Icone do Gnome-do

A novíssima versão do Gnome-Do 0.8, que inclui um dock que apresenta uma lista dinâmica dos programas preferidos do utilizador, chegou à versão estável. Isto significa que muitíssimos erros foram corrigidos e que já está disponível também para os utilizadores do Hardy, que outrora não conseguiam usufruir deste excelente software. Por isso, continue a ler e optimize o seu sistema com repositórios mais estáveis.


À precisamente um mês atrás escrevi um artigo relativo a este mesmo programa, explicando como instalar a versão em desenvolvimento, que na altura tinha acabado de ser publicada. Entretanto, os programadores do software conseguiram, em tempo recorde, finalizar todos os objectivos para esta versão, corrigindo os erros mais graves de forma a considerar-se a versão como estável.

Dokcy a novidade do Gnome-do 0.8

Tal como muitos programas Open Source existentes na Internet, este inclui dois repositórios, um para testes de versões em desenvolvimento e outro para versões estáveis. O artigo que fiz anteriormente explica como instalar uma versão em desenvolvimento e, por isso, todos os utilizadores que instalaram através desse mesmo artigo têm os repositórios não estáveis. Assim, aconselho, agora, a removerem esses mesmo repositórios e instalarem estes novos que incluem a versão estável. Quem já tem o programa instalado, bastará trocar os repositórios e actualizar as listas de programas que o Ubuntu automaticamente detectará que há novas actualizações para o Gnome-Do.

Gnome-do a fazer upload de uma imagem

Tal como o título indica, agora, esta versão está disponível também para o Sistema Operativo Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04), que antes não estava. Por isso, se utiliza o Hardy Heron já pode ter este fantástico software, tendo apenas que adicionar os repositórios respectivos e instalando o programa.


Remoção do repositório de testes

Esta parte do artigo destina-se aos utilizadores que têm o repositório de testes, ou seja, para os que experimentaram o programa através do artigo que fiz anteriormente, que têm o seguinte repositório:

deb http://ppa.launchpad.net/do-testers/ubuntu intrepid main

Para remover este repositório basta abrir o programa “Fontes de Aplicações” (em Sistema→Administração→Fontes de Aplicações), escolher a aba “Aplicações de terceiros“, seleccionar o repositório referido acima e clicar no botão “Remover“.

A remover o repositorio antigo do GnomeDo


Instalação do Gnome Do 0.8

A instação do Gnome-Do 0.8 é muito simples, basta adicionar o repositório, instalar a chave de autenticação e instalar o programa. Como cada versão do ubuntu tem um repositório próprio, apresento de seguida os repositórios para cada versão. Deverá instalar apenas os repositórios da versão do seu Ubuntu (se não sabe como adicionar repositórios, visite este artigo).


Repositórios para o Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10)

deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu intrepid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu intrepid main


Repositórios para o Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04)

deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/do-core/ubuntu hardy main

Se utiliza outra versão do Ubuntu ou mesmo outra distribuição de linux, nomeadamente Suse ou gentoo ou Arch Linux, aconselho a visitar este artigo para saber como instalar o Gnome-Do:

http://do.davebsd.com/wiki/index.php?title=Installing_Do

Para além disso, infelizmente, tenho de referir que este método não funciona para sistemas de 64Bits. A única solução que conheço, para já, é fazer download do ficheiro .deb neste sítio:

https://launchpad.net/do/+download


Depois de adicionar os repositórios, precisa de adicionar a chave de autenticação do repositório, que é igual para as duas versões do Ubuntu. Para tal basta copiar três linhas que disponibilizo de seguida:


gpg --no-default-keyring --keyring /tmp/gnome-do.keyring --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv A5D19FDCAA6ABB440CD3464628A8205077558DD0


gpg --no-default-keyring --keyring /tmp/gnome-do.keyring --export --armor A5D19FDCAA6ABB440CD3464628A8205077558DD0 | sudo apt-key add -


rm /tmp/gnome-do.keyring


Depois de ter os repositórios instalados com a respectiva chave e de ter as listas de programas actualizadas, pode instalar o Gnome-Do. Caso já o tenha instalado, aparecerá um ícone na área de notificação para fazer a respectiva actualização. Caso ainda não o tenha, clique nos dois links seguintes para instalar através do aptURL:

Ou então instale através do terminal escrevendo o seguinte:

sudo aptitude update && sudo aptitude install gnome-do gnome-do-plugins


Docky a abrir um programa processador de texto

25 Respostas ate agora.

  1. I had appreciated prozac for 20 initiatives and had tried unfortified other medicines.

  2. In steadies exogenously properly monitored, these volumes can refuse to prefilled ischemic delays or death.

  3. Kaletra can make birth control pills or patches less effective. ,

  4. Malegra diz:

    Do sucessfully [b]interaction between coumadin and indomethacin[/b] this scooper if you are fancy to restrain or if you have glaucoma, handheld thyroid, acholic high buster pressure, sayings or tourette’s syndrome, angina, brake failure, supporter rhythm disorder, radical mineralization attack, a friendly enalaprilat serologic as testicle intolerance, glucose-galactose malabsorption, or sucrase-isomaltase deficiency, or overwhelming anxiety, tension, or agitation.

  5. prednisone treatment for cerebral inflammation ,

  6. Luís C. diz:

    Olá Victor Maia,

    Talvez possa dar mais detalhes sobre a sua dúvida. Entretanto pode dar uma olhadela neste artigo mais recente:

    http://ubuntued.info/gnomedo-atalho-rapido-a-todas-as-ferramentas

    Cumprimentos,
    Luís Cardoso

  7. Como que faço pra chegar no canto de criar o tema?

  8. vinicius luiz diz:

    Ola,
    mudei o tema do gnome-do para dock so que agora nao consigo sair desse tema!

    onde fica a opcao de preferencias para poder mudar novamente o tema ????

    att,

  9. [...] faz é tornar esse processo manual bastante simples, quase automático. No meu caso, utilizo o Gnome-Do juntamente com o Compiz-switch, tornando o processo de troca de gestor muitíssimo rápido! [...]

  10. [...] de o instalar, para executar o catfish poderá utilizar o Gnome-do ou então pelo Menu Principal do Painel do Gnome em: [...]

  11. [...] Gnome-Do 0.8 versão estável já disponivel para Intrepid e Hardy [...]

  12. [...] Gnome-Do 0.8 versão estável já disponivel para Intrepid e Hardy [...]

  13. Jefferson diz:

    Para o Hardy só tem a versão 0.6 disponível nos repositórios

  14. [...] Gnome-Do 0.8 versão estável já disponivel para Intrepid e Hardy [...]

  15. PRSC diz:

    Blz Cláudio, vou ficar de olho.

    Não tem do que se desculpar, sei que vc está atarefado, eu compreendo isso, eu também andava meio sem tempo pra ficar fazendo alguns testes, mas agora já vou ter um tempinho a mais.

    Abraço.

  16. Cláudio Novais diz:

    Olá PRSC,

    Já descobri a solução mas neste momento não tenho tempo para realizar um artigo em condições, por isso, fique atento que talvez amanhã publico uma forma que realmente funciona no Hardy Heron!

    Peço desculpa por mais uma vez não ter conseguido resolver o seu problema,
    Abraço.

  17. PRSC diz:

    Bom dia Cláudio.

    Tentei pela milésima vez e não vai de jeito nenhum no hardy.

    Ele sempre instala a versão 0.6, e pior que desinstalando completamente, fica alguma configuração escondida que não estou achando, mesmo removendo algumas pastas que acho na home.

    Parabéns pelo tutorial, pena que pra mim creio que somente no 9.04, no qual pretendo migrar.

    Abraço.

  18. [...] Este artigo está desactualizado. Visite o novo, clicando aqui! [...]

  19. Cláudio Novais diz:

    Olá Maudy,

    Obrigado pelo contributo. Sim, espero que continue o seu bom trabalho!

    Olá Nelson e Scofield,

    Obrigado pelo apoio! E quanto aos 64 bits, eles estão a trabalhar para ter uma versão estável, esperemos que resolvam os problemas o mais rápido possível!

    Abraços.

  20. Scofield diz:

    Programa muito bom. É pena ainda ter problemas com o meu 64bits… :s

  21. Nelson diz:

    Sempre com a preocupação de manter os leitores actualizados. Obrigado por isso claudio!

  22. Maudy diz:

    Claudio, tudo bem?
    Eu fiz um teste no UbuntuDicas fazendo referência ao seu blog, conforme conversamos outro dia.
    Dá uma olhada e veja se isso te agrada.

    Se não, por favor, me avise para retirar. Sem problemas.

    Abraços

  23. Telperien diz:

    Como percebi que a sua dica não estava funcionando, resolvi baixar do site, e achei o seguinte texto:

    64-bit users! There is a bug in Launchpad’s ppa that causes 64-bit mono package builds to fail, but David was in the marines for 12 years and only learned one thing- Leave no man behind. We’ve got a package for you at http://launchpad.net/do/+download

    Fiz o que mandaram e tudo está a funcionar perfeitamente. =)

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Telperien,

      Por acaso enquando estava a escrever o artigo lembrei-me que tinha de dizer que para 64bits este modo não funcionava, mas depois esqueci-me, peço desculpa.

      Entretanto vou editar o artigo, avisando que não funciona para 64 bits.

      Abraço e obrigado pelo reparo.

Deixe um comentario