Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 18:34 Pesquisa avançada

Unity Preview, a nova função de pré-visualização do Ubuntu!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Unity Preview, a nova função de pré-visualização do Ubun

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 22 de Agosto 2012, 1:19

Pois Luís, acho que a parte do unity pior desenvolvida é mesmo essa. É absurda a quantidade de processamento exigida pelo Unity quando se arrasta qualquer coisa. E realmente nas outras aplicações isso não acontece.

Tal como referido, o Unity teve uma conceção muito mal feita, e desde então têm andado a otimizar. No entanto, a melhor forma seria construir de raiz algo otimizado, filosofia que o Linux sempre sempre utilizou e que agora com o Unity está a deixar de ser seguida. Isto começa a ser algo comum, é o Unity, foi as notifyOSD, foi Empathy e próprio Gwibber, já para não falar do Nautilus (se bem que nas primeiras versões dele parecia razoavelmente bom) e alguns outros softwares.

Esta ideologia de querer mandar para fora mesmo mal construído nunca deu bom resultado, basta olhar para o Windows. Mas infelizmente a Canonical não quer olhar a isso e só pensa na cara (estética).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor AmmonMa » Qua, 22 de Agosto 2012, 3:26

Claudio Novais escreveu:Aqui há claramente uma utilização desgovernada de processamento. É óbvio que otimizar e utilizar algoritmos otimizados tem custos de tempo ao pessoal que programa, mas creio que isso é importantíssimo. Infelizmente a Canonical não acha isso e começou logo tudo errado: primeiro a estética e depois a performance. Isso é um erro enorme, pois é muito mais fácil fazer algo otimizado do que otimizar código feito, que muitas vezes é feito por outras pessoas.

A isso dá-se o nome de C++... :troll:

Não eu sei que não é problema da linguagem...Enfim, deixa eu colocar alguns pontos.

Não cheguei a pegar o netbook remix, como era a Unity naquele tempo? Boa, ruim, MUITO ruim?
É muito importante esse ponto por que ,querendo ou não, o nascimento da DE veio daí e de forma conturbada. Será que isso não influenciou na performance?

A ideia de "design primeiro, depois performance" veio do Shuttleworth, o CEO astronauta. Com a cabeça nas nuvens ele viu que grande parte dos seus engenheiros estavam usando OSX e nao Ubuntu. Daí decidiu que faria do unity um hit. Ele mesmo disse isso em entrevista.

Unity vem melhorando, versão por versão.Seguindo essa tendência acredito que teremos otimizações na velocidade. Ja sabemos que é possível.Eu ainda estou otimista em relação ao unity e acho que é aí que muita gente deveria apostar mesmo.

Do jeito que está hoje, ok.Reconheço que tem muito a melhorar, mas é um DE muito bom. Que em fator de usabilidade (pra mim o determinante ao usar um sistema operacional) vem superando os outros. (Mais ou menos por que a implementação do KDE no OpenSUSE é muito boa!)

Falando das previews, só quero chover no molhado. Imaginem o mundo novo que as lentes vao ter? A força que a funcionalidade vai ganhar só me deixa mais otimista (clicar com o botao direito no topico da lente do reddit e ler a pagina de comentarios de um lado e o link de outro. Se não escreverem isso, dane-se. Largo todos os meus projetos, vou viver embaixo da ponte e escrevo eu mesmo)
AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 22 de Agosto 2012, 13:01

ahahhah Marcos, realmente isso é uma ideia genial! Os próprios blogs poderão até fazer isso mesmo! Ou sites de notícias ou até o ebay e Amazon!

Realmente as possibilidades são imensas! Aliás, fazem inevitavelmente lembrar uma grande parte das aplicações android, que basicamente são também pequenas aplicações dentro do android que mostram informação dos sites.

Espero é acima de tudo pelas otimizações de processamento :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Qua, 22 de Agosto 2012, 13:12

Claudio Novais (22-08-2012, 13:01) escreveu:ahahhah Marcos, realmente isso é uma ideia genial! Os próprios blogs poderão até fazer isso mesmo! Ou sites de notícias ou até o ebay e Amazon!

Realmente as possibilidades são imensas! Aliás, fazem inevitavelmente lembrar uma grande parte das aplicações android, que basicamente são também pequenas aplicações dentro do android que mostram informação dos sites.

Espero é acima de tudo pelas otimizações de processamento :\

Acho que a próxima versão do Ubuntu (13.04) vai ser muito boa!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 22 de Agosto 2012, 15:35

AmmonMa (22-08-2012, 3:26) escreveu:A isso dá-se o nome de C++... :troll:

Não eu sei que não é problema da linguagem...Enfim, deixa eu colocar alguns pontos.

Penso que usam uma combinação de 3 linguagens de programação :roll: sendo uma delas a Vala e penso que outro é C++.
Netbook Launcher (pai do Unity actual)

O computador é um GERICOM EGO 1560 XL com os
seguintes requisitos:
  • CPU: Intel Centrino Pentium M 1.5 GHz
  • RAM:512 MB
  • Gráfica: ATI Mobility Radeon 9700, 64 MB
AmmonMa (22-08-2012, 3:26) escreveu:Não cheguei a pegar o netbook remix, como era a Unity naquele tempo? Boa, ruim, MUITO ruim?
É muito importante esse ponto por que ,querendo ou não, o nascimento da DE veio daí e de forma conturbada. Será que isso não influenciou na performance?

