Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 23:47 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Ajuda com desinstalação do Windows

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO] Ajuda com desinstalação do Windows

Mensagempor italoayres » Seg, 12 de Novembro 2012, 17:49

Olá, estou usando ubuntu há algum tempo e fazia dual-boot com windows. Agora finalmente decidi desinstalar o Windows completamente e usar só o Ubuntu. Eu não tinha certeza de como proceder nesse caso e achei poucas informações na internet, então só formatei a partição onde o windows estava e atualizei o Grub. Percebi logo que foi um erro porque o Grub nao removeu o Windows da inicialização. E não é possivel redimensionar a partição onde o Linux está para ocupar todo o HD.
Acho que a melhor opção agora seria criar uma imagem do meu Ubuntu atual e reinstala-lo selecionando todo o HD. Alguem poderia me indicar a melhor forma de fazer isso, ou outro jeito melhor de proceder? Obrigado!
Editado pela última vez por italoayres em Qui, 29 de Novembro 2012, 3:47, em um total de 1 vez.
"Go to work. Get married. Have some kids.
Pay your taxes. Pay your bills. Watch your TV.
Follow fashion. Act normal. Obey the Law.
And repeat after me: I AM FREE"
italoayres

Re: Ajuda com desinstalação do Windows

Mensagempor Ron Alon » Seg, 12 de Novembro 2012, 18:04

italoayres (12-11-2012, 16:49) escreveu:Olá, estou usando ubuntu há algum tempo e fazia dual-boot com windows. Agora finalmente decidi desinstalar o Windows completamente e usar só o Ubuntu. Eu não tinha certeza de como proceder nesse caso e achei poucas informações na internet, então só formatei a partição onde o windows estava e atualizei o Grub. Percebi logo que foi um erro porque o Grub nao removeu o Windows da inicialização. E não é possivel redimensionar a partição onde o Linux está para ocupar todo o HD.
Acho que a melhor opção agora seria criar uma imagem do meu Ubuntu atual e reinstala-lo selecionando todo o HD. Alguem poderia me indicar a melhor forma de fazer isso, ou outro jeito melhor de proceder? Obrigado!

Primeiro de tudo, você tem uma partição /home?

Segundo, você tem arquivos que não pode perder?

Você pode tentar criar uma versão do Ubuntu com seus programas e personalizações - até dá para fazer isto. Mas, se você não tem arquivos que precisam ser salvos, você pode seguir o tutorial do Ubuntued de instalação com a pasta /home: http://ubuntued.info/como-instalar-o-ub ... omendacoes
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 12 de Novembro 2012, 19:07

As perguntas que o Ron fez são pertinentes e acho que antes de mais, italoayres, partilhe as respostas a essas questões e tire um printscreen ao gparted mostrando o seu disco para podermos analisar como tem as coisas.

Em todo o caso, retirar o Windows funciona da seguinte maneira (que pode demorar horas a processar mas é segura pois já a executei algumas vezes e funcionou 100%):
  • Elimina a partição¹ do windows;
  • Estende a partição do Linux para o espaço não particionado (é aqui que demora muito tempo);
  • ¹Caso o Gparted esteja instalado na partição do Windows, depois precisa de o recuperar através de um LiveCD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor italoayres » Seg, 12 de Novembro 2012, 21:25

Obrigado pelas respostas rápidas.
O que eu já fiz foi o seguinte:
- Exclui a partição onde estava o Windows
- Criei uma terceira partição só para guardar meus arquivos que não quero perder.

O que eu pretendo:
- Estender minha partição com o Ubuntu para o HD inteiro.
- Se possível, continuar com meus programas já instalados.

Eu não encontrei nenhuma opção no GParted para estender a partição do Ubuntu. Conforme pedido aqui esta um print das minhas partições.
sda4 é onde o Ubuntu está instalado.
sda2 é a partição que eu criei para colocar meus arquivos.

"Go to work. Get married. Have some kids.
Pay your taxes. Pay your bills. Watch your TV.
Follow fashion. Act normal. Obey the Law.
And repeat after me: I AM FREE"
italoayres

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 12 de Novembro 2012, 22:16

Olá italoayres,

Você tem uma partição estendida, o que faz com que eu não tenha a certeza se você pode aumentar o tamanho dela. Realmente é uma coisa que eu nunca fiz portanto não sei se é possível. Você já tentou?

Bom, isto é aqui é como uma régua com elásticos (veja imagem abaixo) e você pode mover os elásticos para que as partições fiquem maiores ou mais pequenas. Portanto, teoricamente aqui você só pode aumentar tamanhos da partição sda1 e da partição sda4. No caso da sda4 como ela é uma partição tipo estendida (ou seja permite ter mais partições lógicas lá dentro) eu não tenho a certeza se é possível aumentar o seu tamanho.
Imagem

O que fazer então? Bom, antes de mais selecione a partição sda4 e tente aumentar o tamanho dela para ocupar todo o espaço ocupado. Se for possível você depois poderá aumentar os tamanhos das ouras partições.

Em todo o caso, na minha opinião você devia começar tudo de novo! Na minha opinião você devia guardar os seus dados e formatar por completo o seu disco e depois criar as partições direitinhas tal como eu explico neste artigo:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Ter, 13 de Novembro 2012, 4:16

Você pode manter os arquivos, mas não conseguirá aumentar o espaço. A partição vazia está antes da que tem o Ubuntu.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Ter, 13 de Novembro 2012, 4:22

O que recomendo: usar uma pen-usb, deletar a partição o Ubuntu, criar um Ubuntu com a partição home e depois enviar seus arquivos para a partição home e aumentá-la.

Faça assim (nesta ordem!):

• swap: 4 GB.
  • partição do Ubuntu (25 GB é o ideal)
  • home (com o resto)

Depois que fizer isto, pode enviar seus arquivos para a home (copiando e colando mesmo, depois de instalado), deletar a partição e aumentar a partição home.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 14:58

Ron Alon (13-11-2012, 3:16) escreveu:Você pode manter os arquivos, mas não conseguirá aumentar o espaço. A partição vazia está antes da que tem o Ubuntu.

É possível redimensionar mesmo nesses casos. Mas é nestes casos que demora muito a executar o procedimento. Aliás, eu fiz isto há cerca de duas semanas num computador e demorou cerca de 3 horas a executar o procedimento, pois basicamente o Gparted faz uma espécie de desfragmentação (à imagem do Windows) aos dados para os novos locais do disco que a nova partição abrange.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Ter, 13 de Novembro 2012, 15:05

Claudio Novais (13-11-2012, 13:58) escreveu:
Ron Alon (13-11-2012, 3:16) escreveu:Você pode manter os arquivos, mas não conseguirá aumentar o espaço. A partição vazia está antes da que tem o Ubuntu.

É possível redimensionar mesmo nesses casos. Mas é nestes casos que demora muito a executar o procedimento. Aliás, eu fiz isto há cerca de duas semanas num computador e demorou cerca de 3 horas a executar o procedimento, pois basicamente o Gparted faz uma espécie de desfragmentação (à imagem do Windows) aos dados para os novos locais do disco que a nova partição abrange.

Quando está antes, ele não faz. :/
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 15:08

Aqui fez! 8)

Só não sei se funciona é em partições estendidas! Isso eu nunca tentei aumentar o tamanho delas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Questões gerais