Tal como é referido no seu artigo referente a esta mudança de opinião (ver aqui, em inglês), depois de muita gente ter mandado mensagens, muitos blogs terem discutido esta grande perda e depois de alguns forks já iniciados, o autor mudou de opinião.
Segundo o autor do Ubuntu-Tweak, Ding Zhou, o ubuntu-Tweak é como um filho, pois foi o primeiro projeto que desenvolveu, há cerca de 5 anos.
Para além disso, o autor também diz que atualmente sente uma pressão enorme por ter tantos utilizadores a usarem o software dele. Sendo este um projeto secundário, de horas livres, é complicado arranjar um balanço na vida para que consiga fazer tudo o que quer. Por causa disso, por sentir que as coisas estavam a ficar fora de controlo, ele decidiu desistir.
Com isto ele quer dizer que não houve qualquer pressão por parte de outros, nomeadamente sobre a Canonical. Diz também estar de acordo com o facto da canonical pedir doações e aceita (apesar de não ser algo a 100%) a existência da pesquisa da Amazon do Ubuntu 12.10, visto que ela pode ser desligada.
O autor termina falando sobre a versão 0.8.1 do Ubuntu-Tweak que estava a desenvolver e garante que adora este projeto, apenas não gosta do estado atual mediante o trabalho que deu para chegar a ele (provavelmente está a queixar-se do facto de ter de fazer mais otimizações ao servidor e da comunicação entre a aplicação e o servidor). Nesta versão as Apps ainda não estão a funcionar por estar a resolver esses problemas com o servidor.
Quanto à versão 0.8.1, o Ding Zhou apresentou algumas funcionalidades bem interessantes que já estão a funcionar para o Ubuntu 12.10, nomeadamente as quicklists que permitem gerir os itens da barra do Unity e até permite ordenar.
Também terá uma nova funcionalidade que foi adicionada sem querer (visto que queria apenas publicá-la no futuro). Sobre as notas desta nova release, pode encontrar aqui:
Instale o Ubuntu-Tweak!
Se você ainda não tem o Ubuntu Tweak instalado, leia este artigo e instale-o: