Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:38 Pesquisa avançada

Smartphones com Ubuntu só chegam em 2014

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Smartphones com Ubuntu só chegam em 2014

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 14:12

Celulares com o sistema Linux Ubuntu só devem chegar ao mercado em 2014, diz Mark Shuttleworth, diretor da Canonical.

O executivo explicou que a culpa é das operadoras, que precisam fazer um longo processo de homologação para validar o sistema e adaptá-lo às suas redes de dados e voz, além de criar apps específicos para rodar no sistema Ubuntu.

Recentemente, Shuttleworth acreditava que seria possível vender os primeiros aparelhos com o sistema em outubro, mas isso não acontecerá devido ao cronograma das operadoras. Até o final de 2013, somente desenvolvedores terão acesso ao celular com Ubuntu. Isso porque eles terão que produzir apps para a plataforma.

Segundo o executivo, não há como fugir desse processo. Ele vai depender das empresas de telecomunicações para colocar o sistema no mercado. Só assim, diz ele, será possível tornar o Ubuntu Touch um rival para o Android e o iOS.

Dúvidas

Shuttleworth não deixou claro quais marcas de smartphones irão rodar o novo Ubuntu OS, mas os desenvolvedores de app poderão trabalhar com a plataforma com um Samsung Galaxy Nexus.

A plataforma Ubuntu OS é uma das favoritas na computação open source e sua versão para dispositivos móveis permitirá que ela rode em aparelhos de entrada.

Além disso, os smartphones Ubuntu também usarão aplicativos nativos, permitindo aos desenvolvedores criar um único app para rodar no desktop e em aparelhos móveis. Isto possibilitará uma fácil transição entre dispositivos.

Novidades

A interface do Ubuntu móvel é uma das principais características da nova plataforma. Funções como mudar de apps ou pesquisar um conteúdo poderão ser acionadas com um simples movimento do dedão nos cantos da tela.

Já a tela inicial trará uma experiência mais dinâmica para o usuário. Ao contrário da grade estática que é vista hoje no Android ou no iOS, a interface é mais focada nos conteúdos usados recentemente ou com mais frequência pelo usuário.

A versão também trará comandos de voz e texto que funcionarão com qualquer aplicativo. Além disso, os dispositivos com o sistema móvel Ubuntu poderão ser utilizados com um monitor, teclado e mouse.

Fonte: Br-Linux e Info Abril

nuno_nunes

Re: Smartphones com Ubuntu só chegam em 2014

Mensagempor Jeferson Oliveira » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 20:46

Isso de uma certa forma é bom pois a Canonical vai ganhar tempo para aperfeiçoar seu S.O para Tablets e Smartfones, o que deixará mais maduro e com sede maior de mercado. Isso ajudará a corrigir diversos bugs, antes que chegue na mão do usuário final.
Por outro lado terá que torcer para o Windows Phone e o Firefox OS não emplaquem em relação ao android e ao IOS, o que seria realmente trágico para plataforma.

O bom para os consumidores é que será bem provável que o Smartphone com Ubuntu venha com muitas aplicações estáveis e emplacáveis, uma vez que a canonical irá querer ganhar terreno perdido.
Jeferson Oliveira

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 23:41

Eu estou ansioso por ter um ecossistema Ubuntu cá em casa, mas ando muito desiludido com o desenvolvimento descuidado da equipa do Unity. E se o Ubuntu Touch tiver estes problemas de performance, eu não irei comprar! Já o FirefoxOS, se for rápido irei dar uma hipótese, até porque para mim dou mais valor a um smartphone barato que a um caro.

Um dispositivo caro dá mais stress em termos de preocupações, de que roubem ou que deixemos cair. Não é desculpa de quem não tem um. Dos telemóveis (celulares) que eu tive, os que mais gostei sempre foram os mais baratos, porque simplesmente usava-os sem preocupações!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 23:53

Claudio Novais (25-02-2013, 22:41) escreveu:Eu estou ansioso por ter um ecossistema Ubuntu cá em casa, mas ando muito desiludido com o desenvolvimento descuidado da equipa do Unity. E se o Ubuntu Touch tiver estes problemas de performance, eu não irei comprar! Já o FirefoxOS, se for rápido irei dar uma hipótese, até porque para mim dou mais valor a um smartphone barato que a um caro.

Um dispositivo caro dá mais stress em termos de preocupações, de que roubem ou que deixemos cair. Não é desculpa de quem não tem um. Dos telemóveis (celulares) que eu tive, os que mais gostei sempre foram os mais baratos, porque simplesmente usava-os sem preocupações!

Para mim um smartphone barato faz as mesmas coisa que um mais caro, eu tenho um android que custou apenas 100 euros na loja
nuno_nunes

Mensagempor Rilson » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 0:01

Não boto fé nem no W8, nem no Firefox.
O Windows 8 parece ter algumas coisinhas que me incomodam, como a falta de apps, visual quadrado (demais!) e o dedo da Microsoft, além de que parece que só a Nokia investe pesado no sistema, e todos nós sabemos como está a Nokia, nem o Google quer investir no OS (e olha que a empresa investe até no iOS).
O Firefox OS me parece muito redondo (demais!), pode ter muitas idéias boas, mas o sistema é pra smartphones de baixa categoria, por isso nunca vai ser objeto de desejo dos consumistas, os primeiros modelos que sairam também não me agradaram, também acho que o visual poderia ser mais caprichado. Além de que provavelmente não vai chegar nos tablets. Eu realmente acho que a Mozilla vai sofrer muito quando perder o apoio do Google.
O Bada/Tizan/MeeGo que praticamente se uniram tem pra mim um objetivo parecido com o do Firefox OS (smartphones de baixa categoria e dumbphones) e problemas do Windows (falta de apps) além do visual muito feio. Além de que provavelmente não vai chegar nos tablets. Nem sei porque alguém ainda quer investir depois de tantas falhas com esses sistemas.
O BlackBerry é um sistema mais completo devido a sua experiência no mercado, mas o visual poderia ser melhor e infelizmente os bugs também incomodam, o mundo empresarial já está acostumado com eles, mas os usuários comuns parece que não tem interesse no sistema, seja pelo hardware ou pelo OS.

O Android e o iOS pra mim vão continuar liderando no mercado, e o único sistema que me parece tanto inovador como bonito é o Ubuntu OS que tem uma base de fãs crescendo muito depois da divulgação, com certeza não vai demorar muito pra rodar pelo menos os apps essenciais.

Claro, essa é uma análise bem rápida do mercado, que é bem mais complexo do que a minha humilde opinião.
Torço pra que o Ubuntu chegue a tempo e conquiste seus fãs. A Microsoft pra mim só vai poder chegar forte no mercado daqui a algum tempo, se tomar as decisões corretas.

Rilson

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 0:02

nuno_nunes (25-02-2013, 22:53) escreveu:
Claudio Novais (25-02-2013, 22:41) escreveu:Eu estou ansioso por ter um ecossistema Ubuntu cá em casa, mas ando muito desiludido com o desenvolvimento descuidado da equipa do Unity. E se o Ubuntu Touch tiver estes problemas de performance, eu não irei comprar! Já o FirefoxOS, se for rápido irei dar uma hipótese, até porque para mim dou mais valor a um smartphone barato que a um caro.

Para mim um smartphone barato faz as mesmas coisa que um mais caro, eu tenho um android que custou apenas 100 euros na loja

Tanto?! Eu por esse preço teria comprado 3 dos meus e ainda sobrava dinheiro :troll: (tendo em conta, que acabam por durar pouco devido às interferências dos motores eléctricos e de outras fontes de ruído...)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 0:32

Luis Cardoso (25-02-2013, 23:02) escreveu:
nuno_nunes (25-02-2013, 22:53) escreveu:

Tanto?! Eu por esse preço teria comprado 3 dos meus e ainda sobrava dinheiro :troll: (tendo em conta, que acabam por durar pouco devido às interferências dos motores eléctricos e de outras fontes de ruído...)

Mas é melhor que nada :p
nuno_nunes

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 0:44

nuno_nunes (25-02-2013, 23:32) escreveu:

Só para que veja, um colega tinha um de marca, mais caro do que isso, que numa das aulas de máquinas, teve a infeliz surpresa de o ver inativo... Tirou bateria, voltou a colocar, com e sem cartão, e nada... Mandou para a casa e teve de comprar outro, porque ficara queimado...

O meu, na altura, baratuxo, apenas ficou com o ecrã rodado de 180º. Desliguei, voltei a ligar e voltou ao normal :rox:

Moral da história, os mais caros podem ter toda aquela classe, ter um design e tal... Mas na hora da verdade, são típicos «ai não me toques, que me desafinas»! Porquê? Porque o hardware mais barato, não filtra tão bem os sinais, então uma pequena interferência não é notada! :troll: (há males que vêm por bem)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 1:54

Luis Cardoso (25-02-2013, 23:44) escreveu:
nuno_nunes (25-02-2013, 23:32) escreveu:

Só para que veja, um colega tinha um de marca, mais caro do que isso, que numa das aulas de máquinas, teve a infeliz surpresa de o ver inativo... Tirou bateria, voltou a colocar, com e sem cartão, e nada... Mandou para a casa e teve de comprar outro, porque ficara queimado...

O meu, na altura, baratuxo, apenas ficou com o ecrã rodado de 180º. Desliguei, voltei a ligar e voltou ao normal :rox:

Moral da história, os mais caros podem ter toda aquela classe, ter um design e tal... Mas na hora da verdade, são típicos «ai não me toques, que me desafinas»! Porquê? Porque o hardware mais barato, não filtra tão bem os sinais, então uma pequena interferência não é notada! :troll: (há males que vêm por bem)

Eu tinha um samsung de 2 cartões que foi uma oferta de uma promoção e ele caia tanta vez ate dizer chega, e agora deu berro :p :troll:
nuno_nunes

Mensagempor Ron Alon » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 13:35

Aqui é tão raro esmartchê fone barato :/
Ron Alon
Redator Geekzinho

Voltar para Notícias