Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 3:49 Pesquisa avançada

Persona beta 2: o sistema de login unificado da Mozilla

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Persona beta 2: o sistema de login unificado da Mozilla

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 10 de Abril 2013, 16:40

Há algum tempo a Mozilla vem desenvolvendo uma proposta de login unificado para sites que lembra o OpenID, mas tenta ser superior em alguns aspectos técnicos. O Persona, nome do projeto que não tem nada a ver com o Firefox Personas, chegou ao segundo beta.

Entre os sites que apoiam e usam o Persona estão Born This Way Foundation, Firebase e a Eclipse Foundation. O beta recém publicado também tem melhorias de desepenho, tendo sido bastante otimizado.

Anteriormente era usado um e-mail e senha para o login. No novo beta há o projeto "Big Tent", que permite que qualquer provedor de e-mail se torne um autenticador. Por enquanto o único funcional é o Yahoo.com. Os usuários podem fazer login no site de testes 123done.org com um e-mail do Yahoo. Um link é enviado para o e-mail, etapa que pode ser pulada dependendo da implementação.

A médio e longo prazo a Mozilla espera que todos os grandes provedores de e-mail adotem o projeto. O vídeo abaixo dá uma ideia de como ele será:

A proposta fundamental é eliminar a digitação da senha em alguns casos, facilitando o login em vários sites com uma mesma credencial. Algo típico da web: multiplataforma e preparado para o mundo mobile. Ele fará parte do Firefox OS, mas funciona em todos os dispositivos.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Persona beta 2: o sistema de login unificado da Mozilla

Mensagempor abdo » Qua, 10 de Abril 2013, 19:51

Boas Claudio

Pode colocar o forum para aceitar então o persona
eu já estou cadastrado lá.

Utilidade por enquanto é zer, mas como espero comprar um FirefoxOS assim que lançarem, quem sabe então...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 10 de Abril 2013, 19:53

Não me parece haver nada ainda para o phpbb para isso. Por isso não me parece que eu vá implementar isso Abdo :roll: Antes preferia deixar o phpbb e fazer o meu próprio forum :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor abdo » Qui, 11 de Abril 2013, 12:03

Boas Claudio

Muita coragem...
Só para customizar o forum e mante-lo já deve te dar uma boa mão de obra, penso então como seria escrever o forum inteiro e mante-lo...

Lembro quevocê teve uma boa dose de trabalho extra quando hackearam o forum a um tempinho atras.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 11 de Abril 2013, 12:20

verdade Abdo, mas se eu fizesse isso, que já me passou várias vezes pela cabeça, usaria rails. Há muita coisa feita. O problema disso é a base de dados, pelo menos dos utilizadores, seria dificilmente recuperável. Ou melhor até seria capaz de conseguir, mas o trabalho era grande e acho que as senhas teriam de ser obrigatoriamente todas recuperadas por cada utilizador.

Em todo o caso, já me passou várias vezes pela cabeça isso, e faria uma base de dados normal e este forum ficaria num sub-domínio a indicar que estava obsoleto. Apenas para quem viesse do Google buscar soluções que existe pelo fórum.

Mas lá está, provavelmente demoraria um mês a fazer isso. E diga-se de passagem que é muito tempo, a minha vida não é só UBuntued e o pior é que ao estar a trabalhar nisso provavelmente até o Ubuntued teria de estar parado para me dedicar a 100%. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais