Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 1:16 Pesquisa avançada

Google anuncia o fim do Google Reader

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Google anuncia o fim do Google Reader

Mensagempor samuelmesq » Qui, 14 de Março 2013, 6:12

.
Após algum tempo sem trazer qualquer novidade para o produto, o Google anunciou que irá descontinuar o desenvolvimento do Google Reader, sua ferramenta online e gratuita que funcionava como leitor de feeds (RSS).

“Existem duas razões simples para isso: uso do Google Reader diminuiu, e como uma empresa, temos que derramar nossa energia em menos produtos”, explicou Alan Green, Engenheiro de Software.

O buscador informou ainda que o Google Reader ficará no ar até 01 de julho, antes do desligamento definitivo. “Se você quiser obter seus dados, incluindo assinaturas, você pode baixá-lo através do Google Takeout“.

Atualização: O Google também anunciou o desligamento de outros produtos: Apps Script, CalDAV API, Google Building Maker, Google Cloud Connect, Google Voice App for Blackberry, Search API for Shopping e Snapseed Desktop para Macintosh e Windows.

Leia mais em: http://googlediscovery.com/2013/03/13/g ... le-reader/
samuelmesq

Re: Google anuncia o fim do Google Reader

Mensagempor Rilson » Qui, 14 de Março 2013, 7:50

Uso diariamente, essa doeu!

Rilson

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 14 de Março 2013, 14:55

Google enfrenta protestos por acabar com o Google Reader

A Google anunciou na quarta-feira que pretende acabar com vários serviços que presta aos utilizadores, entre os quais o Google Reader, uma aplicação web que permite organizar e ler feeds RSS. Esta decisão está a gerar uma onda de protestos a nível mundial com milhares de utilizadores a pedirem à empresa norte-americana que volte atrás na decisão.

A insatisfação é tanta que milhares de utilizadores deste serviço assinaram petições para evitar que a Google avance com a decisão de pôr fim ao Google Reader, através do qual se pode acompanhar de uma forma ordenada a publicação de conteúdo nos sites preferidos dos utilizadores, desde que esses sites utilizem o RSS.

"Mostrem-nos que se preocupam. Não matem o Google Reader", lê-se numa das petições que já contam com mais de 30 mil subscritores. “Apesar de ter utilizadores leais, a utilização [do Google Reader] caiu com o passar dos anos”, justifica, por seu lado, a empresa, numa nota publicada no blogue oficial.

No lançamento deste serviço, a Google disse que "a quantidade de informação na Internet está a aumentar rapidamente", por isso este serviço permitia que, "em vez de procurarem constantemente os sites preferidos por actualizações, [os utilizadores] podem deixar que o Google Reader o faça".

A Google quer acabar com este serviço a 1 de Julho, por isso aconselha os utilizadores actuais a transferir toda a informação que tenham armazenada para o Google Takeout – uma espécie de armazém de tudo o que temos guardado na conta da Google que permite o download para o computador.

O Google Reader existe desde 2005 e permite ao utilizador agregar subscrições de sites num único leitor de feeds (RSS). O RSS é um formato que funciona como uma ferramenta para sindicar conteúdos publicados online.

Fonte: Publico

O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 14 de Março 2013, 15:08

@samuelmesq, vou acrescentar uma imagem à sua notícia para mandar para as redes sociais. Espero que não haja problema!

Sobre a minha opinião, fiquei extremamente triste quando vi esta notícia :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor samuelmesq » Qui, 14 de Março 2013, 15:48

Obrigado Claudio, queria mesmo acrescentar uma imagem.

Assim como muitos disseram, eu utilizo mais o Google Reader do que o Gmail. Quando eu entrei no reader, eu vi isso:

Imagem
samuelmesq

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 14 de Março 2013, 15:54

E o pior é que apesar das pessoas estarem a pedir para eles não cancelarem, aposto que vão mesmo cancelar.

O mesmo aconteceu com alguns outros serviços. Eles estão a fazer isto para obrigar as pessoas a ir para as redes sociais, que é quase a mesma coisa para quem segue as páginas dos serviços que temos adicionados ao Google Reader. Mas esse "quase" ainda tem muita diferença!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor leandrolopes » Qui, 14 de Março 2013, 16:42

Simplesmente sem entender! Como o Google afirma que o Reader tem poucos usuários se os usuários tem feito muitas manifestações e abaixo-assinado para não cancelaram o serviço. #sementender

Acredito que deva ser uma forma do Google jogar, empurrar forçadamente esses usuários para o Google+.
#embuscadeumleitordefeed

:facepalm2:

leandrolopes

Mensagempor Bitetti » Qui, 14 de Março 2013, 17:08

Acho q eles estão mesmo é querendo favorecer o plus. Eu mesmo não uso ele, mas quando entro no blogger sempre dou uma olhadinha nos feeds vindos dele.
Bitetti

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qui, 14 de Março 2013, 18:31

Isto deixou-me perplexo. O que me está a querer parecer, é que a malta da Google quer levar, á base da força, o pessoal para o Google +. Estou a considerar, seriamente, abandonar o Gmail, como forma de protesto.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 14 de Março 2013, 19:46

Bom, eu não tenho qualquer problema, por mim podia acabar já amanhã, pois uso o sistema de RSS do Thunderbird ou então do Liferea.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias Gerais