Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 9:40 Pesquisa avançada

LXDE Migrando Desktop para Qt

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

LXDE Migrando Desktop para Qt

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 4 de Julho 2013, 22:27

Os desenvolvedores do LXDE estão trabalhando em uma versão de seu desktop baseada em Qt e já conseguiram inclusive efetuar o porte de uma parte significante dos componentes do LXDE para esse framework de interface de usuário escrito em linguagem de programação C++. Enquanto ainda permanece em estado experimental, os desenvolvedores já puderam mostrar um desktop funcional com o painel, o gerenciador de arquivos PCManFM, e um visualizador de imagem funcionando. Vale ressaltar que a maioria dos applets do desktop já funcionam com o painel portado.

O porte par Qt no LXDE já oferece um desktop funcionando. Fonte: LXDE Project.

Mas os usuários do LXDE tradicional nada tem a temer. È importante destacar que mesmo com todo esse avanço na migração para Qt, os desenvolvedores disseram que não interromperiam o desenvolvimento da versão GTK+2 do LXDE e que a versão para Qt é apenas um projeto em paralelo. Porém, encarar uma eventual transição do GTK+2 - que não mais está sendo desenvolvido no projeto upstream - para o GTK+3, parece que o projeto está apostando mesmo em um porte futuro para o Qt. De acordo com os desenvolvedores, o uso de recursos do porte para Qt é comparável com um porte potencial para o GTK+3 (que é a versão corrente do projeto GTK+), e apenas manifesta uma "pequena elevação no uso de memória" em comparação a versão corrente baseada no GTK+2. Entretanto está claro que os mantenedores do projeto preferem substituir o GTK+2 pelo Qt ao invés de ter de mover todo desenvolvimento do LXDE para o GTK+3, e que o porte corrente (e experimental) para Qt pode ser visto como um passo a frente nessa estrada.

O LXDE-Qt, como o porte está sendo chamado, está usando o Qt 4. Devido a algumas alterações de APIs relacionadas ao X11 no Qt 5.0, os desenvolvedores disseram que iriam esperar o recente lançamento da versão Qt 5.1 seja adotada pelas distribuições Linux (pelo menos as principais distribuições Linux). A equipe do LXDE também deseja esperar por possíveis problemas com a substituição iminente pelo Wayland, algo que as equipes tanto do Qt quanto do Wayland têm trabalhado por algum tempo. O plano também é esperar pelos desenvolvedores tanto do GNOME quanto do KDE, na correção de problemas internos com a interação entre o Qt e o servidor de display Wayland antes mesmo de atualizar o LXDE para a versão Qt que trabalha de forma correta junto ao Wayland.

Enquanto o porte do PCManFM possui "a maior parte das funcionalidades" da versão GTK+ e está "praticamente pronta para uso diário", os desenvolvedores disseram que outras partes do desktop baseado em Qt ainda precisa de algum trabalho de desenvolvimento. O código para o LXDE-Qt já está disponível no repositório Git do projeto LXDE, mas os desenvolvedores dizem que o mesmo "ainda não está pronto para uma nova versão estável" e ainda está sob desenvolvimento pesado. Ainda não existe nenhum roadmap para uma versão oficial do LXDE-Qt e ainda não foi decidido se, ou quando, ela irá substituir a versão corrente em GTK+2 desse ambiente de desktop.

Saiba Mais: LXDE previews Qt port of its desktop (em Inglês)

Fonte: Under Linux

nuno_nunes

Re: LXDE Migrando Desktop para Qt

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Julho 2013, 23:18

Em primeiro lugar a minha reação foi completamente de assustado e a temer o pior. No entanto, depois de ler o texto acho que até faz bastante sentido em vários pontos, só não faz num, mas eu explico já.

Em primeiro lugar, é inevitável eles terem de evoluir no tempo e portanto entre escolher GTK3 ou outra coisa qualquer, o trabalho possivelmente será o mesmo, como eles dizem, por isso aceita-se perfeitamente o argumento deles.

Em segundo lugar, o pessoal do LXDE tem feito um trabalho excelente, por isso se tomaram esta decisão acredito que têm bons objetivos já trassados, nem que seja apenas um objetivo de experimentar ver se é boa hipótese (visto que estão a fazer em paralelo).

Em 3º lugar, achei interessante apostarem no QT, por vários motivos. Primeiro porque o QT cada vez ganha mais força, segundo porque o QT terá muito apoio da Canonical a partir de agora, até por exemplo no MIR.

O último ponto é que já não acho tão bom: se querem recriar uma nova interface, porque não juntarem-se ao RazorQT? Para quem não conhece este projeto recomendo uma vista de olhos:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Exploit » Sex, 5 de Julho 2013, 2:06

vai dar asneira..
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 5 de Julho 2013, 14:46

Por acaso há certas equipas que eu tenho confiança e uma delas é o LXDE! Digo apenas que talvez o pessoal do LXDE sofra do mesmo que o pessoal do Elementary, não avança de forma significativa ao longo do tempo, de resto têm feito um excelente trabalho! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 5 de Julho 2013, 20:43

Claudio Novais (04-07-2013, 23:18) escreveu:Em primeiro lugar a minha reação foi completamente de assustado e a temer o pior. No entanto, depois de ler o texto acho que até faz bastante sentido em vários pontos, só não faz num, mas eu explico já.

Em primeiro lugar, é inevitável eles terem de evoluir no tempo e portanto entre escolher GTK3 ou outra coisa qualquer, o trabalho possivelmente será o mesmo, como eles dizem, por isso aceita-se perfeitamente o argumento deles.

Em segundo lugar, o pessoal do LXDE tem feito um trabalho excelente, por isso se tomaram esta decisão acredito que têm bons objetivos já trassados, nem que seja apenas um objetivo de experimentar ver se é boa hipótese (visto que estão a fazer em paralelo).

Em 3º lugar, achei interessante apostarem no QT, por vários motivos. Primeiro porque o QT cada vez ganha mais força, segundo porque o QT terá muito apoio da Canonical a partir de agora, até por exemplo no MIR.

O último ponto é que já não acho tão bom: se querem recriar uma nova interface, porque não juntarem-se ao RazorQT? Para quem não conhece este projeto recomendo uma vista de olhos:

E quem te garante que não estejam a trabalhar em conjunto com o Razor-Qt. Se reparares, o painel é semelhante, mas o LXDE tem uma vantagem, tem um Desktop completo em quase todas as distros importantes, ao passo que o Razor-Qt ainda seja algo de apenas alguns curiosos... Não te esqueças, o Razor-Qt só tem Painel, Desktop, alguns Widgets de exemplo e mais nada. O LXDE, por outro lado, possui Gestor de Ficheiros (base do projecto LXDE, liderado por PCMan), Editor de Texto (Leafpad), Consola (LxTerminal), Painel (LxPanel), Gestor de Processos (LxTask), Gestor de Sessão (LxSession), entre outras ferramentas...

Dado que tinham de reescrever tudo para portar ao Gtk3, acho que fazem bem em mudar para o Qt, até porque o Gtk3 (segundo viram) ia obrigar a reescrever tudo de raiz e com menos funcionalidades do Gtk.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 6 de Julho 2013, 11:52

Ninguém me garante, mas também não me apresentaste uma resposta em concreto que prove isso! ;)

Sobre as aplicações, por terem várias lx* é que refiro que têm feito um bom trabalho. Mas uma migração agora dá muito trabalho, principalmente porque se for a começar um novo projeto dá uma motivação aplicação a aplicação. Agora isto será uma espécie de manutenção, o que na verdade não motiva assim tanto, até pelo contrário.

Sobre o GTK3 ou o QT, fico um pouco triste em ver o gnome a perder força, mas por outro lado fico espectante sobre o que virá do pessoal do LXDE! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Julho 2013, 22:57

Claudio Novais (06-07-2013, 11:52) escreveu:Ninguém me garante, mas também não me apresentaste uma resposta em concreto que prove isso! ;)

Sobre as aplicações, por terem várias lx* é que refiro que têm feito um bom trabalho. Mas uma migração agora dá muito trabalho, principalmente porque se for a começar um novo projeto dá uma motivação aplicação a aplicação. Agora isto será uma espécie de manutenção, o que na verdade não motiva assim tanto, até pelo contrário.

Sobre o GTK3 ou o QT, fico um pouco triste em ver o gnome a perder força, mas por outro lado fico espectante sobre o que virá do pessoal do LXDE! ;)

Apresentei sim, referi que o Painel é o mesmo, personalizaram-no, mas é o mesmo do Razor-Qt.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 8 de Julho 2013, 16:45

Mas isso é como quando usas o Gnome-panel para os teus ambientes personalizados :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 8 de Julho 2013, 21:40

Claudio Novais (08-07-2013, 16:45) escreveu:Mas isso é como quando usas o Gnome-panel para os teus ambientes personalizados :D

Qual Gnome-panel? o.0
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 8 de Julho 2013, 23:49

Não me apetece procurar agora, mas já chegaste a usar o gnome-Panel nas sessões personalizadas! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias