Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 11:52 Pesquisa avançada

Novidades mundiais do Firefox OS (Alcatel One Touch Fire)

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Novidades mundiais do Firefox OS (Alcatel One Touch Fire)

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 22 de Setembro 2013, 2:02

Enquanto os brasileiros continuam na espera do lançamento oficial, diversos países já possuem smartphones com FirefoxOS de fábrica, o próximo da lista é a Alemanha, que receberá o Alcatel One Touch Fire.

Para quem acha os dispositivos da ZTE e Alcatel muito básicos em relação ao hardware, pode optar por um Sony Xperia U, com uma ROM não oficial, mas que pode servir para incentivar a fabricante a oferecer esse modelo também com FFOS.

O brasileiro Andre Garzia, lançou um livro digital sobre como programar para o sistema da Mozilla, o FirefoxOS e também agendou um devCast que será transmitido via youtube (usando o Hangout on air) no dia 10/9 ensinando todo o processo de desenvolvimento. Para quem já conhece as tecnologias da web (HTML5, CSS3 e JS) com certeza tirará muito proveito desse devCast.

Vídeo demonstrativo:

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Novidades mundiais do Firefox OS (Alcatel One Touch Fire

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 22 de Setembro 2013, 11:46

wow, será que dá para implementar nos anteriores modelos One Touch da Alcatel? Se der, adeus Android... olá Firefox OS xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 22 de Setembro 2013, 23:20

Por acaso também tenho um Alcatel e se me garantissem que funcionava eu migrava! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 23 de Setembro 2013, 12:07

Agora só falta fazer roms compatíveis com os telemoveis fracos que utilizam android :) eu tenho um zte
nuno_nunes

Mensagempor Carlos Carvalho » Seg, 23 de Setembro 2013, 14:06

Boa tarde ,

Muito lento , com muito lag , o ecrã capacitivo também não me pareceu nada bom , detestei a funcionalidade a la IOS com um único botão , depois as APPS ? ... para quê que eu quero um smartphone que não tenha APPS disponíveis , vejam que esta questão não é de menosprezar a Microsoft não consegue impor-se no mercado móvel muito por culpa da falta de APPS e de uma loja consistente.

Mesmo que as APPS do Android sejam compatíveis como está a fazer a Blackberry a verdade é que este sistema não nos trás nada de novo .

Cumprimentos

Carlos Carvalho

Mensagempor hailton » Seg, 23 de Setembro 2013, 16:33

Uma das grandes vantagens da Mozilla FirefoxOS é ser um sistema totalmente open-source. :rox:

Editado Posso colocar outras vantagens: smartphones com custo baixo, direcionado ao acesso a internet e serviços na nuvem, sistema leve com maior autonomia de bateria, aparelhos com vida útil maior que os concorrentes (será?).
Editado pela última vez por hailton em Ter, 24 de Setembro 2013, 0:30, em um total de 2 vezes.

hailton

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 23 de Setembro 2013, 17:13

Alguem sabe se é possivel desenvolver no firefoxOS com alguma linguagem mais baixo nivel? Algo como o NDK do android. Gosto muito de javascript mas pra desenvolver uma aplicação que precisa de performance em html5 e ainda mais com hardware de baixo custo não me parece uma opção viável. :|
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 23 de Setembro 2013, 17:19

@Davysson, creio que isso é apenas uma questão de melhorar essa compatibilidade, repare que o JS devia ser uma linguagem como outra qualquer, aliás ao nível de funcionamento (~compilação) é similar ao Python.

Sobre a questão de falta de aplicações, sim, é verdade, mas também é um sistema tremendamente novo. Para além disso, o facto de ser em HTML faz dele um sistema com um enorme potencial. Basta até ver qual é a convergência que tem havido na área de aplicações móveis, onde começa-se a querer frameworks que compilem para os vários sistemas móveis. Uma das maneiras mais objetivas de se chegar a este fim são as aplicaões HTML, por isso, creio que o firefoxOS está sem dúvida num bom caminho.

A questão do fraco hardware e até do botão único, concordo. No entanto, temos de ter em conta que o FirefoxOS tem um grande objetivo de ser comunitário, de ser algo funcional e ao mesmo tempo barato para alcançar os mais desfavorecidos.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Carlos Carvalho » Seg, 23 de Setembro 2013, 17:32

Boa tarde Cláudio ,

Não acredito que os preços sejam mais baixos que os Androids de baixa gama que são vendidos abaixo dos 100 € e até alguns que estão posicionados entre os 100/150€ , eu nunca aconselharia ninguém a comprar este tipo de dispositivos com Android e provavelmente pelas mesmas razões com o FirefoxOS , o grande problema desses dispositivos é a pouca memória rom que eles trazem que dá para instalar meia dúzia de aplicações e depois temos de andar a gerir o espaço muitas vezes apagando fotos ou outras aplicações , a não ser que seja possível no FirefoxOS alojar aplicações em dispositivos que suportem a expansão via SDCARD , isso já seria uma vantagem em relação ao Android .

Atenção que eu acho muito bem que todos tenhamos escolha a Mozilla foundation merece-me todo o meu apoio , eu uso muito os produtos da mozilla e sei que é open-source , mas o código do Android também está aberto daí a facilidade das roms feitas pela comunidade não vejo que seja por aí que se deve ou não apoiar um SO .

Cumprimentos

Carlos Carvalho

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 23 de Setembro 2013, 20:07

O problema dessas roms feitas pela comunidade é que não têm drivers adequadas na maioria dos modelos de smartphones e o problema é que essas roms infringem as regras das garantias.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais