Olá Bruno,
Há aqui várias coisas que devem ser ditas por isso vou fracionar a minha resposta. Ah, outra coisa, a minha resposta vai ser rápida, portanto se depois você ficar ainda com dúvidas volte a perguntar que mais tarde eu detalho mais ainda a resposta!
Para começar, relativamente a esta imagem, reparei que tem 50GB para a raiz, ou seja, praticamente para os programas que vai instalar. Bem, eu acho este valor gigantesco e apenas poderá ser necessário num dia que você tenha o steam instalado e jogos bem pesados. Caso contrário, não precisa nem de metade desse tamanho. Eu por exemplo tenho 16GB apenas por precaução! Pois nunca passei dos 11GB de espaço ocupado e tenha em conta que eu instalo muitas coisas para mostrar no Ubuntued. Por isso, a não ser que esteja já a pensar no steam e jogos pesados, creio que 15GB para a raiz são mais que suficientes.
Analisando a RAM, na teoria você precisa do dobro do espaço reservado para a SWAP. Queria isto dizer que você precisaria de 8GB para a sua SWAP. Eu acho este valor um exagero e creio que num computador já com 4GB de swap em poucas situações será precisa uma SWAP tão grande. Que situações? Bem, renderização 3D (Blender), manipulação de vídeos e talvez jogos sejam fatores que possam alterar esta minha ideia. Mas a minha sugestão é apenas ter 5GB para que possa utilizar as primitivas de hibernação (quando hiberna toda a RAM é passada para a SWAP, portanto deve ter pelo menos o tamanho da RAM para que possa fazer isso).
BrunoDM (18-09-2012, 22:28) escreveu:E depois,fiquei com uma duvida, pois dizem para deixar o /home com o resto do disco, pois se precisar formatar/atualizar só sera apagada a raiz.
Exatamente! Esta forma de ter o ubuntu é a ideal para se poder instalar o Ubuntu sem ter de fazer backups dos dados. Eu escrevi um artigo há já algum tempo sobre isso e recomendo que dê uma vista de olhos nele:
Mas tenha em atenção que para fazer isto, precisa de instalar o Ubuntu manualmente. Ou seja, para apagar só a raiz deve explicitamente dizer para fazer isso. Neste artigo do link acima é explicado tudo isso.
É por este e por muitos outros motivos que eu digo que o Ubuntu é bem mais organizado que o Windows. Aqui o Ubuntu ao instalar um programa instala-o em locais específicos que normalmente ficam na raiz (não na /home) e as configurações desse programa ficam na sua pasta pessoal. Assim pode haver vários utilizadores no mesmo computador com as suas definições pessoais sem que nenhum utilizador saiba quais são as definições de outro. Isto é particularmente importante para segurança e privacidade, mas é importante para organização dos dados.
Em suma, creio que com este parágrafo já o fez entender o que acontece, mas explico: os programas quando você os instala ficam na raiz. As configurações ficam na sua pasta pessoal, portanto quando você vê as pastas na Pasta PEssoal, elas só têm configurações e nada mais dos programas. Portanto quando você formata o computador, se se instalar os mesmo programas e manter a sua home, vai ter os programas exatamente com as mesmas configuraçoes. Eu por exemplo quando formato o Ubuntu tenho logo o Firefox com os mesmos favoritos, histórico e inclusive as mesmas abas abertas!
BrunoDM (18-09-2012, 22:28) escreveu:Se for preciso formatar a raiz, os programas instalados vão sumir, mas as pastas criadas na pasta pessoal também somem ? ou depois da instalação tem que deletar tudo ?
Ao formatar o Ubuntu e instalar de novo, precisa de instalar os programas de novo, pois apagou todos os programas ao apagar a Raiz. As configurações como estavam na /home mantêm-se. Portanto ao instalar o Ubuntu, depois precisa de instalar os programas. Assim que abrir os programas eles leem logo as configurações antigas que estão na home.
BrunoDM (18-09-2012, 22:28) escreveu:Outra duvida é: se por um acaso eu quiser voltar pro windows, sem perde os dados.
Teria como eu apagar somente a partição SWAP e a Raiz, e instalar o windows nesse espaço de 50Gb ? o Windows reconheceria essa extençao EXT4 ?
Poderia apagar essas partições, mas fica sem o Ubuntu, claro!
Sobre ter acesso ao ext4, precisa de ter uma aplicação extra que instala no Windows. Agora não me recordo do nome mas isso é fácil de encontrar no Google!
Atenção pode ter sempre os dois SOs, o Windows e o Ubuntu em dual Boot e na mesma com todas estas partições. Veja este artigo para fazer uma boa estruturação do disco: