Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:34 Pesquisa avançada

[Resolvido] TouchPad Não Funciona no Ubuntu 12.04

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[Resolvido] TouchPad Não Funciona no Ubuntu 12.04

Mensagempor Niddu » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 15:52

Galera ;) , estou com um problema, meu touchpad não funciona no Ubuntu.
No meu windows 7 ele funciona de boa, porém, no Ubuntu 12.04 ele não funciona.
Já tentei reinstalar o sistema, trocar para a versão 12.10, porém, nada disso funcionou.
Pesquisei um pouco e descobri uma combinação de teclas que ativa/desativa o touchpad: Fn + F7, porém, o meu teclado não possui essa função no f7. :cry:
Imagem do teclado: http://www.nparts.com/media/catalog/pro ... 510_2_.png

Se alguém tiver alguma dica para mim, coloque todos os detalhes, pois, sou novo no Ubuntu e não conheço muito bem esse sistema. :yeah:
Editado pela última vez por Niddu em Qua, 13 de Fevereiro 2013, 22:46, em um total de 1 vez.

Niddu

Re: TouchPad Não Funciona no Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 16:07

@Niddu qual é o modelo do computador? Por vezes há soluções pela internet bastando procurar pela internet.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Niddu » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 16:37

O meu Notebook é Dell, Modelo Vostro 1310

Niddu

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 16:54

Niddu, a solução está aqui (foi logo o primeiro resultado da primeira pesquisa que fiz):

Basicamente você tem de alterar o início do seu Ubuntu, aquando do Grub (onde você escolhe o Windows ou Linux). Eu sugiro que você faça esta alteração através da aplicação Grub Customizer:

Se não está familiarizado, depois de instalar o programa e o abrir, nas "Configurações Gerais" deverá adicionar "i8042.reset" (sem aspas claro) ao campo "Parâmetros do Kernel". Basicamente deverá ficar algo assim:

Entretanto, caso não funcione, alguns utilizadores reportaram que podia ser necessário adicionar mais um parâmetro. Se não funcionar deverá dar uma vista de olhos no link abaixo. Se mesmo vendo este link não souber como resolver, volte a perguntar aqui.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Niddu » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 19:35

Depois que eu instalei o grup e fiz aquela alteração, meu touchpad voltou a pegar!
Muito obrigado Claudio, pois, sem sua ajuda, acho que nunca resolveria meu problema sozinho.
:yeah: :yeah: :yeah:

Niddu

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 19:38

Ainda bem que resolveu @Niddu, agora peço-lhe duas coisas: altere o título do primeiro post deste tópico acrescentando a tag [resolvido] e gostava de o ver a aprender mais sobre o Ubuntu cá pelo Ubuntued! ;)

Se puder ajudar alguém perfeito, pois concluímos o ciclo de entre-ajudar: eu ajudo e peço em troca ajudar outra pessoa; você ajuda e pede em troca ajudar alguém! :D O mundo seria muito mais feliz se toda a gente vivesse assim, não acha!? ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: [Resolvido] TouchPad Não Funciona no Ubuntu 12.04

Mensagempor Allancort » Sex, 1 de Março 2013, 18:48

Cluadio, será que essa dica funciona para o Dell Inspiron 14r 5420? O meu funciona mas não desativa no comando Fn+F3 e o scrolling também não funciona.

Allancort

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 19:08

Não Allancort. Não sei se o hardware é o mesmo. A dica referida serve apenas para quem tem um hardware muito específico, ora veja:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Allancort » Sex, 1 de Março 2013, 19:20

Obrigado Claudio.
Estou pesquisando e encontrei alguma coisa referente ao meu problema só não estou entendendo:

http://askubuntu.com/questions/154770/a ... multitouch

Allancort

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 19:47

Pelo que você disse em termos de sintomas, parece ser algo similar, no entanto a versão do computador não é a mesma e portanto o hardware poderá não ser exatamente o mesmo e portanto não funcionar esta dica. Em todo o caso eu vi que o link que vocÊ refere tem tudo explica neste link:

A questão aqui é que se você não for experiente em Ubuntu, isto poderá dar asneira. Isto não é a mesma coisa que instalar um programa, que normalmente é mandar instalar e pronto. Aqui pode dar problemas, não existe métodos de controlo de erros e você poderá ficar sem o seu Ubuntu.

Se está disposto a ficar sem o seu Ubuntu e depois formata, então ok, faça o explicado no artigo. Se não quer correr esse risco, tem sempre a possibilidade de fazer um backup TOTAL ao seu disco para poder voltar atrás caso corra alguma coisa mal, veja como através deste artigo que inclui um vídeo:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Questões gerais