Tenha o seu Ubuntu compatível com todos os formatos multimédia

Este artigo serve como guia completo, para qualquer utilizador novato ou experiente, para ter o seu Ubuntu 11.04 Natty Narwhal compatível com, praticamente, todos os formatos multimédia existentes: desde ficheiros de música mp3 e wma até ficheiros de vídeo DivX e DVDs encriptados. Para além disso, depois de seguir este artigo, o seu Ubuntu ainda terá instalado o Flash (para ver vídeos do Youtube), Java e ainda descompactadores de ficheiros dos mais variados formatos.

Tal como é costume no Ubuntued, sempre que uma versão final do Ubuntu é publicada, é escrito um artigo que tem como único objetivo ajudar qualquer utilizador, seja ele novato ou experiente, a instalar os pacotes necessários para ter o Ubuntu compatível com os vários formatos de ficheiros multimédia.

A cada nova versão deste artigo, tenta-se melhorá-lo proporcionando soluções para as várias necessidades dos leitores do Ubuntued. Essas soluções podem ser desde instalações mínimas que permitem leitura dos ficheiros multimédia mais conhecidos até soluções que tornam o Ubuntu compatível com praticamente todos os formatos conhecidos de multimédia (até aqueles mais desconhecidos conseguirá ler!).

Pelo motivo referido no parágrafo anterior, este artigo é composto por várias secções que representam soluções independentes e à medida das necessidades. Por cada solução é descrito o resultado que aquela instalação proporcionará. Desde já, refere-se que a solução que a equipa do Ubuntued recomenda, é a solução número 3, por proporcionar pacotes suficientes para nunca mais se preocupar com ficheiros desconhecidos.

Tal como foi referido na versão anterior deste artigo, desde o Ubuntu 10.04 Maverick Meerkat que o Ubuntu proporciona uma instalação consideravelmente boa (solução 1 deste artigo), que permite instalar alguns pacotes logo durante a instalação do Ubuntu. Essa solução pode ser boa para aqueles utilizadores que não querem instalar demasiados pacotes para ler ficheiros desconhecidos. No entanto, ela não tem pacotes importantíssimos para uma boa experiência na Internet, nomeadamente o Java da Sun (o original) e descompactadores de ficheiros .rar e .7z.

 

Organização do artigo

Por haver várias soluções que têm o mesmo objetivo, diferenciando-se apenas ao nível da complementaridade, este artigo tem uma organização bastante objetiva e prática. A organização das secções é bastante simples, a primeira é a menos completa e as últimas são as mais completas, ou seja, têm pacotes que permite ler praticamente todos os formatos existentes.

Por esse motivo, de seguida apresenta-se cada um dos objetivos de cada solução. De salientar apenas que, se não escolher a solução mais completa, caso queira, pode sempre completá-la instalando uma solução mais completa, por exemplo, se escolheu a solução 1, pode ser completá-la instalando, por cima dela, a solução número 3. Segue então os objetivos de cada uma:

  • A primeira instalação, é a mais minimalista e já referida acima. Esta primeira instalação é a mais básica e contém apenas pacotes para os formatos mais comuns, não contendo pacotes para leitura de ficheiros .rar e .7z, nem pacotes para ter o Java da Sun, que é o Java que melhor funciona;
  • De certa forma complementar à instalação anterior, esta segunda instalação multimédia contém pacotes para visualização de DVD’s encriptados e alguns pacotes a mais, nomeadamente para leitura de ficheiros compactados .rar, fontes da Microsoft e alguns pacotes extra de multimédia;
  • A instalação mais completa delas todas! Esta instalação resume-se a um único comando que irá instalar pacotes para quase tudo o que lhe aparecer à frente em termos de multimédia. O seu Ubuntu ficará capaz de ler quase todos os tipos de ficheiros de música e vídeo, terá o Flash da Adobe instalado, o Java da Sun e ainda descompactadores para quase qualquer formato de compactação.
  • Esta instalação é um pouco redundante relativamente à anterior, a 3, pois é a mesma instalação mas fracionada nos vários temas/áreas em que os pacotes de enquadram. Basicamente esta instalação é igual anterior, no entanto, está dividida em: áudio e vídeo, compactadores e descompactadores, Flash e Java e ainda algumas aplicações que a equipa do Ubuntued considera úteis! Esta instalação é particularmente importante para os utilizadores que escolheram ou método 1 ou o método 2, pois permite complementar as compatibilidades do seu Ubuntu em apenas áreas de interesse, por exemplo, nos compactadores e descompactadores!

 

Pré-requisitos

Antes de proceder à instalação dos pacotes é necessário ter instalado no seu Ubuntu o repositório Medibuntu. Este repositório disponibiliza pacotes importantes que, por serem licenciados, não podem vir por padrão no Ubuntu. Para saber mais informações sobre este repositório, recomenda-se que leia este artigo:

Instale o repositório de software proprietário Medibuntu!

De uma forma bastante rápida e prática, para adicionar o repositório Medibuntu, abra o terminal e copie o seguinte:

sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

 

Solução 1: Instalação Minimalista

A primeira solução é a mais simples delas todas e proporciona um pequeno conjunto de pacotes que lhe possibilitará ler os formatos multimédia mais conhecidos, nomeadamente mp3, divX e Flash. No entanto, esta instalação não contém outros pacotes que pode precisar, tal como foi referido na secção “Organização do Artigo”.

Instalação Minimalista

Esta solução, é muito simples de se instalar pois não é mais que uma opção (um visto) que aparece durante a instalação do Ubuntu. Assim, se quer instalar um conjunto de pacotes mínimo, mas na generalidade dos casos suficiente, adicione um visto à opção “Instalar este software de terceiros“.

 

Solução 2: Instalação para formatos mais conhecidos

Esta instalação pode ser utilizada para complementar a anterior, por isso, se escolheu a instalação anterior, poderá complementá-la com esta.

Em relação à instalação anterior, esta instalação de pacotes multimédia torna o seu Ubuntu apto para ler os ficheiros mais conhecidos de multimédia, nomeadamente Java da Sun, Flash e DVDs encriptados. Para ter todas estas funcionalidades, simplesmente abra o terminal e escreva o seguinte:

sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2

 

Solução 3: Instalação de pacotes multimédia mais completa

Uma grande parte dos utilizadores que procura por este artigo na Internet, procura por este método de instalação pois torna o Ubuntu compatível com praticamente qualquer formato multimédia, incluindo todos aqueles formatos mais desconhecidos de áudio e vídeo. Como é óbvio, este método instala também os compactadores e descompactadores, bem como Java e Flash.

Ainda sobre este método de instalação dos pacotes multimédia, ele está dividido em dois: o primeiro não contém aplicações extra de reprodução dos formatos e o segundo contém. São apenas aplicações que a equipa do Ubuntued recomenda que sejam instaladas e utilizadas, nomeadamente o excelente reprodutor de vídeos VLC. No caso de não querer a nossa sugestão, opte pelo primeiro método. Para além disso, esta explicação ainda se divide em duas partes bem distintas: uma para sistemas 32bits e outra para sistemas de 64bits. Caso não saiba se o seu Ubuntu é 32 ou 64Bits, visite esta página:

Precisa de saber se o seu Ubuntu é 32 ou 64Bits?

 
E ainda, antes de apresentar os vários métodos, o utilizador precisa de ativar primeiro o repositório “Partner”. Este é um repositório oficial que contém pacotes importantes nomeadamente os pacotes de instalação do Java da Sun. Assim, antes de prosseguir, abra o terminal e escreva o seguinte comando para adicionar o repositório referido:

sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ubuntu natty partner" ; sudo apt-get update

 

Instalação para o Ubuntu normal (versão 32Bits)

Primeiro método que inclui todos os pacotes exceto os das aplicações:

sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

Se quer ter os pacotes multimédia e ainda algumas aplicações extra, então escreva este comando no terminal:

sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin vlc audacious

 

Instalação para o Ubuntu 64Bits

Relativamente ao Flash, necessário para visualização de vídeos no Youtube, por exemplo, é necessário ter atenção redobrada no caso de ter o Ubuntu de 64Bits. Se tem este sistema, antes de proceder à instalação dos pacotes multimédia sugiro que instale antes o Flash de 64bits que requer uma adição de um repositório extra. Por isso, se tem o Ubuntu 64Bits, veja este artigo para saber como adicionar o repositório e instalar o Flash:

Instale o Adobe Flash 64Bits no Ubuntu 11.04 Natty Narwhal

Após esta adição, tal como acontece para o Ubuntu 32Bits explicado na subsecção anterior, escreva o seguinte para instalar todos os pacotes multimédia exceto aplicações extra:

sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin flashplugin64-installer

No caso de também querer ter algumas aplicações que recomendamos, utilize o comando seguinte em vez do anterior:

sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin vlc audacious flashplugin64-installer

 

Solução 4: Instalação dos pacotes por área

Tal como referido, esta instalação é igual à referida na anterior. Apenas tem como diferença a sua organização: enquanto que a anterior é rápida, prática e eficaz, esta é dividida em áreas para os utilizadores que apenas querem uma parte dos pacotes. Ou seja, por codecs de áudio e de vídeo, por compactadores e até pelos pacotes tão importantes como são os do java e do Flash. Sendo assim, de seguida apresenta-se uma subsecção para cada uma das temáticas.

 

Pacotes de codecs de áudio e vídeo

Os pacotes referidos nesta subsecção contém codecs para visualizar praticamente qualquer formato de áudio e de vídeo. Para além disso, por causa das dependências, este método ainda instala alguns descompactadores e o Flash:

sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264

 

Pacotes de compactadores de ficheiros

Esta secção apresenta o comando que permite ter o seu Ubuntu compatível com praticamente qualquer formato de compactação de ficheiros. O seu Ubuntu, depois de executar este comando, fica com compatibilidades para ficheiros com a extensão .rar, 7z, ace, entre outros. Para ter estas capacidades no Ubuntu escreva, então, o seguinte no terminal:

sudo apt-get install arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree

 

Pacotes essenciais para Java e Flash

Nesta subsecção apresenta-se os pacotes essenciais para a correta visualização de software Java e Flash. Tal como foi referido no método anterior, se tem o Ubuntu 64Bits, para ter o seu Flash a funcionar corretamente deverá adicionar um repositório extra. Para saber mais relativamente a esta matéria, veja o artigo seguinte:

Instale o Adobe Flash 64Bits no Ubuntu 11.04 Natty Narwhal

Para além disso, para ter o Java da Sun, também é necessário ativar o repositório “Partner” que é Oficial do Ubuntu. Tal como na instalação anterior, essa ativação é simples e passa simplesmente por executar o comando seguinte:

sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ubuntu natty partner" ; sudo apt-get update

Depois dos processos de instalação dos repositórios terem concluído, para ter o Flash e o Java instalados no Ubuntu de 32 Bits, execute o comando seguinte no terminal:

sudo apt-get install flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

Para o Ubuntu de 64 bits, deverá utilizar este comando:

sudo apt-get install flashplugin64-installer sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

 

Sugestão da equipa do Ubuntued?

Quer a sugestão da equipa do Ubuntued? Tal como referido no início do artigo, a equipa do Ubuntued considera que a solução número 3 é a mais recomendada pois tornará o seu Ubuntu compatível com praticamente todos os formatos que lhe aparecerem à frente. Nesse sentido, como a equipa do Ubuntued acredita na Teoria de Murphy e mais vale prevenir do que remediar, então considera a solução número 3 a melhor!

58 Respostas ate agora.

  1. César diz:

    Olá boa noite, de todos os pacotes que tentei instalar nenhum foi com sucesso, pois operação inválida ou algo relacionado com isso. Se alguem me puder ajudar agradecia. Pois tudo o que tento fazer pela linha de comandos não funciona.

    o meu email é:

    caesarmsr@gmail.com

  2. victor diz:

    :D obrigadão pelas dicas!

  3. [...] entanto, tal como é referido, na versão anterior deste artigo, desde o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat que o Ubuntu proporciona uma instalação consideravelmente [...]

  4. higor diz:

    DICA: Antes de tudo digite esta linha de comando

    sudo wget –output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get –quiet update && sudo apt-get –yes –quiet –allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get –quiet update

    Logo após basta digitar:
    sudo apt-get install non-free-codecs

  5. Marcelo diz:

    Gostaria de uma ajuda com relação a instalação de mi-modem 3g no Ubuntu 11.04 Natty Narwhal sou iniciante e estou tendo um pouco de dificuldades para conseguir efetuar a conecção da internet. Bem o que acontece é o seguinte o meu mini-modem é um Onda MSA 190UP ele até é reconhecido pelo sistema mas porém não consigo fazer com que ele seja executado tentei diversas formas que encontrei postado em blogs e sites mas tudo foi em vão nem com alguns comandos que eu encotrei para serem usados no Teminal adiantaram não sei se tem algo a ver o fato que uso o Ubuntu como Dual Boot pois na verdade minha maquina roda Windows Proficional se alguem puder me ajudar a resolver o meu problemas ficarei eternamente grato muito obrigado pela atenção.

