Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:47 Pesquisa avançada

O Ubuntu-Tweak afinal será mantido!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

O Ubuntu-Tweak afinal será mantido!

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 21 de Outubro 2012, 23:46

Depois das longas discussões que gerou o facto do autor do Ubuntu-Tweak querer descontinuar esta aplicação (veja mais aqui), eis que o autor, Ding Zhou, do Ubuntu-Tweak muda a sua posição e diz que vai continuar a desenvolver esta excelente aplicação, com muito mais empenho!

Tal como é referido no seu artigo referente a esta mudança de opinião (ver aqui, em inglês), depois de muita gente ter mandado mensagens, muitos blogs terem discutido esta grande perda e depois de alguns forks já iniciados, o autor mudou de opinião.

Segundo o autor do Ubuntu-Tweak, Ding Zhou, o ubuntu-Tweak é como um filho, pois foi o primeiro projeto que desenvolveu, há cerca de 5 anos.

Relativamente à polémica de não se ser livre para desenvolver software livre, na verdade ele diz que isso foi um mal entendido, causado pelo simples facto de o inglês não ser a sua língua de origem. Pelo que ele diz, a liberdade que sentia antes era acima de tudo alimentada pela motivação de fazer algo novo para o Linux. Agora, não existe essa motivação por não ter objetivos mais concretos. Atualmente o que ele tem é de se preocupar em desenvolver melhor o servidor que proporciona o funcionamento da nova funcionalidade que instala aplicações.

Para além disso, o autor também diz que atualmente sente uma pressão enorme por ter tantos utilizadores a usarem o software dele. Sendo este um projeto secundário, de horas livres, é complicado arranjar um balanço na vida para que consiga fazer tudo o que quer. Por causa disso, por sentir que as coisas estavam a ficar fora de controlo, ele decidiu desistir.

Com isto ele quer dizer que não houve qualquer pressão por parte de outros, nomeadamente sobre a Canonical. Diz também estar de acordo com o facto da canonical pedir doações e aceita (apesar de não ser algo a 100%) a existência da pesquisa da Amazon do Ubuntu 12.10, visto que ela pode ser desligada.

O autor termina falando sobre a versão 0.8.1 do Ubuntu-Tweak que estava a desenvolver e garante que adora este projeto, apenas não gosta do estado atual mediante o trabalho que deu para chegar a ele (provavelmente está a queixar-se do facto de ter de fazer mais otimizações ao servidor e da comunicação entre a aplicação e o servidor). Nesta versão as Apps ainda não estão a funcionar por estar a resolver esses problemas com o servidor.

Quanto à versão 0.8.1, o Ding Zhou apresentou algumas funcionalidades bem interessantes que já estão a funcionar para o Ubuntu 12.10, nomeadamente as quicklists que permitem gerir os itens da barra do Unity e até permite ordenar.

Também terá uma nova funcionalidade que foi adicionada sem querer (visto que queria apenas publicá-la no futuro). Sobre as notas desta nova release, pode encontrar aqui:

Instale o Ubuntu-Tweak!

Se você ainda não tem o Ubuntu Tweak instalado, leia este artigo e instale-o:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: O Ubuntu-Tweak afinal será mantido!

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 21 de Outubro 2012, 23:55

Uma boa noticia, se calhar eles começaram a pensar que o ubuntu iria perder algum user por causa dessa decisão sem fundamento
nuno_nunes

Mensagempor Ron Alon » Seg, 22 de Outubro 2012, 1:03

MUito feliz por esta notícia!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor miles_maverick » Seg, 22 de Outubro 2012, 1:19

Viva \o/... Acho que posso manter meu 12.10 agora...
miles_maverick

Mensagempor João Cláudio » Seg, 22 de Outubro 2012, 11:03

Não engoli essa história de que o inglês não é o idioma dele de origem. Ora, por mais que ele não domine por completo o idioma, nomenclaturas como free e software ele deve ter consciência total. Ou será que estou pedindo demais? Acredito que isso foi mais a pressão, tanto por parte da comunidade quanto pela Canonical, afinal, é uma decisão que afeta em muito os usuários, principalmente os que ainda virão.
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Mensagempor Creto » Seg, 22 de Outubro 2012, 12:26

João Cláudio (22-10-2012, 11:03) escreveu:Não engoli essa história de que o inglês não é o idioma dele de origem. Ora, por mais que ele não domine por completo o idioma, nomenclaturas como free e software ele deve ter consciência total. Ou será que estou pedindo demais? Acredito que isso foi mais a pressão, tanto por parte da comunidade quanto pela Canonical, afinal, é uma decisão que afeta em muito os usuários, principalmente os que ainda virão.

Olha como o companheiro João Cláudio, também acho que agora é que não foi bem claro a mudança de opinião por parte do desenvolvedor. Gente todos sabem que uma empresa precisa ganhar dinheiro (e não pouco), mas pode fazer isso muito bem com um pouco de ética profissonal.

T+
Creto

Mensagempor Ron Alon » Seg, 22 de Outubro 2012, 13:06

João Cláudio (22-10-2012, 11:03) escreveu:Não engoli essa história de que o inglês não é o idioma dele de origem. Ora, por mais que ele não domine por completo o idioma, nomenclaturas como free e software ele deve ter consciência total. Ou será que estou pedindo demais? Acredito que isso foi mais a pressão, tanto por parte da comunidade quanto pela Canonical, afinal, é uma decisão que afeta em muito os usuários, principalmente os que ainda virão.

Eu mesmo fiquei em dúvida quando a tradução de free, se ele se referia a software livre ou software gratuito. Ao usar a palavra, por exemplo "freedom", ele mudou o sentido inteiro do que queria dizer. Ele disse que se sentia preso ao desenvolvimento do app por ser um hobby e muita gente usar o software e querer novas funções.

Creio que a questão se dá pela confusão, já que free software é tanto software livre / software grátis. A pessoa que está traduzindo deve tomar muito cuidado - e na verdade, qualquer tradução que vá ser feita neste caso, pode modificar todo o sentido.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor João Cláudio » Seg, 22 de Outubro 2012, 13:32

Somente agora tive tempo de ler a versão do blog dele, e me pareceu mais tragável o que ele explica. Tudo bem confundir free com freedom, até no calor do momento, no idioma de origem dele pode sim ter um sentido bem próximo. Mas a justificativa que ele dá sobre a pressão que ele sofre, ele sozinho ter que desenvolver e manter o servidor, e não ganhar nada por isso, não tem nada a ver com liberdade. E outra, quando ele fala sobre as doações à Canonical e a lente da Amazon, ele meio que se entrega. A questão é basicamente financeira.

Não sei quais seus projetos principais hoje, mas acredito que seria melhor para ele, para nós usuários e até para a própria Canonical [já que nosso querido 'Configurações de Sistema' é fraquíssimo] se o Tweak fosse incorporado de vez ao Unity, ampliando o número de usuários, de possibilidades e gerando renda para o desenvolvedor, uma vez que a própria Canonical está também gerando renda.
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Voltar para Notícias