Celulares com o sistema Linux Ubuntu só devem chegar ao mercado em 2014, diz Mark Shuttleworth, diretor da Canonical.
O executivo explicou que a culpa é das operadoras, que precisam fazer um longo processo de homologação para validar o sistema e adaptá-lo às suas redes de dados e voz, além de criar apps específicos para rodar no sistema Ubuntu.
Recentemente, Shuttleworth acreditava que seria possível vender os primeiros aparelhos com o sistema em outubro, mas isso não acontecerá devido ao cronograma das operadoras. Até o final de 2013, somente desenvolvedores terão acesso ao celular com Ubuntu. Isso porque eles terão que produzir apps para a plataforma.
Segundo o executivo, não há como fugir desse processo. Ele vai depender das empresas de telecomunicações para colocar o sistema no mercado. Só assim, diz ele, será possível tornar o Ubuntu Touch um rival para o Android e o iOS.
Dúvidas
Shuttleworth não deixou claro quais marcas de smartphones irão rodar o novo Ubuntu OS, mas os desenvolvedores de app poderão trabalhar com a plataforma com um Samsung Galaxy Nexus.
A plataforma Ubuntu OS é uma das favoritas na computação open source e sua versão para dispositivos móveis permitirá que ela rode em aparelhos de entrada.
Além disso, os smartphones Ubuntu também usarão aplicativos nativos, permitindo aos desenvolvedores criar um único app para rodar no desktop e em aparelhos móveis. Isto possibilitará uma fácil transição entre dispositivos.
Novidades
A interface do Ubuntu móvel é uma das principais características da nova plataforma. Funções como mudar de apps ou pesquisar um conteúdo poderão ser acionadas com um simples movimento do dedão nos cantos da tela.
Já a tela inicial trará uma experiência mais dinâmica para o usuário. Ao contrário da grade estática que é vista hoje no Android ou no iOS, a interface é mais focada nos conteúdos usados recentemente ou com mais frequência pelo usuário.
A versão também trará comandos de voz e texto que funcionarão com qualquer aplicativo. Além disso, os dispositivos com o sistema móvel Ubuntu poderão ser utilizados com um monitor, teclado e mouse.