Para aventureiros
Mais uma dica (não consigo estar quieto nem um bocadinho ). E que tal colocar de parte o xcompmgr ou o cairo-compmgr e usar o Mutter, sim o mesmo utilizado no Gnome-shell (mas mesmo quem tem o Gnome-shell e/ou Cinnamon instalado, terá de instalar o pacote, pois os ambientes anteriores apenas fazem uso da biblioteca do Mutter)! Primeiro de tudo terá de instalar o seguinte pacote:
Depois de instalado, precisa de ir a Menu→Preferências→Definições da sessão e substitua openbox-lubuntu, pelo que está presente na imagem:
:!: Importante
Caso tenha qualquer outro compositor gráfico: compiz, xcompmgr, cairo-compmgr, etc... Deverão ser desactivados ou retirados da lista de arranque. Veja aqui se tem algum desses na lista:
Se tiver acabado de instalar o Lubuntu, deverá ter algo assim:
- Código: Selecionar todos
@lxpanel --profile Lubuntu
@xscreensaver -no-splash
@xfce4-power-manager
@pcmanfm --desktop --profile lubuntu
@/usr/lib/policykit-1-gnome/polkit-gnome-authentication-agent-1
Caso já tenha mais alguma coisa neste ficheiro, tenha em atenção, se for um compositor, este poderá barrar o Mutter no arranque!
Desvantagem
Até ao momento a única desvantagem que encontrei é não reconhecer os atalhos do teclado, ou seja, para trancar ecrã, abrir terminal, etc, terá de se fazer manualmente! Tenho de ver se encontro solução para isto!