Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 20:34 Pesquisa avançada

Richard Stallman propõe reação contra o “Ubuntu spyware”

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Richard Stallman propõe reação contra o “Ubuntu spyware”

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 20:11

Em um longo artigo publicado na madrugada de hoje, Richard Stallman (que está no Brasil) expôs um posicionamento em relação ao envio de informações para a Canonical (que as processa e transmite o resultado à Amazon) sobre as buscas realizadas no desktop do Ubuntu, que vem ativado por default, e que ele comparou a exemplos que considera similares ocorridos em softwares proprietários e classifica como spyware, agravado pelo fato de ser associado à Amazon, cujas práticas ele questiona.

O bom doutor não me concede permissão para traduzir seus textos, mas acredito que não se importará se eu destacar alguns trechos: ele espera que distribuições derivadas do Ubuntu removam esta característica, acredita que a Canonical conta com a inércia dos usuários que não irão procurar como desativá-la, e propõe uma forma de reimplementar a mesma busca de uma forma menos invasiva.

Além disso, ele chama os líderes da sua comunidade para que não se limitem a desativar o recurso em suas máquinas e continuar usando o Ubuntu, mas sim que deixem de recomendá-lo, que não o instalem nem distribuam nos FLISOLs, Software Freedom Days e Install Fests, e mais. (via fsf.org  " Ubuntu Spyware: What to Do?  Free Software Foundation")

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Richard Stallman propõe reação contra o “Ubuntu spyware”

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 20:19

É. Vendo por este lado, ele está bem certo.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 20:24

Copyright 2012 Richard Stallman
Released under the Creative Commons Attribution Noderivatives 3.0 license

Como é que o maior defensor da liberdade e maior inimigo ao Copyright tem um artigo que proíbe por exemplo traduzir?

Desilusão total.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 20:26

Rafael Schonberg (08-12-2012, 19:24) escreveu:
Copyright 2012 Richard Stallman
Released under the Creative Commons Attribution Noderivatives 3.0 license

Como é que o maior defensor da liberdade e maior inimigo ao Copyright tem um artigo que proíbe por exemplo traduzir?

Desilusão total.

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2: :facepalm2:

MAIOR FAIL DO MUNDO!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 20:29

Claro que por um lado ele tem razão, até no facto de nós proliferarmos o Ubuntu como sendo espetacular e depois na prática ele abusa na falta de privacidade. Em todo o caso, é avisado no Dash (ver imagem ao lado) que isso está a ocorrer e portanto o utilizador sabe o que está a acontecer e pode desligar. Se não souber desligar procura no Google que aparece logo este artigo do Ubuntued que explica como remover:

Pessoalmente, não gostei nada desta funcionalidade que o novo Ubuntu traz! É claramente uma intrusão que ainda por cima diminui a velocidade do Ubuntu, principalmente para quem tem net lenta. Mas também sou da opinião que a Canonical mereça recompensa. E por esse facto que eu prefiro recomendar usar esta lente e desligar a lente intrusiva da Canonical:

Sobre o radicalismo do Stallmen, é necessário para criar burburinho. E, apesar de ser algo grave se se parássemos de recomendar, tenho a certeza que se isto fosse avante a Canonical arranjaria soluções bastante mais satisfatórias ao usuário final.

PS: O copyright do Stallman desiludiu-me também :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Strobe » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 20:38

Claudio,isso acontece apenas no unity?
Strobe

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 20:45

Sim, isto é apenas uma lente que vem instalada. Uma lente só funciona no Unity. Leia o artigo do primeiro link da minha resposta e vai ver que aquilo é apenas um pacote, aliás um pacote spyware como o Stallman diz e muito bem!

Em todo o caso, eu volto a frisar: acho bem que nós utilizadores de um sistema de graça doemos dinheiro à Canonical, uma vez que ela está a fazer investimentos (para ganhar dinheiro) que nos proporcionam uma usabilidade melhorada! Portanto se algum dia quiserem comprar coisas da Amazon, usem a lente e dêem dinheiro à Canonical!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 21:06

mesmo sendo so um pacote o Ubuntu devia perguntar se os utilizadores aceitam ou não. é o que acontece em qualquer programa normal.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor LFCavalcanti » Dom, 9 de Dezembro 2012, 23:13

Boa noite a todos!

Eu acompanho as postagens do ubuntued no Facebook.
O conteúdo é muito interessante, parabéns.

Hoje me senti compelido a postar. Eu acompanho a evolução do Linux desde o Conectiva, passando até pelo querido e falecido Kurumin.

O Ubuntu representa uma grande virada de jogo a favor do Linux e de forma indireta, para todos nós que apoiamos/utilizamos software de código aberto e licenciado para uso livre.

Mas referente ao tópico:
1 - Eu também desativei o recurso, porém, também concordo de que a Canonical deve receber algum retorno a respeito, mas de forma mais clara para o usuário e que não afete tanto o desempenho do sistema.

2 - Sobre a proteção de direitos do Stallman, ele está correto em proteger o que escreve. Pessoas como ele influenciam milhares e até milhões de pessoas, se o que ele publica não fosse protegido, traduções mal feitas poderiam até mudar o sentido do que foi dito. Essa proteção também evita que pessoas publiquem conteudo afirmando ser ele.

Stallman sempre foi uma figura polêmica, mas não podemos esquecer jamais a importância dele.

LFCavalcanti

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 9 de Dezembro 2012, 23:17

Mas no ponto 2, se se for uma simples licença CC ela exige que seja apresentada a fonte original. Se alguém duvidar de alguma tradução, apenas precisa de visitar o original e tirar as suas conclusões.

É certo que traduções podem ser mal feitas e originar mal entendidos. Mas também artigos de opinião como este deste tópico poderão realizar tal influência negativa.

Quanto ao ponto 1, sem dúvida que você tem razão! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias