Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 7:21 Pesquisa avançada

Ubuntu 64 bits - Vale a pena?

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Ubuntu 64 bits - Vale a pena?

Mensagempor Diemerson » Sex, 31 de Agosto 2012, 13:39

Olá, pessoal. Desde que comecei a utilizar o Ubuntu, sempre venho instalando a versão de 32 bits, por achar que teria menos problemas de compatibilidade. No entanto, agora que estou prestes de fazer uma nova instalação, me pergunto se já posso instalar a versão de 64 bits, se não terei maiores complicações.

Então criei este tópico para perguntar a quem já usa se há muitas dificuldades na mudança, ou se posso instalar tranquilamente. Obrigado a quem se dispor a ajudar. :)
Imagem

Ubuntu 12.04 LTS - Precise Pangolin
Diemerson

Re: Ubuntu 64 bits - Vale a pena?

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 31 de Agosto 2012, 13:42

Tens que ver se o teu processador aguenta 64 bits
nuno_nunes

Mensagempor Diemerson » Sex, 31 de Agosto 2012, 13:44

Aguenta, sim. Também uso o Windows 7 de 64 bits. O que queria saber mesmo era se existem problemas com drivers (na versão de 32 bits, não preciso instalar nenhum), programas etc.
Imagem

Diemerson

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 31 de Agosto 2012, 13:46

Isso fica igual acho eu também uso o 32 bits e vou passar para o 64 bits

Da uma vista de olhos aqui: viewtopic.php?f=17&t=1284
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Agosto 2012, 14:02

Até há cerca de 2 anos havia efetivamente instabilidade em alguns softwares que ainda não estavam adaptados a estes sistemas com um barramento diferente. Esse softwares eram variados mas um dos mais conhecidos era o flash que devido ao seu peso natural em combinação com a tal instabilidade tornava-o um perigo utilizar.

Entretanto, agora tudo isso mudou! Mudou simplesmente porque os programadores agora adaptam o código a estes sistemas de 64 bits, ao contrário dessa altura em que os programadores produziam para 32bits e o compilador (que ainda também se calhar não estava perfeitamente adaptado) é que tratava do resto.

Atualmente e desde há já um ano e meio recomendo vivamente a utilizar-se o Ubuntu64 para arquiteturas de 64 bits. Aliás, se você vir os artigos do UBuntued de como instalar o Ubuntu irá ver que nas últimas duas ou 3 edições recomendo mesmo a fazer download da versão 64bits.

Em suma, está com medo? Não tenha! Instale o Ubuntu64 bits e aproveite ao máximo os recursos do seu computador! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Diemerson » Sex, 31 de Agosto 2012, 14:07

Obrigado pelo esclarecimento, Claudio. Já vou fazer o download e instalar aqui!
Imagem

Diemerson

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Agosto 2012, 14:13

Diemerson, qualquer dúvida é só perguntar! Se precisar de ajuda na instalação creio que este artigo irá ser importante.

Se achar que precisa de umas melhorias no Ubuntu sugiro que veja o link abaixo. Um dos pormenores que você irá reparar é que em 64bits a memória é despendida de forma duplicada. Por isso para quem está habituado a 150MB num sistema limpo, agora terá 300MB de RAM logo no arranque. Isto é algo literal, mas ocorre. Isto acontece porque o barramento de 64 bits é o dobro e significa que gasta bem mais memória. Isto é mau? Bem, podia ser melhorado com programação de baixo nível (não confundir com má programação, até pelo contrário) no entanto isto acontece em todos os sistemas ;)
viewtopic.php?f=24&t=1642&p=12543#p12367
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor panzer_navarone » Sex, 19 de Outubro 2012, 1:14

Aproveitando o tópico eu uma vez inventei de mudar a 10.10(foi a mais estável de todas até hj) de 32 para 64 e deu pane e perdi várias coisas, depois disso fiquei com receio e sempre na 32bits,to pensando em migrar agora da 12.04 p/ 12.10, tenho algumas dúvidas, tipo se vale a pena mesmo por no meu note(posso mandar um print da arquitetura dele), e se perderei todos os programas q tenho instalado nele, tipo Jdownloader, Wiithon, qBittorrent??? Da pra dar um help ai Claudio.
Valeu

panzer_navarone

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 19 de Outubro 2012, 8:40

panzer_navarone (19-10-2012, 1:14) escreveu:Aproveitando o tópico eu uma vez inventei de mudar a 10.10(foi a mais estável de todas até hj) de 32 para 64 e deu pane e perdi várias coisas, depois disso fiquei com receio e sempre na 32bits,to pensando em migrar agora da 12.04 p/ 12.10, tenho algumas dúvidas, tipo se vale a pena mesmo por no meu note(posso mandar um print da arquitetura dele), e se perderei todos os programas q tenho instalado nele, tipo Jdownloader, Wiithon, qBittorrent??? Da pra dar um help ai Claudio.
Valeu

Na altura do Ubuntu 10.10 a versão 64 bit ainda andava pouco famosa, pois alguns drivers ainda não se encontravam disponíveis para essa arquitetura. No entanto, se quer ver se o seu computador suporta 64 bit, execute o seguinte comando:
lscpu | grep 'CPU op-mode'

No meu caso, como estou num Intel Core i7 (pois é recomendado a utilização de SO 64 bit para tirar maior partido da máquina), nem era preciso muito para saber que este suporta e aqui está a prova:
[luis@i7Luis ~]$ lscpu | grep 'CPU op-mode'
CPU op-mode(s): 32-bit, 64-bit
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Outubro 2012, 13:14

panzer_navarone, não se esqueça que convém formatar a partição do Ubuntu (a raiz caso tenha a /home separada) para instalar essa nova versão de 64bits.

Se você tem a versão 64bits? Bom, basicamente é o que o Luís disse. Para algo mais explicado pode ver este artigo:

Se vale a pena ter um sistema de 64 bits? Ao nível de estabilidade creio que atualmente não diferenças. Pelo menos no uso quotidiano não se encontra diferenças. No entanto, utilizar 64bits tem a condicionante de gastar mais memória, mas isso é algo intrínseco à arquitetura e portanto acontece igual noutros sistemas como o Windows. Mas agora ao nível de utilização a 100% do processador que tem, claro que se for 64 bits o melhor é utilizar a versão 64 bits do Ubuntu para utilizar todas as potencialidades do hardware!

Quanto aos programas que referiu, se vai formatar tem de os instalar novamente :D Claro que vão funcionar. Só se o programador da aplicação fizer algo de muito baixo nível é que irá ter problemas. Da lista que deu só não uso o Wiithon. De resto os outros funcionam de forma normalíssima! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu