Com o fim do suporte, o código fonte do jQuery ficou mais enxuto, já que foram retirados todos os workaround que permitiam seu funcionamento e visualização em navegadores fora dos padrões da web como as versões antigas do IE. A redução de código chegou a 12 por cento do total de linhas do framework, tornando-o inclusive mais modular, mas ainda possui uma API de compatibilidade com o jQuery 1.9.
Mas não vejam essa API de compatibilidade como um sistema legado. A ideia é facilitar a migração para o jQuery 2.0 (e versões superiores) para usuários que ainda precisam utilizar a versão 1.9 desse poderoso framework. Já os usuários de versões mais antigas do jQuery devem utilizar o plugin Migrate e o documento Migration Guide para alcançaras versões 1.9/2.0 e fazer uso da API. Para os usuários que ainda desejarem dar suporte para navegadores antigos, as versões 1.9 e 2.0 podem ser selecionadas durante o runtime utilizando comentários condicionais no servidor.
Novo Alvo: WebKit 2.x para Android
Após a transição para a versão 2.0 do jQuery os desenvolvedores estão com as armas apontadas para os navegadores baseados em WebKit 2.x para Android., o qual chama de "o elo mais fraco". Os desenvolvedores afirmam que a manutenção desse suporte impede novas melhorias no código do framework, e atualmente estão de olho na fatia de mercado que op Android 2.x ainda possui para determinar quando o mesmo poderá ser removido da lista de suporte e subsequente remoção do código correspondente.
É claro que os usuários do jQuery 1.9 e versões superiores devem estar cientes que em alguns cenários existirá um grande número de situações onde a série 1.x do jQuery não mais será suportada. Isso inclui os apps do Google Chrome, do Mozilla XUL e as extensões do Firefox, além dos apps do Firefox OS, do Chrome OS, e para a App Store do Windows 8, os apps do Blackberry 10 WebWorks, o PhoneGap/Cordova, o AppleUIWebView, o Microsoft WebBrowser controls e o node.js/jsdom. Os desenvolvedores do jQuery acreditam que a série 2.x é uma escolha muito melhor para essas plataformas.