Luis Cardoso (29-11-2012, 15:55) escreveu:Falou bem, mas na questão do Cinnamon, houve uma tentativa de ajuda, quando apenas havia as extensões para o Gnome-shell, mas como o pessoal do Gnome tardava em corrigir alguns Bugs, melhorar alguns aspectos das extensões e ouvir a comunidade... Lá surgiu o Cinnamon! Pelos meus testes, o Cinnamon dá menos problemas que o Gnome-shell, é ligeiramente mais leve e mais rápido! E para que fique ciente, o Cinnamon está a desenvolvido por pessoal do Mint, da RedHat e do Gnome (isto quer dizer algo, se trabalha no Gnome, porque vem contribuir para o Cinnamon?!)!
Se você tem a capacidade de criar um fork de algo porque tinha bugs não corrigidos, o óbvio seria enviar um patch, já dizendo como corrigir o problema(uma bug não é uma feature), E aí caímos na mesma história da Canonical as extensões do Mint (MGSE) não se encaixavam, no gnome, como as da Canonical entre tantas outras coisas.
O Gnome tem um calendário bem definido e o tempo certo para incluir features.
O GNOME não vive só dos usuários do Ubuntu ou do Mint.
Quanto ao cinnamon dar menos problemas que o gnome-shelll isto é muito relativo, ainda mais se você o executa no Ubuntu, eu não posso te dizer se o Cinnamon é ou não melhor que o gnom-shell, pois não estou discutindo isto, eu escolhi o Gnome como desktop em 2000 e vou continuar a utlizá-lo, até que me apareça uma alternativa melhor, o Unity não me agrada, e o Cinnamon é um conceito que não me agrada mais.