    Notbook HP Pavilion DV6–I3/2.13GHz/Memória Ram DDR3 4GB/Placa Nvidia Gt300 1G/Windows 7 Proficional

  6. Mari diz:

    sou iniciante no ubunto, na verdade, nao sei mexer nele, e hj, com a ajuda de vcs solucionei os problemas que vinha tendo! muito obrigada!! parabéns!!

  7. mariana diz:

    E: O dpkg foi interrompido, para corrigir o problema tem de correr manualmente 'sudo dpkg –configure -a

  8. [...] a dica de como efetuar a tradução do mesmo: ThunderBird em Portugês Multimidia, Codec e Players: Multimidia O Compiz está com muitos problemas por conta do Unity, mas segue as dicas de como configurar  [...]

  9. Gilson diz:

    Muito bom este forum e os artigos tem sido de grande ajudar para eu que sou um usuario iniciante.

  10. Preciso de ajuda. Optei pela opção 3, e a única coisa q deu certo foi a instalação do FLASHPLAYER q diga-se de passagem foi o único motivo de eu ter vindo parar aqui nesta página através do GOOGLE. Mas gostei muito deste fórum e dos artigos. Os participantes estão de parabéns

    Eu dei os comandos q vc mandou e as respostas q obtive foram:

    teste@ubuntu:~$ sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin flashplugin64-installer

    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    O pacote libdvdcss2 não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
    Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
    está disponível somente a partir de outra fonte

    E: Impossível encontrar o pacote non-free-codecs
    E: O pacote 'libdvdcss2' não tem candidato para instalação

    teste@ubuntu:~$ sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin vlc audacious flashplugin64-installer

    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    O pacote libdvdcss2 não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
    Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
    está disponível somente a partir de outra fonte

  11. Micael Etiene diz:

    Boa noite amigo,

    Estava seguindo seu tutorial perfeitamente até que deu um crepe na energia e o PC desligou quando estava decompactando o java da instalação através do comando no terminal indicado por você conforme abaixo:

    sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

    Energia voltou e tentei recomeçar dete mesmo ponto para continuar com seu tutorial, mas quando tento executar o comando acima dá os erros abaixo:

    PODE ME AJUDAR?

    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Você deve querer executar 'apt-get -f install' para corrigí-los:
    Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
    faac : Depende: libmp4v2-0 (>= 1:1.6dfsg) mas não será instalado
    ffmpeg : Depende: libavdevice52 (>= 4:0.6.2-1ubuntu1) mas não será instalado ou
    libavdevice-extra-52 (>= 4:0.6.2) mas não será instalado
    Depende: libavdevice52 (< 4:0.6.2-99) mas não será instalado ou
    libavdevice-extra-52 (< 4:0.6.2-99) mas não será instalado
    Depende: libavfilter1 (>= 4:0.6.2-1ubuntu1) mas não será instalado ou
    libavfilter-extra-1 (>= 4:0.6.2) mas não será instalado
    Depende: libavfilter1 (< 4:0.6.2-99) mas não será instalado ou
    libavfilter-extra-1 (< 4:0.6.2-99) mas não será instalado
    ffmpeg2theora : Depende: libavdevice52 (>= 4:0.6-1~) mas não será instalado ou
    libavdevice-extra-52 (>= 4:0.6-1~) mas não será instalado
    id3v2 : Depende: libid3-3.8.3c2a mas não será instalado
    libjpeg-progs : Depende: libjpeg8 mas não será instalado
    mencoder : Depende: mplayer mas não será instalado
    Depende: libbluray0 mas não será instalado
    Depende: liblzo2-2 mas não será instalado
    Recomenda: apport-hooks-medibuntu mas não será instalado
    mjpegtools : Depende: libmjpegtools-1.9 (>= 1:1.9.0) mas não será instalado
    Depende: libquicktime1 (>= 2:1.1.1+debian) mas não será instalado
    mpg321 : Depende: libao4 (>= 1.0.0) mas não será instalado
    Depende: libaudio-scrobbler-perl mas não será instalado
    non-free-codecs : Depende: ubuntu-restricted-extras mas não será instalado ou
    kubuntu-restricted-extras mas não será instalado ou
    xubuntu-restricted-extras mas não será instalado
    Depende: w32codecs mas não será instalado
    sox : Depende: libsox-fmt-alsa mas não será instalado ou
    libsox-fmt-ao mas não será instalado ou
    libsox-fmt-oss mas não será instalado ou
    libsox-fmt-pulse mas não será instalado
    Depende: libsox-fmt-base mas não será instalado
    Depende: libsox1b mas não será instalado
    sun-java6-jre : Depende: sun-java6-bin (>= 6.26-1natty1) mas não será instalado ou
    ia32-sun-java6-bin (>= 6.26-1natty1) mas não é instalável
    Recomenda: gsfonts-x11 mas não será instalado
    sun-java6-plugin : Depende: sun-java6-bin (>= 6.26-1natty1) mas não será instalado
    uudeview : Depende: libuu0 mas não será instalado
    vorbis-tools : Depende: libao4 (>= 1.0.0) mas não será instalado
    E: Dependências desencontradas. Tente 'apt-get -f install' sem nenhum pacote (ou especifique uma solução).

  12. [...] Assim, para co­meçar, uma das pri­meiras coisas que a equipa do Ubun­tued faz sempre que ins­tala um novo Ubuntu é ins­talar todos os pa­cotes ne­ces­sá­rios para lei­tura de fi­cheiros mul­ti­média, no­me­a­da­mente mp3, divx, 7z, entre muitos ou­tros for­matos. Existe um ar­tigo com­ple­ta­mente de­di­cado a este as­sunto que re­co­men­damos a sua lei­tura: Mul­ti­média no Ubuntu 11.04 Natty Narwhal [...]

  13. [...] Assim, para co­meçar, uma das pri­meiras coisas que a equipa do Ubun­tued faz sempre que ins­tala um novo Ubuntu é ins­talar todos os pa­cotes ne­ces­sá­rios para lei­tura de fi­cheiros mul­ti­média, no­me­a­da­mente mp3, divx, 7z, entre muitos ou­tros for­matos. Existe um ar­tigo com­ple­ta­mente de­di­cado a este as­sunto que re­co­men­damos a sua lei­tura: Mul­ti­média no Ubuntu 11.04 Natty Narwhal [...]

  14. Vinicius diz:

    boa noite amigos sou novato no Linux e se alguem já viu esse erro já acontece a alguns dias, agradeço a ajuda

    É preciso baixar 141 kB/173 MB de arquivos.
    Depois desta operação, 401 MB adicionais de espaço em disco serão usados.
    Você quer continuar [S/n]? s
    Err http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/universe libopenjpeg2 i386 1.3+dfsg-4
    404 Not Found
    Err http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/universe libnspr4-0d i386 4.8.7-0ubuntu1
    404 Not Found
    Err http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/universe librtmp0 i386 2.3-2
    404 Not Found
    Falhou ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe… 404 Not Found
    Falhou ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe… 404 Not Found
    Falhou ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe… 404 Not Found
    E: Impossível buscar alguns arquivos, talvez executar apt-get update ou tentar com –fix-missing?

    • Cláudio Novais diz:

      Experimente simplesmente voltar a atualizar a sua lista de programas e volte a instalar os programas. Ou seja, faça no terminal:
      sudo apt-get update

      e depois volte a executar o comando que executou! ;)

    • DekosNamax diz:

      Abra o Gerenciador de Atualizações e clique em Configurações. Forneça a senha caso necessário. Uma nova janela irá se abrir, chamada Canais de Software. Escolha a aba Aplicativos Ubuntu e mude o "Baixar de:" para Servidor principal.

      • DekosNamax diz:

        Após isso, feche a janela e clique em Recarregar (se preciso). Para finalizar, saia do Gerenciador de Atualizações. Ao utilizar (no terminal), o comando "apt-get update" novamente, esse problema não ocorrerá.

  15. Regivaldo diz:

    Muito bom o tutorial, aliás, todos os que li no site são realmente bons!

  16. rafinha diz:

    Muito bom tutorial mesmo. Aqui reproduzo todo tipo de arquivo de mídia. A instalação dos codecs foi fácil e rápida.
    Venho utilizando o Ubuntu há bastante tempo e ja na primeira instalação tento deixá-lo o mais completo possível. Abraços!

