A companhia espanhola acompanhará o próximo lançamento deste produto além da Espanha, a partir das próximas semanas com lançamentos na Colômbia e Venezuela. "Nós acreditamos que smartphones precisam ser mais abertos e que a web é a plataforma para tornar isso possível", disse Luis Miguel Gilpérez, CEO da Telefónica España, que adicionou: "Esse primeiro dispositivo web aberto marca um avanço significativo no que é possível fazer. Esse é apenas o início já que planejamos trazer uma grande variedade de dispositivos Firefox OS para nossos consumidores".
O Firefox OS está presente para garantir sua abertura por ser completamente baseado em tecnologias HTML5. Todo o ambiente do telefone é construído utilizando HTML5, CSS e JavaScript, de tal forma que não existem aplicações nativas no dispositivo, com exceção do Tizen. Aplicações para dispositivos Firefox OS também são construídas como código HTML5 empacotado com ativos e recursos que podem estar localmente ou a disposição para download na web se assim for necessário.
Espera-se que a Deutsche Telekom lance seu primeiro telefone com Firefox OS, o Alcatel One Touch Fire, no mercado Europeu muito em breve. O dispositivo da Alcatel possui especificações similares ao ZTE Open. Os dispositivos Firefox OS irão competir num mercado de baixo custo, similar ou de especificações ligeiramente altas em relação aos smartphones embarcados com o sistema operacional do Google, que já está presente em um grande número de mercados nos meses recentes. A Mozilla espera que seus parceiros de conteúdo, incluindo TMZ, AOL, Huffington Post, The Weather Channel e demais como aplicações para Facebook, Airbnb, Twitter e SoundCloud, poderão ajudar a desenvolver um ecossistema em um ambiente competitivo. A Mozilla também destaca a capacidade de busca no Firefox OS que dará ao cliente "uma nova e customizada experiência de telefone para o cliente, baseada em suas necessidades de forma instantânea".
Já estava mais do que na hora de aparecer um concorrente a altura do Android, que fosse verdadeiramente aberto. Para quem não sabe, o sistema operacional Android possui como especificação aberta apenas um kernel Linux modificado. As demais camadas da "cebola" que compõe o Android são fechadas e devidamente registradas (e patenteadas) como proprietário.
Saiba Mais: Firefox OS phones arrive in Spain (em Inglês)