De uma maneira geral efetuei alguns ajustes como a atualização do meu Kernel e a instalação do Conky para dar um toque especial ao ambiente.
Desempenho:
- Inicialmente fiquei bastante surpreso com o desempenho e tiveram pocas vezes que precisei reiniciar o X, mais abaixo conto o que me forçou a isto;
- Normalmente meu top fica com um consumo de ~30% de processamento e ~900mb de Ram, um valor bem alto em relação ao meu BackTrack, no entanto os recursos visuais são impressionantes;
Usabilidade:
- De maneira geral a interface oferece recursos bem interessantes como a possibilidade de alternar janelas com um simples toque do mouse no canto superior esquerdo, o que inicialmente me pareceu um tanto chato, hoje é para mim imprescindível e agiliza bastante meu trabalho, me isentando totalmente do alt+tab.
- A troca fácil de desktop com um único click no canto esquerdo inferior também é muito produtiva, além disso o Deck inferior comuniza as janelas independentemente de seu desktop, desta forma é possível alternar entre eles de maneira instantânea;
Coisas que não utilizei ou utilizei poucas vezes:
- O PearLinux oferece uma porção de ferramentas que servem para facilitar ao usuário a instalação de atualizações, ou até mesmo Wizard's para inclusão de repositórios ppa, no entanto confesso que não utilizei deles nenhuma vez, até porque me é tão automatico recorrer ao console que estes me pareceram redundantes, no entanto minha esposa afirma que são bem práticos.
- O tal do CleanMyPear me pareceu bem legal, pois agiliza a limpeza de coisas comuns;
O que não funcionou:
- O VMWare Player instalou corretamente e tudo mais, só que na hora de subir a máquina virtual, Hummmm!!!! ferrou tudo, o pc travou o x de uma maneira drástica. De uma forma geral esta é a única coisa que tive problemas até então;
- Eu tenho o hábito de subir dois X's, mantendo um para mim e outro para minha esposa, assim logo que um sai do micro por algum motivo o outro alterno entre as inicializações, no entanto foram poucas vezes mais aconteceu, o ambiente travou quando pressionei Ctrl + Alt + F1 ou F2, e olha que travou mesmo, não dava para fazer nada e foi preciso reiniciar;
Coisas que gostei:
- O Player de música OnAir, me pareceu muito bom, principalmente em relação a seu desempenho...
Sou um amante do moc justamente a seu baixo desempenho, no entanto não é muito visual e pode parecer complexo ao usuário doméstico, no entanto o OnAir é bem simples e seu desempenho me pareceu razoável em relação a outros com interface gráfica que testei;
- Outra coisa que também me agradou muito foi o fato do deck inferior não travar nunca, e olha que abusei dele... em outras distribuições até chegue a instalar alguns plugins de deck mais não obtive muito desempenho, já no PearLinux eu realmente não posso me queixar
Considerações gerais:
De maneira geral o PearLinux me pareceu muito bom, com bom desempenho e excelente para uso doméstico. Também achei os recursos da interface muito mais práticos do que os oferecidos pelo Unity (Odeio quando a barra lateral do Unity não responde rápido ao mouse).
Eu recomendaria este sistema a uso doméstico e posso afirmar que o usuário não terá nenhuma dificuldade.
Eu sou desenvolvedor e utilizo de aplicações que consomem muita memória como o eclipse e o Workbenck, no entanto estes também funcionaram de maneira maravilhosa, e não tive nenhum momento de raiva por conta de desempenho ou pelo fato de algo não ter funcionado como esperado.
Amigos, boa sorte!!!!