  17. Ricardo diz:

    Obrigado e parabéns pelo artigo. Sempre consulto o Ubuntued para instalar os pacotes multimedia toda vez que instalo uma versão nova. Só que dessa vez, após adicionar o repositório "partner" e executar o comando para instalação dos pacotes necessários, o terminal exibiu a mensagem seguinte e não concluiu o processo:

    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    O pacote libdvdcss2 não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
    Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
    está disponível somente a partir de outra fonte

    E: Impossível encontrar o pacote non-free-codecs
    E: O pacote 'libdvdcss2' não tem candidato para instalação

    Alguma sugestão? Agradeço desde já!

  18. Murilo diz:

    Caro Osmar, eu costumo fazer o seguinte quando aparece o seguinte erro:

    Encountered a section with no Package: header

    Uma solução (encontrada em: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=863742) consiste em apagar as listas (as quais estão com defeito) e atualizar o cache (isto é, baixando novamente as listas), com os seguintes comandos:

    sudo rm /var/lib/apt/lists/* -vf
    sudo apt-get update

    Você precisará ter um pouco de paciência para o segundo comando, pois ele baixa todas as listas novamente.

    Enquanto você não fizer isso, não conseguirá instalar nada no ubuntu.

  19. osmar diz:

    Muito obrigado pelo artigo, mas eu nao conseuir intalar olhe so o que aparece.

    ~$ sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin
    Lendo listas de pacotes… Erro!
    E: Encountered a section with no Package: header
    E: Problem with MergeList /var/lib/apt/lists/br.archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_natty_main_binary-i386_Packages
    E: As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.

    • Murilo diz:

      Caro Osmar, eu costumo fazer o seguinte quando aparece o seguinte erro:

      Encountered a section with no Package: header

      Uma solução (encontrada em: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=863742) consiste em apagar as listas (as quais estão com defeito) e atualizar o cache (isto é, baixando novamente as listas), com os seguintes comandos:

      sudo rm /var/lib/apt/lists/* -vf
      sudo apt-get update

      Você precisará ter um pouco de paciência para o segundo comando, pois ele baixa todas as listas novamente.

      Enquanto você não fizer isso, não conseguirá instalar nada no ubuntu. Este erro acontece devido a um defeito ou corrompimento nas suas listas de pacotes de software. A única maneira fácil de corrigir isso é apagando as listas, e usando o apt-get update para baixá-las novamente.

      Boa sorte.

  20. icert_s diz:

    Sabe estou, resolvendo trocar, uso o Win7 e eu gosto dele. Porém queria trocar, mudar, estou lendo de tudo sobre o Linux…
    Acho que vou precisar de muita sorte e um pote de paciência…

  21. Érico diz:

    Eu gostaria de saber por que o pacote UNRAR não está listado na opção 3? Faz diferença não instalá-lo?

  22. Mateus M diz:

    O meu dá o mesmo problema. QUando clico em OK, nada acontece. O que fazer?

  23. Artur Canabarro diz:

    Ok! Funcionou perfeitamente. Paz!

  24. Artur Canabarro diz:

    Ao instalar o pacote 3 através do terminal, mostrou-me a seguinte mensagem: Configuração de Pacotes

    ┌──────────────────────┤ Configurando sun-java6-jre ├───────────────────────┐
    │ │
    │ Operating System Distributor License for Java v1.1 (DLJ)

    │ Operating System Distributor License for Java version 1.1 (DLJ)

    │ SUN MICROSYSTEMS, INC. ("SUN") IS WILLING TO LICENSE THE JAVA PLATFORM
    │ STANDARD EDITION DEVELOPER KIT ("JDK" – THE "SOFTWARE") TO YOU ONLY UPON
    │ THE CONDITION THAT YOU ACCEPT ALL OF THE TERMS CONTAINED IN THIS LICENSE
    │ AGREEMENT (THE "AGREEMENT"). PLEASE READ THE AGREEMENT CAREFULLY. BY
    │ INSTALLING, USING, OR DISTRIBUTING THIS SOFTWARE, YOU ACCEPT ALL OF THE
    │ TERMS OF THE AGREEMENT.

    │ 1. DEFINITIONS. "Software" means the code identified above in binary
    │ form, any other machine readable materials including, but not

    │ <Ok>
    │ O que devo fazer?

  25. Antenor Vieira Jr diz:

    Muito agradecido pelo tutorial, privilegio usar Ubuntu e ter o apoio tão importante como esse.

  26. Erick diz:

    Esqueci disso, já estava me matando igual ao cristiano… hehe

  27. Perfeito. Muito bom o tutorial.
    Tudo rodando perfeito aqui.
    Valeu.

  28. Ricardo diz:

    Ativou o repositório “Partner” ?!
    ;)

  29. Gramathur diz:

    Aqui consegui instalar sem problemas.

  30. Pedregulho diz:

    Apareceu-me hoje de manhã a proposta de actualização do Ubuntu 10.10 Maverick para o 11.04 Natty Narwhal e eu, talvez um pouco ingenuamente disse logo que sim.
    Passei o dia a ver-me às aranhas com um ecrã muito diferente do que estava habituado e onde ainda não sei onde ficam as coisas.
    Onde vão parar as coisas que minimizamos, por exemplo e que era tão fácil recuperar da barra inferior, e onde param algumas coisas que eu tinha nessa barra inferior (os icones para montar as drives onde tenho o Windows 7 e onde tenho muito material arquivado, ou o monitor de temperatura)?
    À primeira vista não gosto do "laucher" que teima em ficar sempre do lado esquerdo e embora tenha conseguido diminuir o tamanho dos seus ícones não consegui movê-lo para o lado direito onde sempre tive a barra com os icones para acesso ao meu trabalho e a alguns utilitários.
    Também não sei onde foi parar OpenOffice que agora aparece substituído por um tal LibreOffice que não sei o que é. Este assunto é importante porque tenho muito trabalho em OpenOffice e não tinha sequer posto a questão de o substituir fosse pelo que fosse. Aliás foi por o Microsoft Office 2000 não funcionar no Windows 7 que me mudei primeiro para o OpenOffice e depois para o Ubuntu.
    Enfim, esta mudança foi incómoda e por enquanto não posso dizer que esteja satisfeito com ela.

    • Paulecas diz:

      Em relação ao Open/Libre Office, não te preocupes. O Libreoffice é a continuação do Openoffice e é desenvolvido pela comunidade que criou o Openoffice. Simplesmente mudaram o nome porque a Oracle comprou a Sun, que por sua vez detinha os direitos sobre o Openoffice, e tomou certas decisões que não caíram bem na comunidade.
      É tudo compatível, sem problema.

      • Luís C. diz:

        Olá,

        Tal como o Paulecas refere, o LibreOffice é a continuação do OpenOffice pelas razões descritas e ainda há outro facto a ter em conta, o OpenOffice foi descontinuado pela Oracle, pelo que aconselho vivamente o uso do LibreOffice, já que este continua a progredir e está muito mais rápido que o anterior OpenOffice.

        Abraço,
        Luís Cardoso

    • Luís C. diz:

      Olá Pedregulho,

      Caso seja como eu, não sou grande fã do Unity (esse aspecto que menciona do novo Ubuntu), no Login pode escolher entre o aspecto Ubuntu Desktop, Ubuntu Desktop Clássico, etc… Seleccione o Ambiente Clássico, ficando com o aspecto do Ubuntu 10.10 :)

      Abraço,
      Luís Cardoso

    • Pedregulho diz:

      Já tinha começado a reparar que o LibreOffice estava a ser capaz da maioria das funcionalidades do OpenOffice mas tenho ainda a seguinte dúvida: A instalação do Ubuntu 11.04 instala uma versão completa do LibreOffice ou é preciso fazer mais alguma coisa?

      • Luís C. diz:

        Instala a versão completa, pelo menos uma instalação limpa do Ubuntu 11.04, mas como fez o upgrade (acidental), não posso dar a certeza, mas em principio deverá ser a versão completa do LibreOffice.

        Abraço,
        Luís Cardoso

    • Erick diz:

      Questão de se acostumar, foi uma mudança um pouco radical pra mim também.

  31. cd ripper diz:

    Very enjoyed this! Well done!

  32. Gramathur diz:

    Muito Bom artigo, Cláudio! Parabéns.
    Instalando a opção 3 agora aqui! :)
    Agradecido.

  33. Saulo diz:

    O que recomendam: upgrade ou clean install? :)

  34. Cristiano diz:

    Tentei fazer conforme o post mais não deu certo fala que não é possivel instalr o codecs-non-free

  35. Ricardo diz:

    que bom, nasceu! sempre sigo esse tutorial e nunca tive dor de cabeça, já o favoritei.

  36. Pedro Lobo diz:

    Muito obrigado Cláudio, estava mesmo à espera deste artigo =)

    Recomendo também a instalação do editor de imagens "gimp" já agora ;)

Deixe um comentario