Claudio Novais (06-08-2012, 15:33) escreveu:abdo » Dom Ago 05, 2012 12:41 pm escreveu:Considerando tambem a funcionalidade e facilidade de customização então o LXDE é o máximo.
Gosto tambem do Fluxbox mas facilidade de customização não é o forte dele.
Creio que o que o LXDE precisa é de um Ubuntu-Tweak direcionado para toda a costumização dele. Eu só o experimentei mesmo, não tive a utilizar mais de uma hora, no entanto reparei que há muitos pormenores que é necessário editar ficheiros (pelo menos pelas dicas do Luís Cardoso). Se um dia, que provavelmente está muito para breve, conseguirem ter um gestor para personalização de configurações e instalação fácil de alterações gráficas tudo out-of-the-box, então estaremos perante um sistema extraordinário que só poderá ser ultrapassado pelas excelentes funcionalidades gráficas do KDE.
Minha opinião claro
Mas o LXDE já tem uma aplicação unificada para personalização do Ambiente, dá pelo nome de LxAppearance... Aqui neste artigo apenas me vês a editar um ficheiro à unha, tudo o resto é por meio de ferramentas do LXDE. O único que é feito manualmente é a lista de aplicações de arranque para a sessão do LXDE, nada de mais... (isso de ter de editar à unha, até nos temas, era na altura do Ubuntu 10.04 - aonde isso já vai
![xD xD](./images/smilies/NEO_xD.gif)
LxAppearance
PCManFM
Para estas coisas, o LXDE está à frente do Unity
![xD xD](./images/smilies/NEO_xD.gif)
Aquilo que é preciso andar a editar ficheiros e afins, é porque não tem algo como o Gconf-Editor... Por exemplo, para leres o tema via linha de comando, no Gnome digitas uma opção do gconftools, mas no LXDE abres um ficheiro alojado na Home...