Bem-vindo: Sáb, 3 de Maio 2025, 14:21 Pesquisa avançada

4ª Partição Primária?

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

4ª Partição Primária?

Mensagempor Lucas R. » Dom, 27 de Maio 2012, 16:13

Bom dia,
ontem à noite fui tentar particionar o HD conforme este artigo : http://ubuntued.info/como-particionar-o-disco-para-instalar-o-ubuntu-em-5-minutos
ao fazer exatamente o que o que mostra no tutorial, me deparei com a seguinte mensagem “It is not possible to create more than 4 primary particions”. Dei uma breve olhada em outros artigos e até mesmo aqui no fórum e não encontrei algo parecido.

Imagem

Notei que o Windows criou uma pequena partição “ntfs” intitulado “Reservado pelo sistema” e no tutorial não observei essa pequena partição.
Inicialmente imaginei em dividir a partição /Home e uma “extend particion” e a partir daí criar a “SWAP”, mas como não tenho conhecimento, preferi por esperar alguma sugestão de quem realmente tem experiência.
Gostaria de salientar que o Windows é utilizado pelos meus familiares e eu gostaria de fazer este “dual boot”, mas que o Windows arrancasse automaticamente e não o Ubuntu.
Muito Obrigado. :OK:

Lucas R.

Re: 4ª Partição Primária?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 27 de Maio 2012, 22:58

Lucas R. » 27 Mai 2012, 16:13 escreveu:Bom dia,
ontem à noite fui tentar particionar o HD conforme este artigo : http://ubuntued.info/como-particionar-o-disco-para-instalar-o-ubuntu-em-5-minutos
ao fazer exatamente o que o que mostra no tutorial, me deparei com a seguinte mensagem “It is not possible to create more than 4 primary particions”. Dei uma breve olhada em outros artigos e até mesmo aqui no fórum e não encontrei algo parecido.

Imagem

Notei que o Windows criou uma pequena partição “ntfs” intitulado “Reservado pelo sistema” e no tutorial não observei essa pequena partição.
Inicialmente imaginei em dividir a partição /Home e uma “extend particion” e a partir daí criar a “SWAP”, mas como não tenho conhecimento, preferi por esperar alguma sugestão de quem realmente tem experiência.
Gostaria de salientar que o Windows é utilizado pelos meus familiares e eu gostaria de fazer este “dual boot”, mas que o Windows arrancasse automaticamente e não o Ubuntu.
Muito Obrigado. :OK:

Sim, em princípio é isso que tem de fazer, pois o Windows consome 2 partições primárias, sendo que a "reservada" serve para "acelerar" o Sistema...
Mas em todo o caso, aguarde por mais respostas de pessoal que esteja mais à vontade nesta área!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Lucas R. » Dom, 27 de Maio 2012, 23:21

Humm...,
vamos aguardar então.
Acredito que essa é uma questão para ser acrescentada no tutorial...
Obrigado.

Lucas R.

Mensagempor Henrique1977 » Dom, 24 de Junho 2012, 7:09

Não sei se o autor do tópico ainda está com esta dúvida, mas se ainda estiver eu vou dar o meu pitaco nesse assunto.
Bom, realmente esse sistema de tabela de partições permite até no máximo 4 partições primárias ou senão 3 partições primárias e uma extendida.
Realmente no caso há duas partições do windows, sendo que uma é reservada pelo Sistema e na outra está instalada o sistema.
Então se deve criar apenas mais uma partição primária. Então se fosse eu, eu faria assim:
Criaria uma terceira partição primária, e nessa terceira partição instalaria a raiz do Sistema, ficando na terceira partição a partição /.
Em seguida criaria uma partição extendida, aonde se deveria criar duas partições:
a partição swap
a partição /home
Assim fna partição extendida seriam criadas duas partições: a swap e a /home.
Atenciosamente, Henrique1977.

Henrique1977

Mensagempor abdo » Dom, 24 de Junho 2012, 12:57

Boas Henrique

Neste caso eu optaria diferente, deixava as duas partições primárias que o windows está utilizando e criaria uma partcição extendida com todo o restante do espaço, e nesta partição instalaria o Linux com as partições "/" "swap" e "home", logicamente esta última é opcional, e como o pc será usado por várias pesoas talvez fosse interessante deixar a home na partição "/" e criar uma partição formatada em NTFS para ser acessada pelos dois sistesmas.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Lucas R. » Dom, 24 de Junho 2012, 16:34

Obrigado Henrique1977 e abdo,
ainda era uma dúvida sim, aliás já tinha até desistido, pois andei tentando particionar e tive problemas com a inicialização do Windows. Ao iniciar o Windows, uma tela azul aparecia e um som de "panic" soava, logo após o Windows iniciava em modo de "Recuperação".
Seguindo alguns tutoriais da internet, consegui resolver o problema de inicialização do Windows, mas mesmo assim ele não iniciava automaticamente, sendo que o Ubuntu assim o fazia. Lá fui eu tentar alterar o grub, seguindo é claro sugestões de programas e outros tutorias na internet.
Aconteceu que, nada mais inicializava, nem Windows e nem Ubuntu.
Acabei por formatar o pc e deixar somente o windows.
Se possível, gostaria de sugestões de como fazer essa alteração no grub (pois a divisão agora já sei como fazer), dessa forma, eu tento repetir esse processo nas férias. :D

Muito Obrigado,
Aguardo sugestões e repostas.

Lucas R.

Mensagempor Davysson Silva » Dom, 24 de Junho 2012, 18:10

Uma das primeiras coisas que faço após instalar o sistema é instalar o grub customizer, com ele é fácil gerenciar o grub.
Editado pela última vez por Davysson Silva em Seg, 25 de Junho 2012, 18:22, em um total de 1 vez.
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Junho 2012, 17:51

Olá Davysson Silva,

O GrubCustomizer também já foi anunciado aqui no Ubuntued, veja: 8)
http://ubuntued.info/como-mover-e-remov ... s-do-grub2
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 25 de Junho 2012, 18:24

Claudio Novais » Seg Jun 25, 2012 5:51 pm escreveu:Olá Davysson Silva,

O GrubCustomizer também já foi anunciado aqui no Ubuntued, veja: 8)
http://ubuntued.info/como-mover-e-remov ... s-do-grub2

Nem lembrava mais, mas já que existe no ubuntued então vou alterar o link. :D
Davysson Silva

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 23 de Julho 2012, 1:22

Um disco só pode ter 4 partições primaria

Eu tenho no linux a partição / e a swap e algumas para windows :)
nuno_nunes

Voltar para Instalação do Ubuntu