Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:35 Pesquisa avançada

[Ajuda] Instalar driver de video(ATI Radeon HD 6550M)

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

[Ajuda] Instalar driver de video(ATI Radeon HD 6550M)

Mensagempor Logistic » Seg, 8 de Abril 2013, 22:58

Olá a todos,

É a primeira vez que escrevo neste fórum, e logo para pedir ajuda :S

*A minha placa e das híbridas AMD/INTEL

Eu fiz download das drivers do site da AMD para a milha placa de vídeo, mas ao iniciar para instalar aparece esta msg.

"Supported adapter detected.
Check if system has the tools required for installation.
fglrx installation requires that the system have kernel headers. /lib/modules/3.8.5-030805-generic/build/include/linux/version.h cannot be found on this system.
One or more tools required for installation cannot be found on the system. Install the required tools before installing the fglrx driver.
Optionally, run the installer with --force option to install without the tools.
Forcing install will disable AMD hardware acceleration and may make your system unstable. Not recommended.
"

Eu escrevi este comando no terminal:

Código: Selecionar todos
sudo apt-get install linux-headers-3.8.5-030805-generic

e obtive este resultado:

"A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências
A ler a informação de estado... Pronto
linux-headers-3.8.5-030805-generic já está na versão mais recente.
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
linux-headers-3.2.0-39-generic linux-headers-3.2.0-39
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a remover e 0 não actualizados.
"

não sei porque na instalação aparece aquela msg ao tentar instalar a driver de vídeo, eu sou meio que iniciante no "linux" por isso não tenho muita experiência, já por várias vezes segui alguns tutoriais mas acabava por estragar o ubuntu e ter que reinstalar. E como tenho steam com alguns jogos tipo "cs 1.6" gostaria de poder jogar no ubuntu e deixar de vez o windows :)

Espero que alguém possa ajudar neste problema.

Cumps,

Logistic ;)

Anexo:
Spoiler:
PC: HP Pavilion DV6-3315sp
Placa de vídeo: ATI/AMD Radeon HD 6550M
Ubuntu: 12.04.2
Kernel: 3.8.5

Logistic

Re: [Ajuda] Instalar driver de video(ATI Radeon HD 6550M)

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 8 de Abril 2013, 23:56

Veja se tem o seguinte pacote instalado:
sudo apt-get install -y linux-headers-generic

Mais do que isto não posso ajudar, ATI/AMD é gráfica que não tenho... :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Logistic » Ter, 9 de Abril 2013, 10:38

Luis Cardoso (08-04-2013, 22:56) escreveu:Veja se tem o seguinte pacote instalado:
sudo apt-get install -y linux-headers-generic

Mais do que isto não posso ajudar, ATI/AMD é gráfica que não tenho... :|

Meti esse comando no terminal e obtive este resultado:

"A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências
A ler a informação de estado... Pronto
linux-headers-generic já está na versão mais recente.
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
linux-headers-3.2.0-39-generic linux-headers-3.2.0-39
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a remover e 0 não actualizados.
"

O que não resolveu o problema, mas obrigado pela ajuda :)

Será o Kernel 3.8.5 não compatível?

Logistic

Mensagempor Logistic » Ter, 9 de Abril 2013, 17:32

Se possível, alguém me pode ajudar para fazer downgrade do kernel para a versão que vem com o ubuntu 12.04.2?

Edit:

Já consegui fazer downgrade para o kernel de origem do ubuntu 12.04.2. E logo deu para instalar o driver de video, mas para meu azar ao reiniciar apareceu uma msg a dizer "Low graphics mod" já não é a primeira vez que isto me aconteceu e não sei o porquê pois a instalação da drive correu bem e sem erros.

Logistic

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 10 de Abril 2013, 17:25

Isso provavelmente é sinal que a instalação dos drivers ocorreu com erros!

Na minha opinião, os utilizadores que têm ATIs, a não ser que sejam aventureiros, devem manter-se no UBuntu 12.04 e fazerem pressão à ATI. Enviando emails a pedir os drivers atualizados.

