Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 23:30 Pesquisa avançada

Duvidas com Aplicativos de Personalização

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Duvidas com Aplicativos de Personalização

Mensagempor italoayres » Qui, 29 de Novembro 2012, 3:32

Olá, recentemente comecei a personalização do meu Ubuntu 12.04, seguindo alguma dicas do site. Estou usando agora o Gnome-Shell e instalei algumas extensões e temas para testar e gostei muito da facilidade e nível de fácil personalização que ele proporciona. Então tive uma duvida simples, como modificar o formato padrão de áreas de trabalho posicionadas verticalmente para o formato do Unity, onde elas estão em forma de quadrado.

Vasculhando o site me encontrei perdido entre as opções de programas de personalização (gConf, dConf, ubuntu-Tweak, Gnome Tweak Tool, Advanced Settings). E já que minha primeira experiencia com o Compiz não foi muito agradavel, preferi não começar a modificar sem antes pedir conselhos.
"Go to work. Get married. Have some kids.
Pay your taxes. Pay your bills. Watch your TV.
Follow fashion. Act normal. Obey the Law.
And repeat after me: I AM FREE"
italoayres

Re: Duvidas com Aplicativos de Personalização

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 29 de Novembro 2012, 3:53

acho que no gnome-shell não dá.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 29 de Novembro 2012, 20:34

Olá italoayres,

Realmente existe muitas aplicações, algumas com diversos fins outras que fazem o mesmo. Realmente para novos utilizadores isso torna-se confuso.

Bom, sobre as definições do Gnome-Shell, elas são praticamente independentes do Unity. Há poucas coisas em comum, talvez pouco mais que o tema GTK, ícones e wallpaper. De resto as opções não são as mesmas.

Por exemplo, relativamente a esta sua dúvida sobre as áreas de trabalho, no caso do Gnome-shell elas são criadas dinamicamente em linha, o que significa que dificilmente você conseguirá ter um quadrado de áreas de trabalho (só se existir uma extensão para isso mas não conheço). Algo que eu dou bastante valor, por acaso! Já no caso do Unity, ele como pertence ao Compiz tem as suas funcionalidades agrupadas no Sistema de configuração do Compiz. E lá possível sim, definir as áreas de trabalho em quadrado ou linha. Mas atenção é possível pois o número de áreas de trabalho é estático ao contrário do Gnome-Shell.

Bom, quanto a aplicativos de personalização, no ubuntu existe o Sistema de configuração do Compiz, existe o Ubuntu-Tweak. E depois existe os que você referiu, que são já opções mais baixo nível.

Quando ao gnome-shell, ele é essencialmente alterável através do Gnome-Tweak-Tool e através de extensões.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qui, 29 de Novembro 2012, 22:27

italoayres (29-11-2012, 2:32) escreveu:Olá, recentemente comecei a personalização do meu Ubuntu 12.04, seguindo alguma dicas do site. Estou usando agora o Gnome-Shell e instalei algumas extensões e temas para testar e gostei muito da facilidade e nível de fácil personalização que ele proporciona. Então tive uma duvida simples, como modificar o formato padrão de áreas de trabalho posicionadas verticalmente para o formato do Unity, onde elas estão em forma de quadrado.

No gnome-shell as áreas de trabalho estão disponíveis somente no modo overview, não influenciando na Área de trabalho principal "afinal alguém usou a cabeça e pensou que aquilo era para ficar livre para trabalhar" você pode alternar entre elas com.

CTRL+ALT+seta para cima e CTRL+ALT+seta para baixo

No gnome-shell por padrão sempre vai existir uma área de trabalho livre, a não ser que você defina para não utilizar os espaços dinâmicos no gnome-tweak-tool->shell->Espaços de trabalho dinâmicos.
    Você pode mover aplicações entre as áreas facilmente com estas teclas.
    CTRL+ALT+SHIFT+seta para cima e CTRL+ALT+SHIFT+seta para baixo.

Dê uma olhada na ajuda do Ambiente quem tem muitas dicas úteis para você tirar melhor proveito do Ambiente de Trabalho.

¹Tecle Super e digite ajuda isto vai lançar o overview já digitando seu texto.

¹Super= Tecla com o logotipo do Windows
      Xterminator

Mensagempor wisen » Sex, 30 de Novembro 2012, 0:09

Olá, essa semana resolvi reinstalar todo o ubuntu devido a bagunça que tinha feito. Muitos desktops, programas e um monte de erros.
      Reinstalei o ubuntu e fui personalizar.
      Instalei o ubuntu tweak, o CCSM e o cairo-dock com (Opengl). Depois tive que instalar os plugins do compiz pra poder colocar o efeito que eu buscava, o da tela gelatinosa entre outros.
      É mas ai começa o problema e a tela fica assim:

Imagem

Não sei se repararam mas não da para aplicar nenhuma mudança pois não da para selecionar o quadradinho das opções.
      Percebi que poderia ser minha placa de video e instalei a nouveau pra minha nvidia já que a padrão pra geforce 9300M GS estava a causar travamentos também.
      E funcionou de certo modo, consegui por o efeito da tela gelatinosa e qualquer outro tambem podia selecionar.
      No entanto quando fui ativar outros plugins em preferências/lista de plugins.
      Voltou a não poder aplicar-las.
      E para piorar de tanto mexer eu sumi com a barra de menu e do unity e não consegui voltar-las.
      Então eu resetei o compiz ao estado padrão e agora quero por os efeitos de novo e nada que eu faça ou refaça deixa eu aplicar os efeitos.
      Sistema Operativo: Ubuntu 12.10
      Imagem
      wisen

Mensagempor italoayres » Sex, 30 de Novembro 2012, 1:39

Queria muito testar todas essas funcionalidades do Compiz, mas como já tive problemas parecidos com o do Wisen prefiro não arriscar a mexer nos itens que eu não conheço. Por enquanto estou alternando entre o Unity e o Gnome-Shell buscando a melhor opção para desempenho, produtividade e personalização.
      Achei o esquema de extensões do Gnome muito atraente e de fácil utilização mas não sei se gostei do formato do bash.. D:
      Já o Unity é o que eu sempre utilizei então já estou bem acostumado, instalei alguns temas pra testar e agora estou usando o Feince (que encontrei aqui no Ubuntued).
      italoayres

Mensagempor italoayres » Sex, 30 de Novembro 2012, 21:24

Minha ultima tentativa de personalização foi com o Emerald, fiquei muito fascinado com os videos demostrando os temas e quis testa-lo. Não consegui instalar seguindo o tutorial do Ubuntued mas consegui por outro que foi passado em um dos tópicos sobre o Emerald. Baixei alguns temas no Compiz Community mas quando fui testa-los apenas um funcionou, os outros faziam a barra de opções desaparecer, e na verdade ainda não consegui restaura-la. Vi que esse problema era bem comentado no tópico sobre o Emerald. Alguma dica?
      italoayres

Mensagempor wisen » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 0:29

É italoayres, minhas dúvidas com essas incompatibilidades tiveram que ser sanadas a base da pesquisa 'alone' mesmo.
      Nunca fui de ficar entrando em fórum pra mais do que sanar duvidas sendo auto-didata. Esse é o primeiro fórum que cadastro com objetivo de tentar aprender, também com ajuda de quem tem mais conhecimento sobre.

Felizmente algumas coisas se resolveram quando eu instalei o xubuntu-desktop e personalizei com o tutorial do haystem.
      No entanto mesmo com usuários diferentes pra cada desktop, os efeitos aplicados no compiz do xfce apareceram somente no unity, que por um lado resolveu o problema de não conseguir por este efeito no unity.

Não sei o que vem a causar isso, mais é bem verdade que deve ter uma solução que foge do meu conhecimento. Mas como o tempo eu chego lá, sou persistente!
      Daqui alguns tempo pretendo poder tirar as dúvidas de alguém ao invés de apenas as minhas.
      Imagem
      wisen

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Dezembro 2012, 1:33

@wisen, isso das configurações do Compiz funcionarem num ambiente e noutro não provavelmente tem a ver com perfis. Creio que o Unity tem o perfil e tudo o resto tem outro perfil, mas não sei muito sobre este assunto. O Luís Cardoso neste aspeto sabe bem mais que ele, por isso aguarde até ele ver isto.

@italoayres, o artigo do Ubuntued creio que já é para artigos bem antigos, por isso é que provavelmente não funcionou. Sobre problemas do Emerald, sinceramente na minha opinião, não aposte muito nele. Ele sempre deu alguns problems e o pior é que já foi descontinuado há muito. Não sei se voltaram, mas ele foi descontinuado há um bom tempo, com objetivos de trabalharem numa segunda fase, através do Wayland.

Por acaso não sei como as coisas estão atualmente, mas que pelo menos houve uma pausa houve e esse sistema sempre foi um pouco instável e portanto não recomendo muito.
      Claudio Novais
      Editor do Ubuntued

Mensagempor wisen » Dom, 2 de Dezembro 2012, 5:48

Obrigado Claudio mas acabei por desinstalar o CCSM e plugins porque apesar de eu querer por alguns efeitos obtidos lá. Ele me trouxe mais dor de cabeça do que alegria.
      Eram constantes engasgo e janelas sobrepostas piscando, entre outras coisas chatinhas.
      Desisti do compiz, pelo menos por enquanto esse unity não melhorar.
      Será que tem outro programa que adiciona bons efeitos pro unity sem ser o compiz, se tiver por favor me falem.
      Imagem
      wisen

Próximo

Voltar para Questões gerais