Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:50 Pesquisa avançada

problema ao atualizar para o 12.10 via gerenciador!

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

problema ao atualizar para o 12.10 via gerenciador!

Mensagempor walterw » Qua, 24 de Outubro 2012, 16:30

gente, to com um problema, coloquei o meu ubuntu 12.04 para atualizar via gerenciador de atualizações, ai a atualização travou na etapa "instalando as atualizações" - preparando o libopencv-features2d.3
a caixinha ficou cinza escuro (como acontece com os programas quando travam) e não sai mais do canto, ela tá assim faz uns 20 minutos! grrrr

o resto do sistema ta funcionando normalmente, mas a atualização parou. Semana passada fiz alguns backups via ubuntu tweak. Mas nem todos os meus arquivos foram salvos antes de fazer a atualização.
Não posso desligar para não corromper o sistema, o que devo faze, alguem passou por esse problema?

agradeço desde já pela ajuda

walterw

Re: problema ao atualizar para o 12.10 via gerenciador!

Mensagempor Ron Alon » Qua, 24 de Outubro 2012, 17:41

walterw (24-10-2012, 16:30) escreveu:gente, to com um problema, coloquei o meu ubuntu 12.04 para atualizar via gerenciador de atualizações, ai a atualização travou na etapa "instalando as atualizações" - preparando o libopencv-features2d.3
a caixinha ficou cinza escuro (como acontece com os programas quando travam) e não sai mais do canto, ela tá assim faz uns 20 minutos! grrrr

o resto do sistema ta funcionando normalmente, mas a atualização parou. Semana passada fiz alguns backups via ubuntu tweak. Mas nem todos os meus arquivos foram salvos antes de fazer a atualização.
Não posso desligar para não corromper o sistema, o que devo faze, alguem passou por esse problema?

agradeço desde já pela ajuda

Se você tem uma partição /home separada, recomenda-se uma instalação limpa do sistema.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor walterw » Qua, 24 de Outubro 2012, 17:56

Ron, eu tenho uma partição home separada! como posso proceder agora que a instalação falhou? baixo uma iso coloco num pen/dvd e instalo?

walterw

Mensagempor Ron Alon » Qua, 24 de Outubro 2012, 20:05

walterw (24-10-2012, 17:56) escreveu:Ron, eu tenho uma partição home separada! como posso proceder agora que a instalação falhou? baixo uma iso coloco num pen/dvd e instalo?

Exato!

Só tenha o cuidado para não apagar a partição home.

Embora o tutorial aqui descrito (http://ubuntued.info/como-instalar-o-ub ... ros-passos) seja para o 12.04, a parte de escolha de partições é igual.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 24 de Outubro 2012, 23:32

walterw, há um artigo auxiliar a este que o Ron referiu que é muito importante para o seu caso concreto que tem a /home separada. Leia este artigo e saiba tudo o que precisa de saber sobre como instalar o Ubuntu de forma limpa e mantendo todas as configurações:

Tenha apenas em atenção que se usa a sua /home encriptada, deve utilizar exatamente o mesmo nome de utilizador e a mesma senha!!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor walterw » Qui, 25 de Outubro 2012, 3:47

Gente MUITO obrigado pela ajuda, infelizmente não vi a tempo...
fiz um pen de boot, tentei com a opção reinstalar e a instalação travou já no final, na parte de remoção de pacotes antigos (acho que era isso), dai tive que matar de novo e achei por bem fazer uma instalação zerada, não dividir a partição home- fiz a instalação "padrão". Vocês aconselham fazer depois do sistema instalado?

muito obrigado, mais uma vez, abs!

walterw

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 14:10

Eu sinceramente sugeria voltar a formatar e instalar com a /home separada para aproveitar essa funcionalidade que refiro no link acima da atualização via instalação limpa mantendo a /home.

De resto, sugestões? Bom, instale os pacotes multimédia, instale os drivers proprietários se for preciso (através dos Drivers Adicionais, tal como pode ver neste link que fala sobre essa secção das configurações do Ubuntu), experimentar algumas ideias (tenha muita atenção a elas e se tiver dúvidas pergunte) de optimização, nomeadamente:

Personalizar a cara do seu Ubuntu através de um destes visuais:

De uma forma geral dar uma vista de olhos nos vários artigos do Ubuntued e instalar o que for preciso:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor walterw » Sex, 26 de Outubro 2012, 20:16

Certo, vou tentar arrumar um tempo para formatá-lo novamente. Mais uma vez muito obrigado, lerei os artigos e tentarei colocá-los em prática!

Parabéns pelo blog, tô acompanhando desde que comecei a me enveredar pelo mundo linux.

walterw

Voltar para Questões gerais