
    Obrigado e sou fã da pagina de vcs!!!

  7. Eduardo diz:

    Ótimo post! Valeu mesmo!

  8. Victor Bezerra diz:

    Os pacotes kile-i18n-pt e kile-i18n-pt-br não existem !!!

    • Adrian Procopiou diz:

      Pessoal os pacotes kile-i18ln-pt e kile-i18ln-ptbr não existem mais, o substituto deles é o kile-l10n: sudo apt-get install kile-l10n
      []'s

  9. Siga bacteria instrucciones que vomitted en [u]can i take diovon with crestor[/u] r

  10. Quinine diz:

    Both drugs are stimulants (as are all amphetamines), but the stimulant effects of methamphetamine are greater, making methamphetamine very addictive with a high potential for abuse and dependence. ,

  11. Taking Revatio with a nitrate medicine can cause a serious decrease in blood pressure, leading to fainting, stroke, or heart attack. ,

  12. lamictal for multiple chemical sensitivty ,

  13. 7%), irritability (6%), and mood swings (5%) have been reported. ,

  14. 5 hours, with most [b]how to use clomid to conceive[/b] as seeps via the urine.

  15. Jader Lucas diz:

    muito bom (;

  16. [...] aqui como instalar o LaTex no Ubuntu . Esta entrada foi publicada em Cálculo Numérico, [...]

  17. Kleylton Ramos diz:

    Sempre quis aprender a escrever utilizando essa ferramente e finalmente consegui.

    Obrigado!

  18. edson diz:

    Atualmente utilizo como editor o TexMakerX, um aversão turbinada do texmaker. É multiplataforma, permite maior flexibilidade na configuração que o original, trablha bem com “dark themes”. Muito bom realmente.
    Ah corrige também o bug chato da acentuação do texmaker…
    Experimentem.

  19. Danyzoca diz:

    Olá Cláudio,
    Só para informar que o link de download do livro em pt-pt está trocado, na realidade é feito o download do livro em pt-br ;-)

    Ainda hei-de explorar este Latex melhor..

    Abraço,
    dany

    Última publicação de Danyzoca: Truques e Dicas para Windows XP e Vista …e porque EU Kero Dicas!

  20. d3k diz:

    Cláudio você já testou o Lyx? É um editor Latex em GTK.

    Última publicação de d3k: I prefer Coke Cola!

    • Cláudio Novais diz:

      Olá D3k,

      Não conheço, mas estou a ver a homepage e parece-me muito interessante. Amanhã direi algo mais acerca deste programa.

      Abraço,
      Cláudio Novais.

  21. Pedro L. diz:

    Neste sitio existe 1 manual latex http://www.framabook.org/

  22. Cláudio Novais diz:

    Olá lei,

    Sim, é verdade que devia ter feito no início do ano lectivo, mas a verdade é que está aí um novo semestre. Por isso, certamente ainda irá utilizar o LaTeX.

    Para além disso, fiz este artigo mais porque em breve haverá mais artigos relacionados com LaTeX e este artigo servirá de base para quem o desconhecer.

    Olá Bruno,

    Obrigado pelo elogio!

    Abraços.

  23. Muito bom post! ;)

    Última publicação de Bruno Gomes: Parabéns!

  24. lei diz:

    podias ter feito o artigo à alguns meses atrás. Teria bastante mais proveito, mas obrigado na mesma. :)

  25. Cláudio Novais diz:

    Olá Sergio,

    A verdade é que mesmo eu que já tenho bastantes horas de utilização de LaTeX sentiria a falta de todos aqueles automatismos do Kile, mesmo sabendo que o vim, para quem já tem calo a utilizá-lo, é das ferramentas de escrita mais espectaculares que conheço.

    Para além disso, este artigo tem o objectivo de dar a conhecer o LaTeX a utilizadores que pouco ou nada sabem acerca desta linguagem. E se provavelmente já irão apanhar um choque na primeira utilização apanhariam um choque ainda maior se fosse através do vim :]

    Quanto à nova maneira de disponibilizar as imagens, realmente gosto bastante de fazer este efeito. Ah, não esquecer que se clicar na imagem, é apresentada a imagem completa :]

    Olá Chris,

    Obrigado pelo comentário e pelos elogios!

    Abraços

  26. Muito bom o post, e muito bom o blog também! Encontrei por indicação no http://www.navegantes.org/ e as dicas para o Ubuntu são ótimas!

    Vou adicionar os feeds para ler!

    Abraços!

    Última publicação de Chris Benseler: Qual distro linux tem o logo mais bacana?

  27. Muito bom seu artigo. Quanto ao editor para latex eu uso o vim, aliás temos um projeto de um livro compilado no LaTeX sobre este maravilhoso editor: code.google.com/p/vimbook

    O layout do seus artigos é diferente de tudo, as imagens em perspectiva ficam ótimas, acho até que vou tentar adotar este método em minhas postagens.

    Valeu!

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!