Eu usei-o e adorei, principalmente pela velocidade! Aliás, basta ver o que disse sobre ele aqui:
No entanto, com o tempo, vi coisas que não gostei. Há várias funcionalidades que não existem e são exigíveis. Uma delas (que acredito que já tenham resolvido) era simplesmente a falta de funcionalidades para partilhar dados na rede doméstica. Bom, os motivos foram vários e acabei por me cansar rápido.
Em todo o caso, eu instalei no meu segundo computador, onde agora vigora o grandioso (mas com os seus problemas também) Bodhi Linux! Gostei muito de o utilizar e gosto de o ver a funcionar, apesar de ele ter também claros problemas de usabilidade, na minha opinião, que no Unity isso não acontece. Podem saber mais sobre o Bodhi Linux aqui:
Entretanto, sugiro que experimente o eOS, sem dúvida! E se tiver tempo, experimente também o Bodhi! Se precisar, como eu, de garantir que tem o computador sempre apto conforme as suas necessidades e com todos os seus ficheiros, recomendo que antes de mais faça uma cópia de segurança. Assim quando quiser voltar ao estado inicial, pode fazê-lo! Eu por exemplo já recuperei uma vez e até as abas do Firefox que eu tinha abertas elas se mantiveram abertas!
Para fazer a cópia, recomendo vivamente o Clonezilla que faz tudo automaticamente, inclusive a compressão dos dados para que a cópia não seja grande demais: