Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 6:37 Pesquisa avançada

Formatação e Particionamento

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Formatação e Particionamento

Mensagempor nekrolog » Sex, 31 de Agosto 2012, 17:31

Olá pessoal! Bom, vocês já devem ter reparado que estou constatemente postando duvidas, é que sou usuário novo do Ubuntu e estou procurando me aperfeiçoar no sistema, mas vamos ao caso.

Irei formatar um pc com Ubuntu pelo seguinte erro; viewtopic.php?f=36&t=2338

O botão desligar não funciona; Já pesquisei em alguns foruns e não consegui uma solução então o jeito será formatar e reinstalar o Ubuntu.

A duvida é a seguinte; Como formato e particiono o HD sem perder os arquivos da pasta pessoal? Visto que o único sistema presente nele é o Ubuntu, ou seja, o Pc só está com uma partição principal. Há como particionar o HD antes, jogar os arquivos pessoais para dentro dessa partição e só depois formatar e ré-instalar o Ubuntu?

8)

nekrolog

Re: Formatação e Particionamento

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Setembro 2012, 12:39

O ideal é você ter um estrutura de particionamento da seguinte maneira sendo que o Windows está ali por necessidade de cada um, mas é opcional:
  • [Windows][Ubuntu][/home][/swap]
Com isto você terá os programas do Ubuntu na partição Ubuntu e os seus dados guardados na /home, ou seja, o normal, que é na sua pasta pessoal. Assim, quando formatar o Ubuntu, apenas formata a partição Ubuntu e a /home mantém-se intacta. Eu fiz um artigo sobre isso que recomendo vivamente a ver:

Este artigo que apresentei acima já está a supor que você tenha essa estrutura. Se ainda não a tem, na minha opinião deve tê-la o quanto antes! Como a ter? Eu fiz um outro artigo que também explica todos os pormenores relativos a essa matéria:

Agora relativamente à sua dúvida em concreto. Bem se você tem tudo numa só partição a minha opinião, não teórica mas por experiência é a seguinte: grave os seus arquivos num local seguro (disco externo por exemplo) e só depois altere as partições.

Apesar de ser possível redimensionar sem perder dados, isto é um processo que tem sempre um risco considerável associado. Eu diria que para discos com 50% ocupados esse risco deve rondar os 50%; mas para discos com 80% ocupados se calhar o risco é 90%. Quer isto dizer que você a qualquer momento pode perder algo importante. Não irá perder tudo (a não ser que ocorra algum bug) mas poderá perder um ou outro ficheiro.

Por isso a minha recomendação é: faça um backup num outro lugar e depois formate o disco! Assim vai começar tudo de novo, tudo limpo. E não se esqueça crie uma estrutura em que separa a home do UBuntu!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Instalação do Ubuntu