Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 21:03 Pesquisa avançada

Tela de carregamento do Ubuntu estática

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Tela de carregamento do Ubuntu estática

Mensagempor rodrigo_sabbat » Seg, 12 de Novembro 2012, 2:15

Amigos do fórum, cá estou eu para incomodá-los mais uma vez... :lol:

Bem, dessa vez o problema é meio insignificante, mas, além de buscar uma solução, queria saber se mais alguém já passou por isso. Eu não estava dando bola, mas agora realmente isso começou a me incomodar... Ligo meu computador em dual boot com Win7, escolho Ubuntu na lista do GRUB e ... NADA. Pois é, nada. Depois pula direto pra tela de logon. Ok, tudo bem, nem dava muita bola. :roll:

Depois é na hora de desligar o PC, quando escolho a opção aparece a tela de carregamento, a com o símbolo do Ubuntu e os pontinhos, que deveriam se mexer, mas fica parada. :(

O que pode ser, pessoal? o.0
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Re: Tela de carregamento do Ubuntu estática

Mensagempor Ron Alon » Seg, 12 de Novembro 2012, 3:53

Já aconteceu isso comigo. Mas nunca tive problema.

Vamos ver se alguém sabe como resolver.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 12 de Novembro 2012, 11:26

rodrigo_sabbat (12-11-2012, 1:15) escreveu:Amigos do fórum, cá estou eu para incomodá-los mais uma vez... :lol:

Bem, dessa vez o problema é meio insignificante, mas, além de buscar uma solução, queria saber se mais alguém já passou por isso. Eu não estava dando bola, mas agora realmente isso começou a me incomodar... Ligo meu computador em dual boot com Win7, escolho Ubuntu na lista do GRUB e ... NADA. Pois é, nada. Depois pula direto pra tela de logon. Ok, tudo bem, nem dava muita bola. :roll:

Depois é na hora de desligar o PC, quando escolho a opção aparece a tela de carregamento, a com o símbolo do Ubuntu e os pontinhos, que deveriam se mexer, mas fica parada. :(

O que pode ser, pessoal? o.0

Que processador, RAM e placa gráfica tem?

Bom isso também me acontece, mas é por ter uma boa máquina, aquilo nem chega a carregar por completo!

Pode ser por esta razão que tal situação ocorre. Eu tenho tido um problema um pouco irritante e que ainda não encontrei solução, que é o facto de depois do Grub passar ao ecrã preto e por vezes o Plymouth (como se chama a tela de carregamento) carrega junto com o LightDM (tela de logon). Só consigo mesmo ver o Plymouth trabalhar como deve ser quando tem de verificar o disco, caso contrário vejo algo estático como menciona!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 12 de Novembro 2012, 19:30

Segundo percebi está a falar do plymouth, estou certo?

Se sim, bom, é um bug associado a drivers proprietários das placas de vídeo. Não sei se ocorre igualmente nas ATI's, mas no caso das nVidias ocorre. A solução normalmente passa por executar o seguinte procedimento (não testei exatamente o deste site, mas sei que a correção é basicamente nos dois ficheiros referidos e depois atualizar o grub com base nessa modificação):
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 13 de Novembro 2012, 0:51

Pois é, Ron Alon, também não tive problemas com isso. Apenas é irritante. E as vezes, na tela de logon, após eu digitar a minha senha, dá uma reação estranha onde a tela "dá um tilt" e fica igual a video game de cartucho quando tu chuta sem querer, sabe? :lol:

Luis Cardoso, posso afirmar categoricamente que essa "tela estática" não é pelo meu computador ser bom! :lol:
Na verdade, fica um bom tempo enquanto carrega o Ubuntu e por isso perguntei. Na versão anterior do Ubuntu que eu utilizava a tela de carregamento andava normalmente, mas agora ela fica parada, como se congelasse; mas meu sistema inicializa normalmente apesar disso. Respondendo a sua pergunta, meu computador possui um processador Intel® Pentium Dual Core de 2.20Ghz, 4Gb de memória RAM (2x 2GB) e a minha placa gráfica é uma ATI® Radeon x1650 de 512Mb 128-bit, modelo fabricado pela Saphire. Por sinal, no meu Ubunutu ele não identifica absolutamente nada sobre a minha placa gráfica; No campo Gráficos ela simplesmente aparece como "Desconhecido".

Sim, trata-se do Playmouth, Claudio Novais (nem sabia que tinha nome) :D .
Acho que faz sentido o que fala, justo pelo motivo que citei acima. Obrigado pela página que me passou. Não sou muito bom em inglês, mas, vou com o Google Tradutor e tento me virar sozinho. Caso eu não consiga, eu volto. :)

ATUALIZAÇÃO
Fiz o que manda na página que me mandaste, Claudio Novais. Tenho certeza que fiz corretamente, pois o inglês da página não estava complicado e eu consegui encontrar o que foi solicitado em meus arquivos de sistema (mesmo que aparecendo às vezes de forma diferente). Notei que a tela do Grub mudou e agora ela está na mesma resolução da minha Área de Trabalho, o que já era a intenção segundo as instruções da tal página. No entanto, sigo não vendo a playmouth de inicialização. A de encerramento até aparece, mas antes já acontecia.

Agora me veio uma questão na cabeça, que talvez não tenha a ver, mas: poderia ser por meu monitor ser conectado pela entrada DVI ? Quando ligo meu PC em dois monitores (que não é o caso, no momento) eu noto que o tempo de resposta da entrada VGA é bem menor, ou seja, mais rápido que na DVI. Teria algo a ver isso com o fato da minha playmouth não aparecer?
Editado pela última vez por rodrigo_sabbat em Ter, 13 de Novembro 2012, 1:22, em um total de 1 vez.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 1:22

@rodrigo_sabbat, pode ser isso que eu disse, mas se está desconhecido suponho que você não tenha instalado os drivers, correto? Qual é o seu Ubuntu? Se for o Ubuntu 12.04 ou mais antigo, execute este procedimento para instalar os drivers da placa ATI:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 13 de Novembro 2012, 1:26

Claudio Novais, faz algum sentido isso o que falaste. Não instalei os drivers proprietários, mas porque não consegui. Esse procedimento que me passou agora, tenho a impressão de tê-lo feito antes e na hora da instalação do driver o instalador não identificou nenhuma placa ATI instalada... o.0

Porém, vou repetir o procedimento. A propósito, o meu Ubuntu, neste momento, é o 12.10 .
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 1:29

Alto!! NÃO USE O PROCEDIMENTO!!!

Esse procedimento serve apenas para o Ubuntu 12.04 ou anteriores! No novo ainda não é possível ter ATIs instaladas corretamente com drivers proprietários.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 13 de Novembro 2012, 1:47

OPA! Parei, parei! 8| :lol:

Fui salvo por você e pela minha namorada! Fiquei de conversa com ela e não fiz procedimento nenhum! xD

Obrigado por me avisar! :yeah:
Será que alguma hora averá uma solução pra esse problema? :|

Eu noto as vezes que tem algum problema em função do driver da placa gráfica porque uso o efeito "Janelas Gelatinosas" (Wobbly Windows) no Compiz e as vezes dá alguns slowdown's. :|
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 1:57

Isto não é um problema rodrigo, isto é consequência do Ubuntu 12.10 ser demasiado novo, de utilizar software demasiado novo que outros softwares não acompanharam. Basicamente é o seguinte (simplificando): o Ubuntu 12.10 utiliza o Xorg 1.13 e os drivers da ATI foram construídos para até a versão 1.13 do Xorg. Pode saber mais aqui:
https://answers.launchpad.net/ubuntu/+s ... ion/213017

Em todo o caso, enquanto procurava uma referência para lhe mostrar isto, reparei que parece que já há gente que conseguiu pôr a funcionar, mas eu sinceramente não sei se isso será 100% verdade ou foi sorte. Portanto, não lhe garanto que o procedimento funcione!

Mas uma coisa eu gostava: era ver os utilizadores a experimentarem estas hipóteses pois se se funcionarem dão artigos importantíssimos para o blog do Ubuntued! Sei que isto pode estragar o sistema todo, portanto recomendo vivamente que faça um backup antes utilizando a seguinte (e excecional) ferramenta:

E agora que lhe disse tudo isto, aqui fica o tal procedimento que poderá instalar corretamente os drivers no seu Ubuntu:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Questões gerais