Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:08 Pesquisa avançada

Dúvida ao instalar mais de um ambiente no ubuntu.

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Dúvida ao instalar mais de um ambiente no ubuntu.

Mensagempor RafaelGNR » Qua, 20 de Fevereiro 2013, 23:47

Beleza pessoal do Ubuntued?

Sou novo no fórum, apesar de já acompanhar o site/blog a um bom tempo.

Gostaria da ajuda de vocês para me ajudar em relação a instalação de mais de um ambiente no ubuntu, no momento estou usando o Unity no ubuntu 12.10 64bit, mas queria testar outros ambientes no caso o Xfce e Razor-qt, seria mais curiosidade mesmo.

A dúvida é se posso instalar o Xfce e o Razor-qt no mesmo ubuntu ou se esses comprometeriam algum desempenho dele ou haverá problema? Não queria fazer a instalação de um novo sistema no caso o Xubuntu, apenas se for possível usar os três ambientes sem que comprometa o desempenho.

:ubuntued:
RafaelGNR

Re: Dúvida ao instalar mais de um ambiente no ubuntu.

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 0:26

Olá RafaelGNR,

Antes de mais, seja :bemvindo: ao fórum :ubuntued:

Agora face ao seu problema, o único inconveniente reside num aumento significativo de aplicações que vão surgir na Dash do Unity. De resto, cada ambiente será 90% independente dos outros... (os 10% extra são aplicações deste ou daquele que também poderão arrancar neste ou naquele ambiente e que de nada servirá!)
Mas claro, um Xfce em cima do Ubuntu com Unity não será tão veloz quanto o Xubuntu, devido às aplicações de base do Unity que podem meter o nariz onde não são chamados! Mas se seguir a Dica que menciono na assinatura, pode resolver 95% do problema xD

Dica aqui ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor RafaelGNR » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 0:37

Luis Cardoso (20-02-2013, 23:26) escreveu:Olá RafaelGNR,

Agora face ao seu problema, o único inconveniente reside num aumento significativo de aplicações que vão surgir na Dash do Unity. De resto, cada ambiente será 90% independente dos outros... (os 10% extra são aplicações deste ou daquele que também poderão arrancar neste ou naquele ambiente e que de nada servirá!)
Mas claro, um Xfce em cima do Ubuntu com Unity não será tão veloz quanto o Xubuntu, devido às aplicações de base do Unity que podem meter o nariz onde não são chamados! Mas se seguir a Dica que menciono na assinatura, pode resolver 95% do problema xD

Obrigado Luis

A possibilidade em instalar o Xubuntu limpo não seria possível pois tenho o windows em dualboot além de uma partição só para guarda de arquivos, então já tenho 4 partições no disco. Como o meu ubuntu já está bem configurado no meu gosto, seria ruim se desfazer dele e colocar o xubuntu... Mas acho que vou instalar o Xfce e o Razor-qt que fiquei muito curioso em relação a ele e se eu gostar muito do Xfce, irei me aventurar no Xubuntu e deixar o meu Ubuntu :rox:

Agradeço pela ajuda.
RafaelGNR

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 0:43

RafaelGNR (20-02-2013, 23:37) escreveu:

Obrigado Luis

A possibilidade em instalar o Xubuntu limpo não seria possível pois tenho o windows em dualboot além de uma partição só para guarda de arquivos, então já tenho 4 partições no disco. Como o meu ubuntu já está bem configurado no meu gosto, seria ruim se desfazer dele e colocar o xubuntu... Mas acho que vou instalar o Xfce e o Razor-qt que fiquei muito curioso em relação a ele e se eu gostar muito do Xfce, irei me aventurar no Xubuntu e deixar o meu Ubuntu :rox:

Agradeço pela ajuda.

Força nisso ;)

E depois, quem sabe, pode deixar a sua opinião sobre estas suas aventuras no Xfce e Razor-qt, criando um tópico aqui: viewforum.php?f=48

Assim os utilizadores podem ter mais um ponto de reflexão se pretenderem fazer o mesmo :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor RafaelGNR » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 0:58

Luis Cardoso (20-02-2013, 23:43) escreveu:
RafaelGNR (20-02-2013, 23:37) escreveu:

Obrigado Luis

Agradeço pela ajuda.

Força nisso ;)

E depois, quem sabe, pode deixar a sua opinião sobre estas suas aventuras no Xfce e Razor-qt, criando um tópico aqui: viewforum.php?f=48

Assim os utilizadores podem ter mais um ponto de reflexão se pretenderem fazer o mesmo :yeah:

Vou fazer isso sim. Já utilizo o Ubuntu a mais ou menos dois anos, já passei por algumas distribuições como Mandriva, Sabayon e Mint, mas sempre volto pro Ubuntu, não sou usuário avançado, mas sou muito curioso no mundo do Ubuntu, e com certeza volto para deixar as minhas opiniões.

Aproveitando, você conhece ou tem opinião em relação ao Razor-qt?
RafaelGNR

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 1:13

RafaelGNR (20-02-2013, 23:58) escreveu:
Vou fazer isso sim. Já utilizo o Ubuntu a mais ou menos dois anos, já passei por algumas distribuições como Mandriva, Sabayon e Mint, mas sempre volto pro Ubuntu, não sou usuário avançado, mas sou muito curioso no mundo do Ubuntu, e com certeza volto para deixar as minhas opiniões.

Ficarei a aguardar as suas opiniões :yeah:

Quanto ao Razor-qt, se o conheço? viewtopic.php?p=34682#p34682
(se soubesse a reacção do Cláudio Novais quando lhe digo que tenho este ou aquele DE, quando me pede para testar alguma aplicação/configuração... xD )

É assim, o Razor-qt está para o KDE como o LXDE para o Gnome. Mas mesmo assim, o LXDE chega a ser mais completo que o Razor-qt. No entanto, digo-lhe já que este se encontra num bom caminho, mas ainda tem muito para percorrer! Tem algumas opções, mas é um pouco difícil de atinar com os temas... Ainda pode causar algumas situações de bater com a cabeça nas paredes xD No entanto, confirmo, está num bom caminho, mas ainda tem muito trabalho pela frente!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor RafaelGNR » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 1:28

Luis Cardoso (21-02-2013, 0:13) escreveu:
RafaelGNR (20-02-2013, 23:58) escreveu:

Ficarei a aguardar as suas opiniões :yeah:

Quanto ao Razor-qt, se o conheço? viewtopic.php?p=34682#p34682
(se soubesse a reacção do Cláudio Novais quando lhe digo que tenho este ou aquele DE, quando me pede para testar alguma aplicação/configuração... xD )

É assim, o Razor-qt está para o KDE como o LXDE para o Gnome. Mas mesmo assim, o LXDE chega a ser mais completo que o Razor-qt. No entanto, digo-lhe já que este se encontra num bom caminho, mas ainda tem muito para percorrer! Tem algumas opções, mas é um pouco difícil de atinar com os temas... Ainda pode causar algumas situações de bater com a cabeça nas paredes xD No entanto, confirmo, está num bom caminho, mas ainda tem muito trabalho pela frente!

Como lhe disse sou curioso e gosto de aprender, então vou me aventurar no Xfce e Razor-qt e tirando as minhas conclusões talvez em breve esteja com um novo "filho" do Ubuntu rodando no meu notebook.

Agradeço mais uma vez pela atenção e respostas bem explicativas que tem feito, isso que me fez sempre seguir as matérias do Ubuntued, pois esse demonstra ser um site/fórum feito por pessoas que não julgam usuários por suas perguntas, sejam elas amadoras ou mais avançadas, isso sim é o espirito de comunidade, ainda lembro dos tempos quando aprendi a instalar o Ubuntu 8.10 aqui mesmo no Ubuntued... Agora participando do fórum tenho muito a aprender com vocês e compartilhar as minhas opiniões de usuário curioso. :lol:

Obrigado!!
RafaelGNR

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 2:13

Rafael, antes de fazer as experiências faça uma cópia de segurança total ao seu disco, assim você pode destruir por completo o seu ubuntu e se precisar é só voltar ao estado inicial! O procedimento é muito simples! Veja como através deste artigo e do vídeo do artigo:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor RafaelGNR » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 3:06

Claudio Novais (21-02-2013, 1:13) escreveu:Rafael, antes de fazer as experiências faça uma cópia de segurança total ao seu disco, assim você pode destruir por completo o seu ubuntu e se precisar é só voltar ao estado inicial! O procedimento é muito simples! Veja como através deste artigo e do vídeo do artigo:

Claudio obrigado pela dica, no momento não mantenho arquivos importantes na partiçao do ubuntu, mas vou ficar com a sua dica para futuros testes.
Fiz a instalação do Xfce e Razor-qt, os poucos minutos que usei os dois, gostei da leveza e rapidez do Xfce, quem dira o Xubuntu limpo, deve ser muito bom, o Razor-qt, me pareceu legal, organizado, mas ainda não descobri como acessar as minhas pastas, mas amanhã com mais tempo vou Explorar melhor e venho aqui deixar a minha opinião em relação aos dois ambientes.

Agradeço a atenção e ajuda. Parabéns pelo Ubuntued!!
RafaelGNR

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 12:52

RafaelGNR (21-02-2013, 0:28) escreveu:Agradeço mais uma vez pela atenção e respostas bem explicativas que tem feito, isso que me fez sempre seguir as matérias do Ubuntued, pois esse demonstra ser um site/fórum feito por pessoas que não julgam usuários por suas perguntas, sejam elas amadoras ou mais avançadas, isso sim é o espirito de comunidade, ainda lembro dos tempos quando aprendi a instalar o Ubuntu 8.10 aqui mesmo no Ubuntued... Agora participando do fórum tenho muito a aprender com vocês e compartilhar as minhas opiniões de usuário curioso. :lol:

Sabe, eu não me vejo como um utilizador avançado, apenas um utilizador curioso que gosta de aprender pela experiência própria ou pela experiência dos outros (dou preferência à minha, claro xD ), por isso não estou aqui para julgar os outros e se pensa isso de nós (equipa e membros da comunidade do Ubuntued), é porque temos esse mesmo princípio. Porquê? Porque se formos ver bem, todos somos uns mestres em Linux e ao mesmo tempo somos iniciados! Já que andamos todos a aprender uns com os outros. :sneaky:

Por isso, é que lhe pedi para depois deixar a sua opinião, porque eu já experimentei ambos, mas gosto de ver outros pontos de vista. Quem sabe se não me passou algo ao lado?! ;)
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas