Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:23 Pesquisa avançada

GNOME abandona o modo Clássico/Fallback

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

GNOME abandona o modo Clássico/Fallback

Mensagempor Ron Alon » Dom, 11 de Novembro 2012, 1:19

Matthias Clasen, da equipe de desenvolvimento do GNOME, anunciou o resultado de uma discussão interna: abandonar ou manter a sessão GNOME Clássico.

Segundo Matthias, a conclusão final foi de que a equipe não conseguiria manter a sessão clássica com a devida qualidade necessária e, então, decidiram que o melhor seria parar de desenvolvê-la.

Outro detalhe é que os usuários da versão Clássica desejavam um comportamento mais parecido com o GNOME 2, o que não é o objetivo do GNOME 3. Mais uma razão é que não havia mais nada novo para colocar na sessão, entretanto novos bugs não paravam de surgir, o que possivelmente toma muito tempo dos desenvolvedores.

Ainda estava em discussão algumas interfaces que fazem uso da versão Clássica, como o Unity, XFCE e o LXDE - mas foi decidido que mesmo assim o desenvolvimento pararia. Ainda em discussão se a GNOME vai mostrar alternativas para quem deseja a sessão clássica: o MATE, fork criado pela equipe do Linux Mint, ou o XFCE, nos casos da sessão clássica ser necessária.

Com o final do desenvolvimento do GNOME Clássico, podemos esperar novidades no GNOME Shell.

Esta mudança afetará apenas o GNOME 3.8. Os usuários do novo GNOME 3.6 e do próximo 3.7, ainda poderão ter a sessão Clássica - sendo assim os usuários de até o Ubuntu 12.10 poderão utilizá-la.

E você, leitor, utiliza o GNOME Clássico nos tempos de GNOME 3.6 e Unity?

Referências

Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: GNOME abandona o modo Clássico/Fallback

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 11 de Novembro 2012, 14:36

Eu acho que esta decisão foi acertada. A equipa do Gnome tem obviamente o foco no Gnome-Shell, para proporcionar algo muito moderno para os utilizadores do Linux, portanto ter um carrasco chamado Gnome-Classic é ter um projeto completamente independente em mãos. Projeto esse que ao fim de muitos meses continua pouco funcional e extremamente pesado (comparando com o gnome 2).

Ora, para quem quer ter um ambiente semelhante ao Gnome2 a melhor escolha passa sem dúvida por usar o XFCE, pois tem quase o mesmo nível funcional e tem a velocidade do Gnome2. Por isso, eu acho que esta foi uma atitude muito acertada e espero agora ver todos os esforços no Gnome-Shell a materializarem-se em algo excecional, como está cada vez mais!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Dom, 11 de Novembro 2012, 16:08

Claudio Novais (11-11-2012, 13:36) escreveu:Eu acho que esta decisão foi acertada. A equipa do Gnome tem obviamente o foco no Gnome-Shell, para proporcionar algo muito moderno para os utilizadores do Linux, portanto ter um carrasco chamado Gnome-Classic é ter um projeto completamente independente em mãos. Projeto esse que ao fim de muitos meses continua pouco funcional e extremamente pesado (comparando com o gnome 2).

Ora, para quem quer ter um ambiente semelhante ao Gnome2 a melhor escolha passa sem dúvida por usar o XFCE, pois tem quase o mesmo nível funcional e tem a velocidade do Gnome2. Por isso, eu acho que esta foi uma atitude muito acertada e espero agora ver todos os esforços no Gnome-Shell a materializarem-se em algo excecional, como está cada vez mais!

Também acho que foi bem melhor terem se focado apenas no GNOME-Shell. Já foi o tempo do GC.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor tiagokalisto » Dom, 11 de Novembro 2012, 18:58

eu uso o Fallback :cry: :cry:
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Mensagempor yuryrodrigues » Dom, 11 de Novembro 2012, 19:35

tiagokalisto (11-11-2012, 17:58) escreveu:eu uso o Fallback :cry: :cry:

Troca para o XFCE. É bem parecido com o Gnome Clássico, só que mais leve, rápido, estável e personalizável! :rox:
yuryrodrigues

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 12 de Novembro 2012, 5:34

yuryrodrigues (11-11-2012, 18:35) escreveu:Troca para o XFCE. É bem parecido com o Gnome Clássico, só que mais leve, rápido, estável e personalizável! :rox:

Acho que foi precisamente por causa deste motivo que eles focaram o desenvolvimento no grandioso Gnome-Shell! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Seg, 12 de Novembro 2012, 16:48

Claudio Novais (12-11-2012, 4:34) escreveu:
yuryrodrigues (11-11-2012, 18:35) escreveu:Troca para o XFCE. É bem parecido com o Gnome Clássico, só que mais leve, rápido, estável e personalizável! :rox:

Acho que foi precisamente por causa deste motivo que eles focaram o desenvolvimento no grandioso Gnome-Shell! ;)

Estão certos eles! ^^
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor miles_maverick » Seg, 12 de Novembro 2012, 19:06

O Gnome Shell está muito bom... deu vontade de voltar para ele...
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 12 de Novembro 2012, 19:15

miles_maverick (12-11-2012, 18:06) escreveu:O Gnome Shell está muito bom... deu vontade de voltar para ele...

Verdade! Ele está cada vez melhor! E com aquele tema do Faience o nível de profissionalismo está incrível! Espero que não ocorra uma revolução negativa quando criarem as deadlines da versão 4 do Gnome. O rumo que o gnome3 está a ter está a ser muito bom, apesar dos inúmeros caminhos que definiram pelo meio, fazendo com o que os programadores das aplicações do Gnome ficassem muito irritados.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias