Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:10 Pesquisa avançada

COmeçando a utiliza ro UNity.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

COmeçando a utiliza ro UNity.

Mensagempor portaro » Ter, 4 de Dezembro 2012, 18:47

Olá, amigos.

Queria pedria vossa ajuda para-

Vou começar a usar o Unity e gostaria de:

- SAber como apagar o Historico de uso do mesmo.
- Alterar o icone do Dash.
-Colocar aquela aba esquerda do dash e dos icones no fundo tipo painel.
- Sugestão de programas.

E uma pergunta o Unity seria capaz de roda numa maquina com 1.5 GB RAM, e com os drivers livres para ATI (é que quando experimentei nesse pc ele crashava sempre).

A minha experiência com o Unity é nula, confesso não gostar dele mas para o conhecer temos de o usar.

portaro

Re: COmeçando a utiliza ro UNity.

Mensagempor miles_maverick » Ter, 4 de Dezembro 2012, 19:06

Olha se for o 12.10, esqueça. Tenho um netbook com 2GB de RAM, e Vídeo Intel e não rodou bem. Recomendo o 12.04.

Quanto às questões:

Apagar o Historico de uso do Unity Não sei se tem como... mas talvez o Bleachbit resolva
Alterar o icone do Dash: Tem como mudar.
-Colocar aquela aba esquerda do dash e dos icones no fundo tipo painel: Isso é quase impossível, mas é possivel, porém com risco de quebrar o Unity
- Sugestão de programas: Isso é pessoal, mas recomendo o MyUnity para personalização. Para essa máquina recomendo esses: Abiword, Gnumeric, Imagination, Gnome Mplayer, e o ePDFView...
miles_maverick

Mensagempor portaro » Ter, 4 de Dezembro 2012, 19:12

Olha se for o 12.10, esqueça. Tenho um netbook com 2GB de RAM, e Vídeo Intel e não rodou bem. Recomendo o 12.04.

Se assim for já fica fora de questão... , OS desenvolvedores do Ubuntu devem andar loucos.

Já agora nesse 12.10 com Intel voçe tinha o mesa-utils isntalado (no caso de ter uma ATI)?

portaro

Mensagempor miles_maverick » Ter, 4 de Dezembro 2012, 19:16

Nem sei... mesmo com o blur desativado, estava lento ainda... além do consumo de RAM ter aumentado... Isso foi o que me fez abandonar o Ubuntu e partir para o Debian.
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 4 de Dezembro 2012, 19:20

Sobre a barra no fundo, já houve alguns patches e a Canonical nunca aceitou. ¬¬ Entretanto, como não aceitou os programadores não atualizaram os patches para as novas versões do Ubuntu. Veja um patch muito bom, mas que foi descontinuado visto que a Canonical não aceita nada da Comunidade, ou quase nada:

Relativamente ao histórico, basicamente você pode apagar na secção "Aparência" das Definições do Sistema. Se não quer histórico, simplesmente desligue o ZeitGeist!

Quanto a aparência do Unity, há muita coisa que pode ser mudada, mas claro está de forma manual pois a Canonical parece mais uma empresa fechada que outra coisa qualquer. Para mudar os aspetos visuais do UNity, basicamente é necessário mudar as imagens da pasta seguinte que depende de cada versão do Ubuntu. Por exemplo, na imagem, a pasta tem o valor "5", pois é o Unity 5 do Ubuntu 12.04. No entanto no Ubuntu 12.10, como é o unity 6, a pasta chama-se "6":
  • /usr/share/unity/5

Relativamente aos Programas, o Ubuntu-Tweak, o MyUnity (que acho que ainda não funciona no Ubuntu 12.10) e o Sistema de Configuração do Compiz são os mais conhecidos:

Não esquecer que mais uma vez a CanoniTROLL não disponibiliza nenhuma aplicação para trocar o tema de ícones e de janelas, sendo necessário instalar uma aplicação adicional que basicamente pertence ao Gnome-Shell: O Gnome-Tweak-Tool:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor portaro » Ter, 4 de Dezembro 2012, 20:54

:S dá-me a impressão que o Ubuntu está a trabalhar muito a rama do serviço empresa, e a descatalogar os desenvolvimentos do não capital.

Talvez um dia vejam o erro.

portaro

Voltar para Questões gerais