Matthias Clasen enviou um e-mail no dia 15 de março para a lista de discussão do GNOME, em que propõe a portabilidade do ambiente desktop GNOME para o servidor gráfico Wayland. Como Matthias Clasen diz no e-mail, o projeto Wayland, que atingiu maturidade recentemente, tem um grande potencial, mas só se for promovida por projetos bem conhecidos, apesar da Canonical preferir o Mir.
Matthias Clasen escreveu:Muitos de nós silenciosamente assumido que Wayland é o sistema de exibição de futuro em Linux, e que vamos começar a usá-lo eventualmente. Mas, para alcançar o seu pleno potencial, é necessário o empurrão de um projeto de portabilidade completo para o desktop. Eu acho que o GNOME é o projeto certo para isso e agora é o momento certo para abraçar o Wayland.
Estou confiante de que o Wayland e a comunidade X será capaz de nos ajudar a atingir essa meta.
A segunda etapa será a de portar a funcionalidade do servidor X, tais como a acessibilidade de teclado e recursos de configuração de exibição. E, por último, o backend X precisa ser substituído pelo servidor GTK + Wayland.
Matthias Clasen escreveu:Tanto quanto um roteiro está em causa, estou muito otimista de que podemos ter o gnome-shell trabalhando com o Wayland dentro de 6 meses. Isso vai nos permitir ter o apoio opcional do Wayland no GNOME 3.10, enquanto ainda estiver usando X por padrão.
Se tudo correr como planejado, o GNOME 3.12 pode ser o primeiro ambiente de desktop open source para ser totalmente portado para o Wayland, em 2014.