Gnome-Do 0.8 versão estável já disponivel para Intrepid e Hardy
- 17 Comment
A novíssima versão do Gnome-Do 0.8, que inclui um dock que apresenta uma lista dinâmica dos programas preferidos do utilizador, chegou à versão estável. Isto significa que muitíssimos erros foram corrigidos e que já está disponível também para os utilizadores do Hardy, que outrora não conseguiam usufruir deste excelente software. Por isso, continue a ler e optimize o seu sistema com repositórios mais estáveis.
À precisamente um mês atrás escrevi um artigo relativo a este mesmo programa, explicando como instalar a versão em desenvolvimento, que na altura tinha acabado de ser publicada. Entretanto, os programadores do software conseguiram, em tempo recorde, finalizar todos os objectivos para esta versão, corrigindo os erros mais graves de forma a considerar-se a versão como estável.
Tal como muitos programas Open Source existentes na Internet, este inclui dois repositórios, um para testes de versões em desenvolvimento e outro para versões estáveis. O artigo que fiz anteriormente explica como instalar uma versão em desenvolvimento e, por isso, todos os utilizadores que instalaram através desse mesmo artigo têm os repositórios não estáveis. Assim, aconselho, agora, a removerem esses mesmo repositórios e instalarem estes novos que incluem a versão estável. Quem já tem o programa instalado, bastará trocar os repositórios e actualizar as listas de programas que o Ubuntu automaticamente detectará que há novas actualizações para o Gnome-Do.
Tal como o título indica, agora, esta versão está disponível também para o Sistema Operativo Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04), que antes não estava. Por isso, se utiliza o Hardy Heron já pode ter este fantástico software, tendo apenas que adicionar os repositórios respectivos e instalando o programa.
Remoção do repositório de testes
Esta parte do artigo destina-se aos utilizadores que têm o repositório de testes, ou seja, para os que experimentaram o programa através do artigo que fiz anteriormente, que têm o seguinte repositório:
deb http://ppa.launchpad.net/do-testers/ubuntu intrepid main
Para remover este repositório basta abrir o programa “Fontes de Aplicações” (em Sistema→Administração→Fontes de Aplicações), escolher a aba “Aplicações de terceiros“, seleccionar o repositório referido acima e clicar no botão “Remover“.
Instalação do Gnome Do 0.8
A instação do Gnome-Do 0.8 é muito simples, basta adicionar o repositório, instalar a chave de autenticação e instalar o programa. Como cada versão do ubuntu tem um repositório próprio, apresento de seguida os repositórios para cada versão. Deverá instalar apenas os repositórios da versão do seu Ubuntu (se não sabe como adicionar repositórios, visite este artigo).
Repositórios para o Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10)
deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu intrepid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/do-core/ppa/ubuntu intrepid main
Repositórios para o Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04)
deb http://ppa.launchpad.net/do-core/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/do-core/ubuntu hardy main
Se utiliza outra versão do Ubuntu ou mesmo outra distribuição de linux, nomeadamente Suse ou gentoo ou Arch Linux, aconselho a visitar este artigo para saber como instalar o Gnome-Do:
Para além disso, infelizmente, tenho de referir que este método não funciona para sistemas de 64Bits. A única solução que conheço, para já, é fazer download do ficheiro .deb neste sítio:
Depois de adicionar os repositórios, precisa de adicionar a chave de autenticação do repositório, que é igual para as duas versões do Ubuntu. Para tal basta copiar três linhas que disponibilizo de seguida:
Depois de ter os repositórios instalados com a respectiva chave e de ter as listas de programas actualizadas, pode instalar o Gnome-Do. Caso já o tenha instalado, aparecerá um ícone na área de notificação para fazer a respectiva actualização. Caso ainda não o tenha, clique nos dois links seguintes para instalar através do aptURL:
Ou então instale através do terminal escrevendo o seguinte:
Artigos relacionados:
17 Comentários:
Trackbacks
-
vinicius luiz diz:
Ola,
mudei o tema do gnome-do para dock so que agora nao consigo sair desse tema!onde fica a opcao de preferencias para poder mudar novamente o tema ????
att,
Dezembro 9th, 2009 às 2:41 pm -
Jefferson diz:
Para o Hardy só tem a versão 0.6 disponível nos repositórios
Março 19th, 2009 às 4:51 pm -
PRSC diz:
Blz Cláudio, vou ficar de olho.
Não tem do que se desculpar, sei que vc está atarefado, eu compreendo isso, eu também andava meio sem tempo pra ficar fazendo alguns testes, mas agora já vou ter um tempinho a mais.
Abraço.
Março 1st, 2009 às 3:24 am -
Cláudio Novais diz:
Olá PRSC,
Já descobri a solução mas neste momento não tenho tempo para realizar um artigo em condições, por isso, fique atento que talvez amanhã publico uma forma que realmente funciona no Hardy Heron!
Peço desculpa por mais uma vez não ter conseguido resolver o seu problema,
Abraço.Fevereiro 28th, 2009 às 9:47 pm -
PRSC diz:
Bom dia Cláudio.
Tentei pela milésima vez e não vai de jeito nenhum no hardy.
Ele sempre instala a versão 0.6, e pior que desinstalando completamente, fica alguma configuração escondida que não estou achando, mesmo removendo algumas pastas que acho na home.
Parabéns pelo tutorial, pena que pra mim creio que somente no 9.04, no qual pretendo migrar.
Abraço.
Fevereiro 28th, 2009 às 11:00 am -
Cláudio Novais diz:
Olá Maudy,
Obrigado pelo contributo. Sim, espero que continue o seu bom trabalho!
Olá Nelson e Scofield,
Obrigado pelo apoio! E quanto aos 64 bits, eles estão a trabalhar para ter uma versão estável, esperemos que resolvam os problemas o mais rápido possível!
Abraços.
Fevereiro 18th, 2009 às 7:50 pm -
Scofield diz:
Programa muito bom. É pena ainda ter problemas com o meu 64bits… :s
Fevereiro 18th, 2009 às 7:13 pm -
Nelson diz:
Sempre com a preocupação de manter os leitores actualizados. Obrigado por isso claudio!
Fevereiro 18th, 2009 às 6:28 pm -
Maudy diz:
Claudio, tudo bem?
Eu fiz um teste no UbuntuDicas fazendo referência ao seu blog, conforme conversamos outro dia.
Dá uma olhada e veja se isso te agrada.Se não, por favor, me avise para retirar. Sem problemas.
Abraços
Fevereiro 17th, 2009 às 2:14 pm -
Cláudio Novais diz:
Olá Telperien,
Por acaso enquando estava a escrever o artigo lembrei-me que tinha de dizer que para 64bits este modo não funcionava, mas depois esqueci-me, peço desculpa.
Entretanto vou editar o artigo, avisando que não funciona para 64 bits.
Abraço e obrigado pelo reparo.
Fevereiro 16th, 2009 às 8:30 pm -
Telperien diz:
Como percebi que a sua dica não estava funcionando, resolvi baixar do site, e achei o seguinte texto:
64-bit users! There is a bug in Launchpad’s ppa that causes 64-bit mono package builds to fail, but David was in the marines for 12 years and only learned one thing- Leave no man behind. We’ve got a package for you at http://launchpad.net/do/+download
Fiz o que mandaram e tudo está a funcionar perfeitamente. =)
Fevereiro 16th, 2009 às 7:32 pm





[...] faz é tornar esse processo manual bastante simples, quase automático. No meu caso, utilizo o Gnome-Do juntamente com o Compiz-switch, tornando o processo de troca de gestor muitíssimo rápido! [...]
[...] de o instalar, para executar o catfish poderá utilizar o Gnome-do ou então pelo Menu Principal do Painel do Gnome em: [...]
[...] Gnome-Do 0.8 versão estável já disponivel para Intrepid e Hardy [...]
[...] Gnome-Do 0.8 versão estável já disponivel para Intrepid e Hardy [...]
[...] Gnome-Do 0.8 versão estável já disponivel para Intrepid e Hardy [...]
[...] Este artigo está desactualizado. Visite o novo, clicando aqui! [...]