Eu não posso ajudar muito mais pois felizmente não tenho uma ATI. O que posso dizer é que a solução Ubuntu12.04+drivers deste repositório são a solução para grande maioria dos utilizadores das ATIs.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Maxwell » Qui, 11 de Abril 2013, 1:48

Logistic (09-04-2013, 16:32) escreveu:Se possível, alguém me pode ajudar para fazer downgrade do kernel para a versão que vem com o ubuntu 12.04.2?

Edit:

Já consegui fazer downgrade para o kernel de origem do ubuntu 12.04.2. E logo deu para instalar o driver de video, mas para meu azar ao reiniciar apareceu uma msg a dizer "Low graphics mod" já não é a primeira vez que isto me aconteceu e não sei o porquê pois a instalação da drive correu bem e sem erros.

Boa noite! tenta esse comando.
sudo apt-get purge linux-image-3.8.5*
Maxwel Guimaraes
Maxwell

Mensagempor Logistic » Qui, 11 de Abril 2013, 10:24

Claudio Novais (10-04-2013, 16:25) escreveu:Isso provavelmente é sinal que a instalação dos drivers ocorreu com erros!

Na minha opinião, os utilizadores que têm ATIs, a não ser que sejam aventureiros, devem manter-se no UBuntu 12.04 e fazerem pressão à ATI. Enviando emails a pedir os drivers atualizados.

Eu não posso ajudar muito mais pois felizmente não tenho uma ATI. O que posso dizer é que a solução Ubuntu12.04+drivers deste repositório são a solução para grande maioria dos utilizadores das ATIs.

Não resolveu, ao instalar isso o ubuntu inicia em interface 2d. Eu como tenho gráficos híbridos é um grande problema para arranjar drivers.

Logistic

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 11 de Abril 2013, 11:44

Logistic (11-04-2013, 9:24) escreveu:
Claudio Novais (10-04-2013, 16:25) escreveu:Isso provavelmente é sinal que a instalação dos drivers ocorreu com erros!

Não resolveu, ao instalar isso o ubuntu inicia em interface 2d. Eu como tenho gráficos híbridos é um grande problema para arranjar drivers.

Xiii, híbrida... Ainda pior que ter apenas uma gráfica normal... Junte-se ao pessoal e faça pressão à AMD para ver se resolvem isso... É que a AMD anda a desleixar-se muito :|

Já fazia falta uma directa da parte do Sr. Linus, como fizera com a nVidia, porque esta começou logo a corrigir todos os problemas que tinha nos seus drivers... Ainda não está a 100% mas ficou bem melhor :sneaky:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 11 de Abril 2013, 12:00

Pois, basicamente isso é das piores combinações que pode ter de hardware para Ubuntu. Mesmo assim, muita gente fala no vgaswitcheroo. Nunca usei, não faço ideia se é simples e se funciona realmente, mas é a única solução atual para esse problema.

Veja aqui um utilizador na mesma situação que você e leia a primeira resposta:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Logistic » Qui, 11 de Abril 2013, 12:09

Claudio Novais (11-04-2013, 11:00) escreveu:Pois, basicamente isso é das piores combinações que pode ter de hardware para Ubuntu. Mesmo assim, muita gente fala no vgaswitcheroo. Nunca usei, não faço ideia se é simples e se funciona realmente, mas é a única solução atual para esse problema.

Veja aqui um utilizador na mesma situação que você e leia a primeira resposta:

Eu vou tentar pesquisar mais sobre isso, mas tenho a sensação que nao vai funcionar.

Realmente e verdade nem para Windows 7 posso ter as drivers mais recentes pelo site da amd, pois nao detecta a minha gráfica. E para nao falar no Windows 8 :(

Tanto a hp como a amd sao responsáveis, eu nao altura eu reclamei no forum da hp e eles simplesmente ignoraram :(

Por isso nunca mais levam o meu dinheiro. Essas 2 marcas ja estao riscadas da lista.

Logistic

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas