Para começar, apresento desde já a primeira notícia de língua portuguesa que anunciou o Ubuntu Phone OS, escrita pelo Ron Alon:
Rodolpho Carvalho em Saiba tudo sobre o Ubuntu Phone OS escreveu:Segundo o OMG! Ubuntu!, o sistema funcionará também em aparelhos conhecidos como low-end, que, para os usuários Android, sempre ficam em segundo plano. Curiosamente, também é o plano do Firefox OS, da Mozilla, parceira da Canonical.
Os aplicativos para o Ubuntu Phone OS serão, como no Firefox OS, em HTML5, facilitando a sua criação. Isto significa que qualquer um pode criar aplicativos para o Ubuntu Phone OS. Aliás, uma das grandes novidades deste sistema é o IDE que está a ficar pronto para facilitar todos aqueles que querem participar ativamente no enriquecimento do Ubuntu Phone OS!
Outro diferencial é que não há tela de bloqueio e sim a tela de boas vindas, em que aparecem notificações (como novos tuítes ou novas mensagens) e que todos os cantos da tela mostram funcionalidades: na esquerda, os aplicativos favoritos (como no Unity para desktop). Uma funcionalidade que poderia estar disponível no Android é a troca de aplicativos. No Ubuntu Phone OS ela está presente: ao arrastar o lado lateral direito para o centro da tela, você poderá ir para o aplicativo anterior. Quase como num computador. A ideia de multi tarefa é explorada de forma eficaz e (aparentemente) verdadeira.
Continue a ler clicando aqui.
Instalação do Ubuntu Phone OS
Veja este artigo para saber mais sobre o Ubuntu Phone OS, inclusive como o instalar:
Para além disso, gostaria de deixar aqui dois vídeos bem interessantes. O primeiro vídeo é o trailer que mostra este sistema e suas funcionalidades:
O segundo vídeo foi filmado na CES2013 e mostra como o Ubuntu Phone OS é fluido, ao contrário do que se dizia (recomendo vivamente a visualização deste vídeo):
convido também a dar a sua opinião sobre o Ubuntu Phone OS!
Você vai instalar o Ubuntu Phone OS? Acha que deviam mudar alguma coisa? Acha que tem demasiadas funcionalidades para decorar? Acha que será tão pesado como o seu irmão Ubuntu-Desktop?