Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:56 Pesquisa avançada

Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows 8

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows 8

Mensagempor Ron Alon » Sex, 20 de Julho 2012, 13:12

Primeiras impressões: Outlook 2013 ganha interface simplificada


Programa ganha uma interface simplificada, mais agilidade no acesso às informações e otimização para uso em telas sensíveis ao toque

Seguindo o mesmo caminho do Windows 8 e do Windows Phone, a Microsoft está reinventando o Office para adaptá-lo a novas tecnologias e mantê-lo competitivo num mercado cada vez mais complicado. Pudemos fazer um rápido teste e vamos mostrar algumas das novidades no Outlook 2013.

Rápido e organizado



Quando abri o Outlook 2013 pela primeira vez, a primeira coisa que notei foi que ele é mais “limpo”. O Outlook 2010 tem quatro painéis na visão de e-mail - um painel de navegação à esquerda, outro com sua Inbox, outro para mostrar a mensagem selecionada e mais um à direita com o calendário e lista de tarefas. No Outlook 2013 a Microsoft reduziu tudo isto a apenas dois painéis, um com a Inbox e outro para leitura, e reduziu o painel à esquerda a uma pequena barra de menu com ícones.

A Microsoft também refinou o processo de compor uma resposta rápida a uma mensagem. Em vez de clicar em Reply para criar uma nova mensagem, você pode simplesmente começar a digitar a resposta no próprio corpo da mensagem original. E mantendo o tema da simplicidade, outro novo recurso é o Peeks. É similar ao “Aero Peek” no Windows 7, e permite que você “dê uma espiadinha” em seu calendário, contatos ou outras áreas do Outlook sem precisar trocar o modo de visualização.


Uma visão geral da interface do Outlook 2013.


Os “conectores sociais” da versão anterior, que permitem que você integre informações de redes sociais como o Facebook ou LinkedIn, também estão presentes. Um problema que tive no passado, entretanto, é que tentar puxar informações sobre uma pessoa de múltiplas redes sociais geralmente resulta em múltiplos contatos.

Mas a Microsoft melhorou o processo com os “People Cards”. Eles são a nova visualização padrão de contatos no Outlook 2013, e ao projetá-los a Microsoft tomou cuidado para que sejam melhores ao fundir informação e eliminar a duplicidade. Eles também estão disponíveis em mais aplicativos do Office, então fica mais fácil acessar informações sobre um contato.

Dicas para o dia-a-dia



Usuários provavelmente irão gostar das Mail Tips. Com este recurso você pode ser avisado quando esquecer de incluir um anexo em um e-mail (o Outlook fica sabendo disso se você mencionar um anexo no corpo da mensagem, assim como o GMail já faz). Você também pode ser avisado se o destinatário está disponível para receber e-mails, o que lhe dá uma oportunidade de escolher um outro meio de comunicação se o assunto for urgente e exigir uma resposta imediata.

Administradores de TI em empresas que usam o Exchange Server irão apreciar as Policy Tips. Este recurso notifica os usuários se suas mensagens contiverem informação que pode ser restrita de acordo com as políticas de segurança e informação da empresa. Ele ajuda os usuários a ficarem mais conscientes do conteúdo de suas mensagens, e ajuda a colocar em prática políticas projetadas para prevenir a exposição acidental de informações sensíveis.

Um recurso com o qual realmente nunca havia me importado é a capacidade de incluir a previsão do tempo no calendário. Mas parece que sou minoria, já que a Microsoft foi inundada com pedidos deste recurso, que finalmente está disponível. Quando você está visualizando o calendário no Outlook 2013, uma pequena barra no topo mostra a previsão do tempo para hoje e para os próximos dias no local (ou locais) escolhido por você.

Também no tablet



Assim com no Windows 8 e no restante do Office 2013, a Microsoft se esforçou para tornar o Outlook 2013 mais amigável ao uso em telas sensíveis ao toque. É possível minimizar a Ribbon para maximizar o espaço na tela de aparelhos como tablets e usar o gesto de pinça para aproximar e ler melhor mensagens e compromissos na agenda. E basta segurar o dedo sobre um item para acessar um menu contextual.

As mudanças no Outlook 2013 não parecem tão dramáticas. Em vez disso, parece que o principal objetivo da Microsoft foi tornar o programa mais eficiente. E concordo, os novos recursos tornam o acesso à informação mais fácil. Aparentemente, missão cumprida!




Primeiras impressões: Word 2013 chega pronto para tablets e mais perto da nuvem


Software ganha maior integração com a "nuvem" e foi otimizado para telas sensíveis ao toque.

O novo Microsoft Office 2013 foi anunciado nesta segunda-feira (16/7) por Steve Ballmer durante um evento realizado em São Francisco, na Califórnia. Seguindo o mesmo caminho do Windows 8 e do Windows Phone, a Microsoft está reinventando o Office para adaptá-lo a novas tecnologias e mantê-lo competitivo num mercado cada vez mais complicado. Pudemos fazer um rápido teste e vamos ver como funciona o novo Word 2013.

De cara nova



Normalmente, quando abre o Word a primeira coisa que o usuário vê é um documento em branco. Mas o Word 2013 leva o usuário para uma espécie de página inicial, similar àquela vista no Word 2010 caso você comece um novo documento a partir de um modelo. Em um painel à direita da tela há várias miniaturas que ilustram diferentes modelo, e um pequeno painel à esquerda que permite escolher documentos recentes ou abrir outros arquivos.

A barra Ribbon foi recebida de maneira bem dividida pelos usuários. Enquanto para uns é bom ver que a Microsoft está inserindo-a em todos os seus produtos, outros detestam a ideia. O Word 2013, todavia, adota um comportamento híbrido, em cima do muro: a barra existe, porém há uma seta no canto direito que permite ao usuário fazer com que ela seja reduzida a um simples menu de links no topo. Ao clicar em um desses links, a Ribbon se expande mostrando todas as opções.


Tela inicial mostra diversos layouts à escolha do usuário (clique para expandir)


Direto para as nuvens




A Microsoft está incentivando cada vez mais os usuários a trabalhar na nuvem. O Windows 8 encoraja que você faça login com seu Microsoft ID, ao invés de sua conta local do sistema operacional. Esse ID conecta você ao serviço de armazenamento SkyDrive, e permite que suas configurações e informações de programas da Microsoft sejam sincronizadas entre múltiplos aparelhos. No Word 2013, seus documentos podem ser salvos em seu PC, porém o SkyDrive é o local de armazenamento padrão.

A Microsoft informa os usuários sobre quais podem ser as consequência de salvar o arquivo em um determinado local. Ao escolher entre as diferentes opções (como o Skydrive, no computador ou em um dipositivo removível), texto no rodapé da janela Salvar Como informa se o arquivo estará disponível online ou em outros aparelhos, e se pode ser compartilhado com outros a partir da localização escolhida.

Salvar documentos no SkyDrive tem algumas vantagens, além de permitir o acesso a partir de outros aparelhos ou o compartilhamento facilitado. O mais impressionante é que o Word 2013 lembra onde você parou: caso você pare de trabalhar em um documento, o programa marca sua posição. Quando o arquivo for reaberto, mesmo que em outro computador ou aparelho, o Word 2013 pode deixá-lo bem onde você parou.

Há duas novas funções interessantes para colaboração e edição: em primeiro lugar, é possível responder diretamente a um comentário deixado por um colega em um documento compartilhado (voltado àqueles usuários que discutem temas e alterações em um documento, o que pode gerar um chat caótico), mantendo a discussão em um único tópico. O outro recurso é a habilidade de travar os registros de alterações mediante uma senha, garantindo que todas as mudanças no arquivo fiquem sempre visíveis.


Tópicos de discussão no Word ficaram bem mais organizados (clique para expandir)


Pronto para tablets




A nova geração do software presta muita atenção a tecnologias de telas sensíveis ao toque. Você pode tocar em gráficos ou imagens para dar zoom, expandir ou ocultar seções de um documento e segurar o dedo em uma palavra ou frase para acessar opções de contexto. A Microsoft, evidentemente, espera que o Word 2013 seja usado em aparelhos com telas sensíveis ao toque.

Em suma, as primeiras impressões são positivas. A Microsoft parece ter feito um trabalho sólido ao adaptar o Word tradicional para que ele acomodasse novos recursos e melhorias que tornam o software muito mais funcional em tablets e outros dispositivos com telas sensíveis ao toque. A rota em direção a nuvem irá ajudar a proteger os dados, simplificar o compartilhamento de arquivos e proporcionará aos usuários um acesso consistente a informações a partir de praticamente qualquer dispositivo.

Se você quiser testar o preview do Office 2013, há um link no site da Microsoft que permite fazer o download do pacote.

Fontes: Outlook: IDG Now! | Word: PC World
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Ron Alon » Sex, 20 de Julho 2012, 13:13

Podem falar o que quiser, mas eu gostei muito destas novas interfaces e gostaria que o LibreOffice fizesse uma repaginada no visual também. Alguns apps do Linux parece que pararam no tempo neste quesito...

Edit: Olhem só como é o Google Drive/Docs:



Dá pra fazer coisa melhor com os pacotes office, não?
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Julho 2012, 13:45

É impressão minha, ou a M$ anda a imitar a Google? É que mudando os tons azuis, ficava com o aspecto dos serviços da Google... GDocs, G+, etc... o.0
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Exploit » Sex, 20 de Julho 2012, 20:56

ficou bem mais feio.. se mudassem os brancos ficava melhor.. mas de resto ficou muito bom..

o libreoffice precisa mesmo de atualizar a interface
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Julho 2012, 14:05

Efetivamente esses brancos estão exagerados. Estão a copiar um pouco a aparência dos Docs da Google, mas acho que estão a regredir. Sobre este software, apesar de ser pago e isto estar a ser uma publicidade gratuita, acho que temos que aceitar que atualmente é a melhor suite que existe.

Felizmente que o pessoal do Wine tem feito um excelente trabalho ao ponto de podermos utilizar esta suite que é importante para quem realmente precisa de algo assim. Não sei como vai ser a compatibilidade com esta nova versão mas relativamente ao office 2003, office 2007 e office2010 a coisa funciona muito bem no Ubuntu! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Ron Alon » Ter, 24 de Julho 2012, 15:06

Claudio Novais » Ter Jul 24, 2012 11:05 am escreveu: Sobre este software, apesar de ser pago e isto estar a ser uma publicidade gratuita, acho que temos que aceitar que atualmente é a melhor suite que existe.


Eu não vejo como publicidade gratuita. Acho que é mais para vermos as evoluções. Independente de qualquer coisa, o Windows continua a ditar as regras para diversas interfaces. O próprio LibreOffice/OpenOffice tem uma interface baseada nos MSOffice's antigos (97, 2003, etc).

Querendo ou não, o LibreOffice precisa mudar algumas coisas. Formatar um trabalho acadêmico no MSOffice é muito mais fácil do que no LibreOffice! E isso é uma pena. A interface do LO parece desatualizada, comparada à do MSOffice 2010...

O Google Docs é um bom app. Penso que ele pode acabar substituindo o meu editor de textos padrão em breve. Mas eu ainda gosto de ter estes apps instalados. E o LibreOffice está comendo muita poeira na questão interface. O que adianta ter uma splashscreen bonita, quando o programa parece ser dos anos 60?
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Julho 2012, 15:21

Sem dúvida que tem razão nessa sua última frase.

Entretanto, apesar de eu trabalhar com alguma frequência com o Ms Word, na verdade eu utilizo-o essencialmente por ser fácil a detetar erros de ortográficos e de sintaxe. Na verdade, na minha opinião, o LaTeX é perfeito para ter documentos super profissionais no final. Quer saber o que é LaTeX? Veja este artigo:

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 24 de Julho 2012, 22:29

Claudio Novais » 24 Jul 2012, 15:21 escreveu:Sem dúvida que tem razão nessa sua última frase.

Entretanto, apesar de eu trabalhar com alguma frequência com o Ms Word, na verdade eu utilizo-o essencialmente por ser fácil a detetar erros de ortográficos e de sintaxe. Na verdade, na minha opinião, o LaTeX é perfeito para ter documentos super profissionais no final. Quer saber o que é LaTeX? Veja este artigo:


Em alternativa o Kile presente no artigo, recomendo o TexMaker, é o que eu uso! ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 24 de Julho 2012, 22:34

ron » 24 Jul 2012, 15:06 escreveu:
Querendo ou não, o LibreOffice precisa mudar algumas coisas. Formatar um trabalho acadêmico no MSOffice é muito mais fácil do que no LibreOffice! E isso é uma pena. A interface do LO parece desatualizada, comparada à do MSOffice 2010...


Eu não concordo, no meu caso prefiro o Open/LibreOffice! E ao contrário do que se possa pensar, nestes também é possível ter trabalhos exemplares! Já consegui muitos bons trabalhos usando o OpenOffice, que alguns que mesmo usando os modelos do Word!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conheça o Microsoft Word e Microsoft Outlook do Windows

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Julho 2012, 22:43

Sim, boa dica esse TexMaker! Que dava um bom artigo Luís :twisted:




Sobre o LibreOffice, claro que ele é bom, se não não estava no Ubuntu! Há outras suites mas o LibreOffice destaca-se porque é realmente bom. Eu já soube algumas coisas sobre o funcionamento dele e a parte da Folha de Cálculo algo extraordinário em termos de complexidade e algoritmos.

No entanto, na minha opinião e claro que isto é uma opinião, o Ms Word é simplesmente o melhor. Encontra diferentes tipos de erros e a estrutura estética é mais prática que todos aqueles botões que temos de passar o ponteiro do mouse À procura de qual a funcionalidade que queremos aplicar. ;) Sobre os outros programas das duas suites, não consigo opinar o suficiente pois faço um uso reduzido. No entanto o Draw do LibreOffice apesar de simples é muito prático e o Excel parece-me mais capaz de trabalhar com ficheiros realmente grandes comparativamente com o LibreOffice.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 64 visitantes