LibreOffice no ElementaryOS Luna

Apesar da versão do ElementaryOS Luna atual ainda estar em desenvolvimento, ela está a ser adotada por muitos utilizadores. Muitos utilizadores já instalaram o ElementaryOS e estão satisfeitos, no entanto, muitos utilizadores podem estar sentindo falta de algo que possam considerar importante: uma suite office. A suite office é um grupo de aplicativos que fazem parte de uma mesma família e que geralmente estão instalados nos computadores (no Ubuntu, eles já são instados automaticamente por padrão) e que são compostos por um editor de texto, um editor de apresentações, uma folha de cálculo (gerenciador de planilhas) e outros aplicativos.

O LibreOffice é uma alternativa open-source para o líder de mercado (Ms Office) e pode ser instalado gratuitamente em qualquer computador – tanto com Linux, Windows ou Mac. Pensando nisso, o Ubuntued trás um artigo simples, porém, muito útil: um artigo que explica como instalar o LibreOffice no elementary OS Luna.

 

Versão básica

Se você é um usuário de pacotes office que não precisa de um aplicativo para desenhos e logotipos, fórmulas científicas e banco de dados, você deve seguir este tutorial.

Assim,  clique no botão Aplicativos, e abra a Central de Programas.

Central de Programas no ElementaryOS

Procure por LibreOffice na busca.

A procurar pelo LibreOffice no ElementaryOS

Os aplicativos que você irá instalar são: LibreOffice Impress (que cria e edita apresentações de slides), LibreOffice Calc (gerenciador de planilhas) e o LibreOffice Writer (o editor de textos).

A instalação é simples: selecione o aplicativo e clique no botão Instalar ao lado. Depois disto, a Central de Programas pedirá sua senha. Digite-a e pronto. A instalação começará.

Digite a senha para continuar a instalação

Você pode colocar os outros dois aplicativos para instalar simultâneamente. Para acompanhar a instalação, clique no botão “Progresso”.

Instalando os aplicativos do LibreOffice

 

Versão completa

Você também pode instalar toda a suíte LibreOffice em apenas um clique. Ao invés de selecionar os três aplicativos acima, selecione o aplicativo “LibreOffice” que contém a suite inteira. Clique em Instalar e aguarde a instalação completar.

A instalar toda a suite LibreOffice

Se já tinha instalado versão básica, não problemas em instalar agora a suite completa! Aliás, o ElementaryOS irá apenas instalar o que falta!

Depois da instalação destes pacotes, o seu elementary OS Luna terá uma suite office para abrir seus documentos.

 

Integração do LibreOffice com o elementary OS Luna

O elementary OS Luna usa e abusa do GTK3. Porém o LibreOffice, por padrão, não vem com esta interface ativa. Para isto, é necessário instalar um pacote adicional. Este pacote já está disponível no repositório padrão do elementary OS Luna.

Assim após a instalação da suite office, você precisará instalar um outro pacote: o libreoffice-gtk. A instalação também é muito simples e feita pela Central de programas, bastando procurar pelo pacote “libreoffice-gtk” tal como se mostra na imagem abaixo:

A instalar um pacote que melhora a integração do LIbreOffice no eOS

No final, o ElementaryOS irá apresentar uma interface bastante mais moderna e integrada no visual do ElementaryOS. Veja a diferença nas duas imagens abaixo, em que na imagem da esquerda se mostra o libreOffice sem o pacote libreoffice-gtk instalado; e na imagem à direita mostra-se o LibreOffice depois de instalar o referido pacote:

libreoffice com uma interface desajustada do eOSLibreOffice integrado no ElementaryOS

 

E você, leitor? O que achou desta dica? Deixe seu comentário e, caso tenha gostado, compartilhe nas redes sociais. O Ubuntued está no Google+, no Facebook e no Twitter. Aproveite e nos siga! :)

14 Respostas ate agora.

  1. Antenor Vieira Jr. diz:

    Uso Linux Ubuntu ha algum tempo, como troco de note frequentemente, experimentei o win 7 como dual boot e win 8 tb porem acabo preferindo somente o Ubuntu.
    Agora com a chegada do Elementary OS Luna, optei por testa-lo, estou surpreso, claro oriundo do Ubuntu não poderia ser diferente, sensasional o so, muito interessante e pratico.

  2. osvander diz:

    Meu elementary OS luna estava legal e rápido agora ao carregar emite o aviso:
    STARDING ANAC (H) ROMISTIC CROM
    CHECKING BATTERY STATE
    STOPPING SYSTEM V RUNLEVEL COMPATIBILITY
    Tenho que desligar e voltar a ligar para entrar no login, ai entra!!
    O que esta acontecendo?

  3. osvander diz:

    Depois que instalei os drives que faltavam e principalmente de videos e musicas, o elementaryos luna ficou uma BALA demais. Desliga em 5 segundos e liga rápido em nemos de 20 segundos.
    Equipe do elementary, como e o que fazer quando acaso aparecer um virus querendo se instalar no pc usando o sistema ubuntu ou outra distro, logicamente vai aparecer uma mensagem pedindo senha… como acha-lo no sistema e deletar?

  4. osvander diz:

    Estou com um problema; instalei o java 6 e o 7 tb, para ter acesso ao banco do brasil e continua pedindo atualização do java, e tb do flash para navegar em sites que o requerem para tal. Como posso fazer atualização destes pacotes pelo terminal?
    obrigado

  5. osvander diz:

    Acabei de instalar o elementaryOS Luna no meu Notbook, deu uma tela preta após a instalação mas, resolvi o problema reiniciando o sistema. E tambem um ligeiro travamento ao trocar de usuário padrão para o visitante, no mais tudo bem. Instalei o libreoffice suite sem precisar do gtk, ficou jóia estou adorando. Aguardo o distro final (completa). Parabens à equipe do luna e um abraço.

  6. Gustavo diz:

    Não consegui nem instalar aparece uma mensagem dizendo stooping system V terminal console

  7. Carlos Fernandes diz:

    já agora como é que se pode colocar dicionário em PT-PT no libreoffice

  8. Eduardo diz:

    Eu já havia instalado o Libreoffice (suíte completa), mas ainda não sabia da melhora na integração com o gtk3. Valeu pela dica da instalação do libreoffice-gtk. Estou gostando muito do Elementary OS Luna, que, apesar de ainda ser beta, não tem causado graves problemas de instabilidade. Aliás, como é rápido o Pantheon Shell!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Gosto muito do Unity, mas a lentidão do compiz acabou me afugentando do desktop padrão do Ubuntu. Essa variação do 12.04 feita pelo time do Elementary OS está um primor!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Minoblue236 diz:

    Boa dica.
    Continuem falando mais sobre o Elementary OS : )

  10. Ricardo Pedro diz:

    Tem como instalar esse "tema" no ubuntu 12.04 com gnome classic?

Deixe um comentario