Mockup real do LibreOffice

O Ubuntu é constituído por um conjunto de aplicações padrão que abrangem a maioria das necessidades dos utilizadores. Uma das maiores necessidades, no geral, é a suite de escritório (suite Office), que permita redigir documentos.

A aplicação padrão do Ubuntu para essa necessidade é o LibreOffice, que se caracteriza por ser um excelente conjunto de aplicações, totalmente livres, que são constantemente atualizadas por uma comunidade consideravelmente grande. O maior problema atual do LibreOffice é a sua interface, em que a comunidade que o desenvolve ainda não conseguiu produzir algo que consiga efetivamente combater a interface prática (para alguns não) do Ms Office atual.

Por esse motivo, já houve vários mockups (desenhos apenas) de possíveis interfaces para o LibreOffice. Mas nenhum deles foi mais além. Até hoje! Neste artigo apresentamos-lhe a primeira proposta real de uma interface remodelada para o LibreOffice, chamada Ofimatica Gnu Sur, em que você pode experimentar. Para além disso, neste artigo ainda se mostra num vídeo de uma segunda proposta do mesmo autor.

Você pode experimentar este mockup do LibreOffice

O autor dos dois mockups apresentados neste artigo chama-se Mariano Gaudix, um argentino que gosta de produzir designs modernos, pelo menos vendo pela sua galeria do DeviantArt e do Gnome-Look.

Antes de apresentar estas propostas/mockups para o LibreOffice, deve-se ressalvar que isto é apenas uma Interface produzida em GTK e portanto o nível funcional dela é reduzido. A interface serve apenas como demonstração. O objetivo principal do autor é demonstrar que é fácil conseguir-se coisas diferentes, mais modernas, mesmo não sendo um programador profissional. Com esta atitude pro-ativa o autor quer acima de tudo impulsionar outros artistas a produzirem/materializarem os seus próprios mockups para o LibreOffice.

Mockup CitrusOutrora já houve já alguns conceitos apresentados para o LibreOffice (nomeadamente o Citrus) mas, talvez por a comunidade ser algo resistente a mudanças visuais drásticas elas nunca ocorreram. Talvez agora com este conceito nascem novos conceitos reais que possam finalmente mudar a cara do LibreOffice.

Apesar de eu não ter testado noutros sistemas sem ser o Ubuntu com o Unity, existe alguma probabilidade de o programa não abrir noutros sistemas, nomeadamente no ElementaryOS. Em todo o caso, isto é apenas uma demonstração de interface, ou seja não afeta nada do seu computador, portanto experimente e depois se quiser apague.

 

Vídeo demonstrativo

Neste vídeo pode-se visualizar a interface “Ofimatica Gnu Sur” em funcionamento:

 

Como experimentar esta interface?

Tal como referido, isto é apenas uma ideia inicial. O objetivo deste trabalho é o de apenas impulsionar a comunidade a trabalhar em mais conceitos e finalmente produzir algo oficial para o LibreOffice.

Foi por este motivo que o autor deste trabalho criou então um pacote que permite que você experimente esta interface sem sequer ter de instalar. Isto é algo muito importante visto que ainda está numa fase inicial e muitos utilizadores não quereriam arriscar a ficar com um sistema instável.

Assim, você só precisa de fazer download do pacote e abrir o executável. Não haverá qualquer instalação. Experimente o software, tire as suas conclusões, venha aqui responder a este artigo e se você for designer faça também o seu Mockup e ajude o LibreOffice a mudar de cara. No final, apague os ficheiros e pronto, nada de instabilidade no seu computador.

 

Faça download da interface!

Para começar, faça download do referido pacote no link seguinte, clicando no botão download, tal como se mostra na imagem abaixo:

O ficheiro tem cerca de 20MB de tamanho.

Clique neste botão para fazer download do Mockup

Descompacte o ficheiro e experimente

Quando o download terminar, deverá descompactar o ficheiro. Para tal, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Extrair aqui“.

Extraia o ficheiro que transferiu!

Deste procedimento irá resultar uma pasta chamada: “Ofimatica Gnu Sur“. Entre nessa pasta e depois entre na pasta “Program-flat“. Dentro dessa pasta você irá encontrar um ficheiro chamado “radio“. Dê duplo clique nesse ficheiro e experimente este novo conceito para o LibreOffice.

Dê duplo clique e experimente!

 

Uma segunda interface apresentada pelo mesmo autorHá mais conceitos?

Sim, há mais um conceito que o Mariano Gaudix está a desenvolver, veja esta imagem ao lado. Ao contrário do conceito anterior, o autor ainda não disponibilizou os ficheiros para teste deste conceito, no entanto, a interface parece ser bastante atrativa.

 

Esta interface chama-se “LibreOffice concept with sidebar ” e você pode ver a interface a funcionar no vídeo seguinte:

Referências

 

O que você acha da interface atual do LibreOffice?
Trocaria por um destes conceitos? Partilhe a sua opinião! ;)

27 Respostas ate agora.

  1. Valdomiro diz:

    Uma dessas parece muito com o StarOffice 5.2. Alguém lembra dele?

  2. mr_rune diz:

    Porque simplesmente não fazem semelhante a Ribbon ? É belissima e funcional, não precisa ficar reinventando interface de office 95…

  3. Mariano Gaudix diz:

    Ola … Elementary OS dá mais importância à linguagem de programação Vala (Gtk 3) … Vala é uma linguagem que imita C # …………
    As bibliotecas Gtk3 ,devem ser instalados …… O executável não funciona em arquitetura de 32 bits ……. que eu uso um sistema operacional de 64-bit com Arquitetura (Linux Mint 12 ) ……… eu deixar um pequeno tutorial SIDEBAR manual para compilar o programa. http://www.mediafire.com/?9ts4j7qsjttaw41

    (( Hola Elementary Os le da mas importancia a el lenguaje de programacion Vala (Gtk 3) … Vala es un lenguaje que imita a C# ……….. Las Librerias de Gtk3 deben de estar instaladas …… El ejecutable no funciona en arquitectura de 32 bits ……. por que yo uso un S.O con arquitetura 64 bits …((Linux Mint 12 ))………deje un pequeño manual tutorial en SIDEBAR para compilar el programa . http://www.mediafire.com/?9ts4j7qsjttaw41
    ))

  4. luis diz:

    Olá pessoal do Ubuntued, venho há certo tempo acompanhando o site, recebendo atualizações, e buscando novos conceitos e solução de problemas. Mas não entendo porque o site é tão pesado. Meu computador não é moderno, e rodo MadBox Precise (AMD Semprom 2500, 1,5Gb ram), com certa agilidade. Conky me mostra sempre 100% e outras funções ficam lentras quando abro Ubuntued. Sei que a internet está hoje cada vez mais pesada e cheia de recursos, os quais, muitos deles são pura frescura, no meu ver. Gostaria de sugerir uma simplificação na construção e estrutura do Ubuntued. Para que seja mais leve, rápido e acessível. [The KISS principle]. Att.

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Luís,

      A homepage realmente é pesada, por causa dos efeitos da slider. No entanto, creio que o site é relativamente leve no resto das páginas. Porque você não utiliza versão blog do UBuntued? Eu por acaso até prefiro a versão Blog:
      http://ubuntued.info/blog

      Aqui também é pesado?

  5. Guilherme diz:

    Não funcionou no meu sistema: ubuntu 12.10 32 bits

  6. Achei interessante os menus na lateral… até por que os monitores hoje são todos widescreen. Acho que ficaria interessante um sistema assim

    • Cláudio Novais diz:

      É precisamente por causa disso que gosto de alguns mockups que fizeram para o libreOffice, nomeadamente o referido Citrus. Acho que ideias não faltam para o pessoal do LibreOffice avançar. Falta é vontade de o fazer, coisa que não parece haver.

  7. No Kubuntu a mesma coisa, mesmo dando permissão de execução, nada.

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Tácio,

      No kubuntu quase de certeza que não funciona pois este utiliza o QT e não o GTK para as janelas. A não ser que você tenha instalado aplicações GTK, você não tem bibliotecas GTK para experimentar este mockup.

  8. Augusto Júnior diz:

    No meu não funcionou!

  9. Thiago diz:

    Cara, achei muito bom mesmo esses mockups
    Eu costumo fazer vários mockups, porém, por conta de eu não saber programar, eles ficam lá mofando a espera de alguma alma caridosa para poder vir a se tornar realidade /=

    • Cláudio Novais diz:

      Pois, você não é o único. E basicamente o Mariano Gaudix quis com isto levar a um outro nível para pôr na mesa da decisão dos programadores do LibreOffice. Agora espero que outros designers fiquem motivados e espero acima de tudo ver o pessoal do LibreOffice a fazer um pedido de colaboração para finalmente termos uma suite Office que nos orgulhe! :)

  10. Marco diz:

    Simplesmente excelente. Uma novo estilo para o poderoso LibreOffice.

  11. Jefferson diz:

    No meu não deu, fui pelo terminal e diz que o arquivo binario nao pode ser executado meu S.O é o ubuntu 12.10 e ja tentei rodar:
    #chmod u+x radio
    e mesmo assim naaada

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Jefferson, possivelmente o programa foi compilado para algo que o seu UBuntu não aceita. Reparei que há gente que conseguiu e tem o Ubuntu 64bits. Será que o programa só funciona nesses? é muito provável, visto que foi programado em C e portanto é necessário criar ficheiros para 32bits e para 64bits.

      A solução para esses casos é compilar. Eu tentei fazê-lo mas o programador não fez nenhum makefile e há coisas que eu não sei o que o programador usou (não me apetece andar a ler o código xD)

  12. Marcos diz:

    O meu também não instalou

    • Cláudio Novais diz:

      Ele não se instala. Simplesmente experimenta-se! Possivelmente a solução para quem não está a conseguir executar passa por compilar. Mas isso é uma pequena dor de cabeça pois o programador não fez nenhum makefile. Eu tentei compilar para mostrar aqui como fazia e não consegui :|

  13. Fuleco diz:

    Salve!
    No meu Ubuntu 12.10 64 bits funcionou. Mais ou menos.
    Depois que executei o "radio" eu entendi melhor, isso é um programa que simula como seria o editor com a nova proposta da interface.
    Não funcionou 100%, por exemplo, quando clica no botão de mudar a cor da fonte, a tabela de cores ficou "por trás" da área de edição.
    No geral achei interessante.

    • Cláudio Novais diz:

      Sim, a interface não está usável! Não só isto é apenas um mockup demonstrativo das ideias, como é uma primeira versão. Por isso não se pode esperar disto um programa perfeito.

      Mas apresenta as ideias e acho que isso é bastante louvável!

  14. cristian diz:

    No meu não instalo, eu clico no radio e não faz nada, fui pelo terminal e diz que o arquivo binario nao pode ser executado

Deixe um comentario