A ideia de "design primeiro, depois performance" veio do Shuttleworth, o CEO astronauta. Com a cabeça nas nuvens ele viu que grande parte dos seus engenheiros estavam usando OSX e nao Ubuntu. Daí decidiu que faria do unity um hit. Ele mesmo disse isso em entrevista.

Unity vem melhorando, versão por versão.Seguindo essa tendência acredito que teremos otimizações na velocidade. Ja sabemos que é possível.Eu ainda estou otimista em relação ao unity e acho que é aí que muita gente deveria apostar mesmo.

Do jeito que está hoje, ok.Reconheço que tem muito a melhorar, mas é um DE muito bom. Que em fator de usabilidade (pra mim o determinante ao usar um sistema operacional) vem superando os outros. (Mais ou menos por que a implementação do KDE no OpenSUSE é muito boa!)

Na minha opinião, podia ter um ou outro bug, mas nada que após uma ou outra manutenção não resolvesse... Era bem mais leve e bastante rápida. Na minha opinião, foi a melhor versão do Unity!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 22 de Agosto 2012, 16:41

E tenho que concordar quanto a usabilidade do unity. Testei o Gnome-Shell, na minha opnião ficou muito bonito, mas é preciso muitos cliques para fazer algo simples como escolher uma aplicação aberta por exemplo. O Cinnamon eu gostei muito, mas falta algumas funcionalidades básicas nele. Mas o que o Unity me fez sentir mais falta quanto testei os outros foi a maximização da janela ocupando todo o monitor. Quando usei o Gnome-Shell foi a primeira coisa que notei. A barra em cima ocupava espaço demais. O Cinnamon também tem esse defeito. Dai voltei para o Unity e vi o quanto ele é produtivo, mas.... lerdo. No notebook com bateria uso o cinnamon, sem uso o Unity.

marcos.vargens

Mensagempor AmmonMa » Qua, 22 de Agosto 2012, 17:03

Luis Cardoso (22-08-2012, 15:35) escreveu:

Penso que usam uma combinação de 3 linguagens de programação :roll: sendo uma delas a Vala e penso que outro é C++.

hahahahha. Pelo que eu li dos seus úlrimos posts, eu sabia que seria você a me falar isso! Desculpa o "flame", foi caseiro. Tem certeza que são 3? Eu só tinha conhecimento que se usava vala e C++.

Hum. Entao pode ser que esse seja o problema não acha? Transformar uma ui leve feita para notebooks em uma robusta para desktops, notebooks, celulares, televisão...
AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 22 de Agosto 2012, 17:41

marcos.vargens (22-08-2012, 16:41) escreveu:E tenho que concordar quanto a usabilidade do unity. Testei o Gnome-Shell, na minha opnião ficou muito bonito, mas é preciso muitos cliques para fazer algo simples como escolher uma aplicação aberta por exemplo. O Cinnamon eu gostei muito, mas falta algumas funcionalidades básicas nele. Mas o que o Unity me fez sentir mais falta quanto testei os outros foi a maximização da janela ocupando todo o monitor. Quando usei o Gnome-Shell foi a primeira coisa que notei. A barra em cima ocupava espaço demais. O Cinnamon também tem esse defeito. Dai voltei para o Unity e vi o quanto ele é produtivo, mas.... lerdo. No notebook com bateria uso o cinnamon, sem uso o Unity.

Acho que o que você disse é praticamente o que penso. Inclusive, e principalmente, no útlimo aspeto que está a negrito! Com a diferença que eu utilizo o Gnome Shell :rox:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 22 de Agosto 2012, 18:28

AmmonMa (22-08-2012, 17:03) escreveu:
Luis Cardoso (22-08-2012, 15:35) escreveu:

hahahahha. Pelo que eu li dos seus úlrimos posts, eu sabia que seria você a me falar isso! Desculpa o "flame", foi caseiro. Tem certeza que são 3? Eu só tinha conhecimento que se usava vala e C++.

Hum. Entao pode ser que esse seja o problema não acha? Transformar uma ui leve feita para notebooks em uma robusta para desktops, notebooks, celulares, televisão...

São 3, sempre tinha razão xD (ver aqui no final da página):
  • C - Para quem gosta de ir ao fundo da questão e optimização; (nível mestre)
  • Vala - Para quem vem do C# e Java vir fazer algumas tentativas, pensando que estão a trabalhar melhor do que aqueles que estão a trabalhar em C, quando na realidade também a estão a usar... :lol: (nível novato/preguiçoso)
  • C++ - Para quem gosta de programar em C, mas quer ter algumas vantagens que o C++ oferece. (nível intermédio)
:troll: :troll: :troll:

:!: Atenção :!: escreveu:As descrições acima não foram escritas na intensão de magoar alguém, é apenas na brincadeira xD (eu já passei pelas 3 e fiquei-me pelo Python e C/C++)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 22 de Agosto 2012, 18:38

Tendo em conta o rico exemplo dado pela equipa do Unity, não admira que ele seja lento, nem quero pensar se o ciclo estivesse a fazer uma contagem até 1000... :facepalm2:

Spoiler:
Código: Selecionar todos
static MyGObject *
my_g_object_new (const gchar *name,
                 const gchar *type)
{
  MyGObject *me;
  gint       i;

for (i = 0; i < 5; i++)
    {
      g_print ("I love you ");

switch (i)
      {
        case 0:
          g_print ("%d times\n", i);
          break;
        case 1:
          break;
        case 2:
          break;
        case 3:
          break;
        case 4:
          break;
        default:
          break;
      }
    }

me = g_object_new (MY_TYPE_G_OBJECT,
                     "name", name,
                     "type", type,
                     NULL);

return me;
}
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias