Hoje pretendo contar um pouco sobre minha nova experiência com ElementaryOS; Para quem não acompanhou as discuções anteriores, farei um pequeno resumo pois acredito que vá agregar ao tópico:
- Recentemente postei aqui mesmo no Ubuntued uma breve análise em relação ao PearOS Linux
- Nosso amigo @Exploit fez perguntas sobre o porque de Pear e não ElementaryOS, como meu primeiro contato com ElementaryOS havia sido bem superficial, prometi instalar e voltar aqui no forum para contar o que achei da experiência
Como de costume irei quebrar o tópico em premissas, afim de deixar bem evidente os pontos que identifiquei como importantes;
Desempenho:
- Ao contrario do meu Pear instalei o ElementaryOS em um notebook mais idoso que tinha em casa (Intel(R) Celeron(R) M CPU 440 @ 1.86GHz 32 bits physical RAM 1,5GB), e de cara já fiquei muito surpreso pois seu desemenho foi excelente!!! Vale lembrar que o PearOS é só distribuido para micros 64 bits e não 32 bits, então de início já vejo um diferencial;
Mais eu precisava de mais, pois os problemas sempre aparecem depois, quando eu mais preciso, então venho utilizando do mesmo já ha uma semana...
Instalei o eclipse, QtCriator , firefox (Obs, o firefox nao vem por padrão), Filezilla, MySQL Workbench que é super pesado, TeamViwer 8, entre outros, e por fim abri todo mundo junto, o que foi ótimo pois não travou mesmo!!!
E os testes continuaram, no firefox criei uns trocentos grupos, conectei o workbenck no cloud abri o Pantheon e também conectei no cloud e Nada de travar.
O processamento estava lá nas alturas ou melhor, mais ou menos como mostra a foto (52.3% de CPU X 872 de RAM me parece ótimo para a máquina em questão), entrou em swp mais travar mesmo não travou nem a pau!!!
Vendo que até então o desempenho estava bom, criei uma meta pessoal de travar o Elementary, e foi o que eu fiz, confesso que não precisou muito, rsrsr depois de tudo isto em execução eu subi outra IDE do eclipse, só que desta vez Android e por fim subi uma vm do Android 4 com resolução comprimida e Plin! Travou, rsrsrs... mais para minha surpresa, depois de alguns segundos a o micro destravou e voltou a funcionar normalmente, quer dizer mais ou menos normal, estava tudo muuuiiito lento e então eu finalizei a vm e foi como uma mágica, o micro saiu de swp e tudo voltou a funcionar agora sim normal.
- Considerando os pontos acima só posso afirmar que em relação a desempenho está MAIS DO QUE APROVADO;
Usabilidade:
- No tópico abordado sobre PearOS, citei o ponto relacionado as facilidades de troca de desktop e tabém sobre os atalhos para alternar entre as janelas, pois bem:
O ElementaryOS também possui, só que eles vem desabilitados por padrão. De maneira geral são exatamente iguais, até porque o PearOS é baseado no mesmo.
Na imagem ao lado mostro como habilitar estes recursos também no ElementaryOS.
System Settings >> Desktop >> Hot Coners
O que não funcionou:
- Funcionou tudo!!! Não tive nenhum problema;
Coisas que gostei:
- - O gerenciador de pastas é o Pantheon, super leve e para mim é uma opção intermediária entre Dolphin e QTFM. O Pantheon tem uma opção de visualização em colunas, muito parecida com o Mac;
- O editor de texto que vem na distribuição é o Scratch, ele é bem leve e ainda possui alguns plugins como visualizador de HTML entre outros acessórios;
- Outra coisa que gostei muito foi o fato do Empaty estar desvinculado do gerenciador de contas do ubuntu, até porque ele não está na distribuição, e agora por sua vez o fecebook realmente conecta!
Considerações gerais:
- Afirmar que ElementaryOS é melhor não seria verdade pois ambos são bons e tem lá seus benefícios.
Hoje o PearOS possui muita coisa pré configurada, instalada e até melhorada quando o assunto é ser amigável, por tanto tende a ganhar a preferência do usuário doméstico.
Já o ElementaryOS possui um desempenho muuiito melhor, suporta 32bits, ao meu ver parece ser bem mais interessante para aqueles usuários que buscam um melhor desempenho e produtividade, portanto você terá que instalar grande parte das coisas usuais como o firefox ou outra ferramenta do dia a dia, exemplo o jdk, flash etc..., o que não me parece um problema! Afirmo que não será um problema até mesmo para usuários domésticos, pois como ele é baseado na distr. ubuntu temos em mãos o nosso tão amado Softwrer Center que poderá instalar estes utencílios com um único click. O ElementaryOS também me pareceu mais estável e para pessoas que procuram uma distribuição para uso profissional, eu realmente recomendaria;
Com tudo acredito que fica a critério do perfil de usuário, tendo o PearOS para um uso mais Home, e o ElementaryOS para ambos tando Home quanto Office, oferencendo um melhor desempenho e a mesma produtividade
Tks